terça-feira, 30 de junho de 2020

CBMM INFORMA


Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 decide reabrir o comércio de Araxá nesta terça-feira, 30 de junho





A reunião que definiu nova flexibilização no comércio de Araxá, depois de uma semana fechado com restrições, aconteceu no final da tarde da segunda-feira, dia 29 de junho de 2020. No encontro os integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Covid-10 no município de Araxá, optou pela reabertura do comércio local que estava fechado desde o dia 22 de junho, em função da falta de sedativos usados para o tratamento do coronavírus na cidade. Com a não prorrogação do fechamento do comércio e das atividades consideradas não essenciais, voltou a valer o Decreto Municipal de número 970, divulgado no dia 29 de abril, como as lojas de móveis e eletrodomésticos, lojas de tecido, lojas de departamentos, floricultura, paisagismo e jardinagem, relojoarias, joalherias e perfumarias, bancas de jornais e revistas e papelaria, lojas de confecções e calçados, salão de beleza, barbearia e centros estéticos, concessionárias e revendas de veículos e implementos agrícolas, lojas de informática e telefonia, pet shop, óticas, livrarias, lojas de matérias de limpeza, shopping e centro de comerciais, continuarão com as atividades parcialmente restritas e vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Em breve o Comitê deverá definir outras ações a serem publicadas e divulgadas para toda a comunidade, imprensa, comerciantes e empresários locais.



sexta-feira, 26 de junho de 2020

CBMM INFORMA:


Prefeitura de Araxá recebe respiradores e bombas de infusão cedidos pelo deputado Mário Heringer



A Prefeitura de Araxá já está com os equipamentos emprestados para a cidade pelo regime de comodato cedidos pelo deputado federal Mário Heringer. O prefeito Aracely, acompanhado da secretária de Saúde, Diane Dutra; do procurador geral, Jonathan Renaud de Oliveira Ferreira; da assessora executiva, Lucimary Ávila e do presidente do Sindicomércio, Rodrigo Natal Rocha, apresentou para a comunidade os 10 respiradores e as primeiras 50 bombas de infusão, durante entrevista coletiva concedida à imprensa, na segunda-feira, 22 de junho, no auditório da Sede do Poder Executivo Presidente JK. A Administração Municipal tem tido dificuldades para comprar os equipamentos e o prefeito Aracely pediu auxílio ao parlamentar. O recebimento das peças vindas do Rio de Janeiro, representa uma ajuda muito importante para que a cidade possa ampliar os leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa. “Agradecemos a contribuição do deputado Mário Heringer. Como tenho dito todos os dias, não temos medido esforços para ter na cidade os equipamentos necessários para atender a população. Existe muita gente empenhada nessa luta nossa, em Brasília, no Rio de Janeiro, São Paulo e em diversas cidades onde estamos buscando através de hospitais, de conhecimento e relacionamento que nós temos, tanto aparelhagem quanto os medicamentos escassos no Brasil.  Espero que em muito pouco tempo, esse problema não esteja mais atormentando a população de Araxá e da nossa região”, ressaltou Aracely. A secretária de Saúde, Diane Dutra, informa que estão há 3 meses tentando comprar esses equipamentos, as empresas não têm, o mercado está inflacionado devido à enorme procura. Com a chegada das bombas de infusão e dos respiradores, a Secretaria aguarda a vistoria da Vigilância Sanitária e o credenciamento dos leitos junto ao Ministério da Saúde para que eles possam ser usados pelos pacientes. “É importantíssimo receber esses equipamentos para ampliar os leitos de UTI, vamos aumentar para 32 leitos. Isso nos dá tranquilidade para desenvolver o trabalho da melhor forma. A cidade e a microrregião agradecem ao prefeito e ao deputado Mário Heringer por essa importante conquista”, finalizou Diane.

Reinaugurado o novo prédio da UNISUL






A cerimônia de reinauguração da Unidade de Saúde do Setor Sul (UNISUL), foi realizada na última sexta-feira, 19 de junho, para alguns convidados, sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Araxá. O prefeito Aracely, destacou que a Administração Municipal tem trabalhado para oferecer à população o que há de melhor em termos de saúde. “Eu acredito que uma cidade que não tem saúde não tem futuro. É com muita satisfação que reinauguramos essa obra. Meus cumprimentos à comunidade do bairro Silvéria, que trocou a situação caótica por obras suntuosas que farão sem dúvida alguma com que o bairro cresça e se torne um dos mais importantes da cidade de Araxá”, reforçou Aracely.
A secretária de Saúde, Diane Dutra, acrescentou que a reinauguração da Unidade é uma demonstração de respeito ao ser humano araxaense. Lembrou que a Prefeitura tem feito todos investimentos para evitar a transferência de pacientes para outras cidades. “Por isso tem reformado as unidades, buscado profissionais e de equipamentos para dar assistência aqui em Araxá. A inauguração da UNISUL vem selar esse compromisso e apresentar para a população essa resolutividade que a gente está proporcionando para todos os araxaenses”, ressaltou Diane.
A coordenadora das Unidades de Saúde de Araxá, enfermeira Juliana Martins Borges, comentou que é muito gratificante ver o prédio todo reformado com aumento no número de consultórios, podendo oferecer um atendimento com mais qualidade para a população. Durante a pandemia, a Unidade vai funcionar como Referência em Síndrome Gripal, atendendo adultos e crianças. Depois que a situação for normalizada, retorna com os atendimentos de Unidade Básica de Saúde do Setor Sul, com clínica médica, psicologia, fisioterapia e enfermagem.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

