sábado, 29 de fevereiro de 2020

CBMM INFORMA



 link: https://www.cbmm.com/?utm_source=blog-armindo-maia&utm_medium=banner&utm_campaign=fim-de-ano

ÁRVORE DO ENFORCADOS:








O fim de uma lenda histórica de 2 séculos

A mais tradicional árvore de Araxá, conhecida como “árvore dos enforcados”, com mais de 200 anos e que ficava na rua Gustavo Martins de Oliveira, no bairro Santa Rita, não resistiu as fortes chuvas dos últimos dias e caiu na madrugada deste sábado (29).
A árvore é que era um patrimônio tombado desde 1998, era de uma espécie da Copaífera Langsdorffii (nome popular em Minas Gerais: Pau-de-Óleo) pertencente à Família das Leguminosae-Caesalpinoideae.
Em 2011, segundo o engenheiro florestal Romildo Klippel, do Instituto Estadual de Florestas, a árvore chegou ao fim do ciclo e morreu de causas naturais. A ausência de folhas e a soltura da casca indicam a morte, após 200 anos de história e lendas. A morte foi constatada pelo IEF no fim de dezembro daquele ano.
Mesmo com a constatação, ela continuou como um dos pontos turísticos da cidade.
História:
Diz a lenda que ali naquele pau d´óleo que fica no alto da cidade, se enforcavam escravos. Dizem também que, no século XIX, depois do enforcamento de dois escravos, condenados em júri pela morte de um senhor de escravos, muita gente viu a árvore chorar. A árvore dos enforcados foi declarada “imune de corte” pelo Decreto Municipal nº 451 de 21 de setembro de 1979.
No dia 31 de maio de 2004, no entorno deste bem, foi inaugurado o Centro de Referência da Cultura Negra que abriga um salão de exposição, um museu da memória, salas para cursos livres.
 FONTE - PORTAL IMBIARA


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

CBMM INFORMA



 link: https://www.cbmm.com/?utm_source=blog-armindo-maia&utm_medium=banner&utm_campaign=fim-de-ano

Araxá tem primeiro caso suspeito de coronavírus




A Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa o registro do primeiro caso suspeito de coronavírus em Araxá. Trata-se de um homem de 37 anos que teve contato com uma pessoa que estava na Itália.

O paciente apresentou os sintomas característicos. Já foram coletados os materiais para os exames e encaminhados para Uberaba de onde seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

O paciente foi orientado, juntamente com a família, e está em observação na própria residência. Como passa bem não houve necessidade de internação. Ele continua sendo monitorado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Araxá está preparada para oferecer os primeiros atendimentos em casos suspeitos de contaminação por coronavírus. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA possui leito de isolamento e profissionais treinados para atendimento especializado.

A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população, pois não há nenhum risco eminente de contaminação na cidade.    

--

CBMM INFORMA





 link: https://www.cbmm.com/?utm_source=blog-armindo-maia&utm_medium=banner&utm_campaign=fim-de-ano.V

Juventude e Cascavel revivem a ‘era de ouro’ da bola pesada de Araxá










O dia 15 de fevereiro de 2020, foi uma daquelas datas para se reverenciar a arte da bola pesada de Araxá e seus protagonistas das décadas de 80 e 90. O 3º Encontro dos Boleiros,  dos memoráveis esquadrões de Juventude e Cascavel, teve como palco, o belo e bem cuidado campo de futebol  soçaite do Ronaldinho Cardoso de Almeida. Num clima sempre amistoso e descontraído, o primeiro tempo do congraçamento de amigos, foi marcado pelo jogo de futebol que terminou com a vitória do time “Cobra” – Cascavel – por 4 a 3. A equipe do Cascavel do técnico Nélio Reis,  venceu o embate com o futebol de Welweson, Zé Humberto, Cabeça, Cidinho, Fofão , Niltinho Gabriel, Vitor Hugo, e Bastião Verçosa. O Juventude treinado por Aurélio, jogou com o futebol de Robertinho, Ronaldo, Bosquinho, Juninho Davi, Geovani, Cezinha,  Maquininha, Dedé, Lelei, Bozo,  Realino, Toninho, Waguinho,Toninho, Washington e Dr. Herbert Marcondes.  Mas o que mais agradou a todos mesmo, foi  o segundo tempo do encontro, realizado na Chácara das Gameleiras, propriedade do Bruno, onde aconteceu a confraternização dos amigos com um suculento churrasco e aquela cerveja vestida de noiva. O buffet  ficou a cargo do competente chef e ex-goleiro de futsal, Márcio da AEF. (uma delícia)! Parabéns ao Ronaldo pela grande idéia de resgatar essas histórias implacáveis e  emocionantes da nossa bola pesada, a todos os grandes ídolos dos tempos de ouro do futsal araxaense e aos parceiros, atletas e amigos envolvidos nesse Encontro de Craques! E ano que vem tem mais...

CBMM INFORMA:





 link: https://www.cbmm.com/?utm_source=blog-armindo-maia&utm_medium=banner&utm_campaign=fim-de-ano.