CBMM INFORMA


Araxaense Coronel Fernando Reis assume comando da 9ª Região da PM







A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Uberlândia, realizou no último dia  (18), a passagem do comando da 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM). O coronel Fernando Marcos dos Reis ocupa agora o cargo que antes era assumido pelo coronel Alex Augusto Chinelato de Souza. O vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, representou o prefeito Odelmo Leão na solenidade. Coronel Fernando possui 26 anos de trabalho junto à Policia Militar, tendo atuado nas cidades de Belo Horizonte, Sacramento e Araxá. Durante sua posse, o novo comandante agradeceu pela indicação ao último posto da carreira de um policial militar. Ele destacou a redução da criminalidade na área a 9ª RPM nos últimos anos e se comprometeu a continuar com as atuais ações, além de implantar novos projetos. O ex-comandante da 9ª RPM, coronel Chinelato, assumiu o cargo em Uberlândia no dia 31 de janeiro deste ano.  No lugar do Coronel Fernando Reis, no 37º BPM de Araxá, deverá assumir outro militar araxaense, o Tenente Coronel  Fagundes. Esta semana a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO conversou com exclusividade com o recém promovido Coronel Fernando Marcos dos Reis; confira: 
O Coronel Fernando Marcos dos Reis é araxaense, tem 46 anos, é filho do seu Sebastião e da dona Augusta. Ele é casado com Priscila e tem dois filhos ( Ana Beatriz e João Lucas ).  Ele contou que, “ o meu ingresso na Polícia Militar foi através do Curso de Formação de Oficiais, na Academia de Polícia Militar. Eu entrei direto na Academia ( ou seja eu não era militar e entrei  como civil aos 20 anos de idade), em 1994 e foram  4 anos  de formação. Em 1997 eu  conclui o curso e fui trazido para a então 3ª Companhia Independente de Araxá, pelo então  Major Reis, hoje Coronel Reis  do quadro de oficiais da reserva e em Araxá eu permaneci até o ano de 1999. Como segundo Tenente, ainda no ano de 1999, eu fui designado para comandar o  4º Pelotão da cidade de Sacramento e lá eu fiquei  6 anos. Depois com a promoção à Capitão eu retornei para Araxá em 2005. No ano de 2012 eu fui promovido a Major assumindo o sub-comando do Batalhão Araxá. Em 2016 eu fui promovido a  Tenente Coronel e assumi o comando do 37ºBPM e agora no último dia 10 de junho de 2020 eu fui promovido ao último posto da Polícia Militar e fui designado para comandar  a 9ª Região da Polícia Militar, que é sediada em Uberlândia. Lá são 18 municípios com uma população estimada entre um milhão e cem mil habitantes. E será um desafio  muito grande na minha carreira. Durante minha atuação em Araxá, eu tive a oportunidade de desenvolver vários projetos a exemplo da Transitolândia.  Ainda no Batalhão Araxá  sob o meu comando deixamos a unidade pelo quarto ano seguido com redução consecutiva da criminalidade violenta ( roubos, homicídios, estupros), num trabalho muito unido com a equipe e a tropa. Procuramos fazer o melhor dentro da linha de integração, de aproximação com as autoridades e com a própria comunidade e pretendemos desenvolver este trabalho da mesma forma na 9ª Região em Uberlândia”, finalizou o Coronel Fernando Reis.      

Redução da flexibilização do comércio de Araxá será reavaliada




O Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 /Araxá que se reuniu no último dia 19 de junho, com a participação do prefeito Aracely e da assessora executiva, Lucimary Ávila, para definir o funcionamento apenas de serviços essenciais na cidade, a partir da última segunda-feira, 22 de junho, deverá reavaliar a medida. A decisão foi tomada devido à gravidade da situação dos hospitais públicos e particulares que enfrentam falta de “bloqueadores neuromusculares”. Os medicamentos são essenciais na ventilação mecânica de pacientes internados na terapia intensiva para tratamento de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e coronavírus.

O prefeito Aracely acrescentou que já está trabalhando em todos os mercados públicos e privados, fazendo contatos em Brasília, Rio de Janeiro e interior de São Paulo para conseguir os medicamentos necessários para dar condições de trabalho a classe médica. ”Gostaria de pedir a imprensa que nos ajude como tem ajudado. Precisamos conscientizar a população de que a proteção é para todos, por isso pedimos que a comunidade faça o isolamento social. Se todos fizerem a sua parte nós vamos conseguir superar esse momento de dificuldade”.
 O médico Carlos Heráclito, ressaltou que é necessário dar um passo atrás nas medidas de flexibilização. “Precisamos com todo o esforço tentar reduzir qualquer possibilidade de transmissão da doença  de que novos pacientes venham precisar dessa medicação que não temos em estoque suficiente no momento”.


Diane destacou que para não faltar medicamento, a flexibilização foi reduzida durante uma semana. “Nesse período, com todos os esforços que o prefeito já mencionou que estão sendo feitos para e tenhamos medicamentos e equipamentos, esperamos regularizar a situação para que possamos voltar as atividades”.