Mais de 13 mil foliões acompanham o Carnaval no Bloco Filhos de Beja em Araxá

















Não teve tempo ruim que acabasse com a alegria e que estragasse a fantasia de quem saiu de casa para brincar no Carnaval em Araxá, no Alto Paranaíba. Prova disso foi a multidão que o Bloco Filhos de Beja, no seu terceiro ano de realização, conseguiu arrastar em 2020 para o Complexo do Barreiro, um dos principais pontos turísticos da cidade e dos mais importantes do Estado de Minas Gerais. Foram mais de 13 mil foliões que se entregaram a alegria das Festas do Rei Momo junto do “Filhos de Beja”.

Segundo a organização, passaram mais de cinco mil pessoas, no sábado de Carnaval e cerca de oito mil foliões na segunda-feira de festa. Idealizado e coordenado por Roberta Santos e Ivana Guimarães, o Bloco Filhos de Beja resgatou a festa com blocos carnavalescos nas ruas da cidade. A produtora cultural Roberta Santos disse ter ficado surpresa com a quantidade de pessoas.

“Achamos que nem todos iriam pela distância do local do evento. A gente sabia que as famílias iriam em peso, pois para a meninada, nada como um espaço aberto em meio à natureza deslumbrante que temos no Barreiro. Pessoas de todas as idades com a ALEGRIA no rosto marcaram o Carnaval do Bloco Filhos de Beja. A escolha do espaço foi uma forma de agregar a área verde e fazer valer o nome do Bloco. Nada mais justo que ser no Barreiro e fazer em um espaço onde não incomodasse os vizinhos.”, disse.

A festa, novamente, contou com um Trio Elétrico. As puxadoras Sandra Torquato e Rosana Loren soltaram a voz e a bateria, sempre muito afinada, deu o tom e o compasso para fazer um grande show. O percurso aconteceu no entorno do Grande Hotel, passando pela Fonte Dona Beja e retornando para ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Graças. Ali, a estrutura pronta, com banheiros químicos e uma Praça de Alimentação, completou os dias de festa.

Ao final, a também organizadora Ivana Guimarães avalia positivamente o evento em 2020 e agradece, além do público, as pessoas e organizações que apoiaram o Bloco Filhos de Beja. “Essa é uma iniciativa particular das organizadoras, mas, nós contamos com a ajuda de alguns patrocinadores: Click Telecom, Zema, O Boticário, Refúgio da Serra, Orapronobis, Portal Imbiara, Papelaria Regional, Ipanema Festas, Cuntha Verçosa Produções, Pé de Moleque e Hering. Sem eles jamais seria possível”, acrescenta Ivana Guimarães.
Agradecemos também o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, por nos ajudar com a segurança e CODEMIG / CODEMG e Taúa Grande Hotel Termas por abrir as portas para que todos pudessem desfrutar desta complexo.

“Pedimos o apoio dos empresários araxaenses, para fazermos crescer o turismo e movimentar todo o comércio local. Araxá precisa deste boom. E já vamos nos preparando, porque no ano que vem tem mais”, finaliza Roberta. Para realizar a festa, o Bloco Filhos de Beja colocou no ar uma Vaquinha On Line, para arrecadar recursos. Ainda dá tempo de ajudar. Acesse o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/bloco-filhos-de-beja-2020 e colabore.








O último dia de carnaval em Araxá foi marcado por muita alegria e diversão. A movimentação nesta terça-feira (25), feriado municipal, começou cedo, com a apresentação do Bloco Subaco do Cristo na avenida Imbiara.
Vai quem quer:
Em mais uma noite inspirada, o bloco arrastou mais de oito mil pessoas da avenida Getúlio Vargas, até o estacionamento do estádio Fausto Alvim.
Com uma bateria afinada, os vocalistas puxaram os foliões com muito samba e claro, o tradicional samba-enredo Araxá, da escola Beija Flor, do Rio de Janeiro, apresentado em 1999.
Bloco do Zé:
Como no ano passado, o bloco que representa os moradores do bairro São Pedro e adjacências trouxe uma programação especial aos moradores da região.
O bloco se concentrou no estacionamento do estádio Fausto Alvim e desceu pelas ruas do centro da cidade, até chegar à rua Francisco Porfírio, tradicional ponto de encontro dos foliões.

Samba, suor e chuva no Carnaval de Araxá











Em  Araxá o  reinado de momo chancelado pelos blocos caricatos, começou  ainda na noite de sexta-feira, dia 21 de fevereiro. Ao todo participaram da folia em Araxá  o blocos: Filhos de Beja, Vapo, Subaco do Cristo, Vai Que Cola,  Vai Quem quer, Bloco do Zé e o Bloco das Pretas.  Cada bloco se espalhou  em  um canto da cidade com muito brilho, folia, samba no pé e alegria.  Os principais  pontos de concentração foram o Barreiro, Pátio do Estádio Fausto Alvim, Avenida Imbiara e Avenida Getúlio Vargas. Teve chuva  quase todos os dias, mas nada tirou a animação e alegria dos milhares de  foliões  de Araxá e  dos visitantes.  Também  carnaval no Clube Araxá, Tauá Grande Hotel,  Gran Hall e em vários bares e casas de show da cidade.