Um grupo de amigas promove uma campanha que visa
valorizar as atividades comerciais em Araxá. A iniciativa pretende minimizar os
impactos econômicos gerados pela crise do novo coronavírus nas micro e pequenas
empresas locais. Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontou que pelo menos 600 mil micro e
pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram
demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia. “Isso em nível nacional,
aqui em Araxá ainda não sabemos exatamente os números, mas num percurso rápido
pelo Centro da cidade, a gente se assusta em ver a quantidade de pontos
comerciais fechados. São muitas placas indicando aluga-se onde antes do início
do isolamento social funcionavam pequenas empresas da cidade”, comenta uma das
idealizadoras da campanha, a consultora de moda Rejiane Monteiro. A campanha
#ValorizeAraxá pretende divulgar os negócios locais e incentivar o consumo de
bens e serviços em micro e pequenas empresas araxaenses. A idéia é criar uma
corrente virtual e quem quiser pode aderir através das redes sociais. “O
intuito é despertar a consciência da comunidade de que se consumirem dentro da
cidade, o dinheiro vai girar na cidade e isso, com certeza, vai ajudar a conter
o impacto econômico que afeta principalmente as micro e pequenas empresas”,
acrescentou Rejiane Monteiro. Os consumidores estão habituados a usar as redes
sociais que são ferramentas muito importantes neste momento pra indicar esses
pequenos negócios. Então, basicamente, a campanha pretende movimentar as mídias
sociais, incentivando que os consumidores indiquem aqueles negócios onde são
clientes e onde tem experiências positivas pra amigos e familiares. Para isso as
amigas lançam a campanha através do uso da #ValorizeAraxá (hashtag Valorize
Araxá) em todas as publicações que indicam micro e pequenas empresas, produtos
e serviços locais. Também estão disponíveis folders e templates que podem ser
compartilhados pelo Facebook e
Instagram. Os materiais estão disponíveis no perfil Valorize Araxá no
Instagram. A primeira iniciativa da Campanha Valorize Araxá reuniu entre
prestadores de serviços e comércios de produtos, dez micro-empreendedores que
patrocinaram um sorteio de R$500 em dinheiro. “Todas as nossas iniciativas
visam motivar o consumidor a conhecer pontos comerciais locais de produtos,
bens e serviços, dar visibilidade a esses pequenos negócios, porque não é hora
do consumidor comprar fora de Araxá, o momento é de união para consumo
interno”, afirmou outra voluntária envolvida na iniciativa, a fotógrafa Jaíne
Soares. As amigas também produziram vídeos de divulgação da campanha que vem
sendo compartilhados. “Agora, nossa próxima etapa, é produzir conteúdo desses
micro e pequenos empreendedores, mostrando os produtos e serviços disponíveis
na cidade. O Valorize Araxá vai ser uma vitrine pra dar visibilidade pras micro
e pequenas empresas da cidade”, disse Jaíne Soares. Desde o início da pandemia
quatro em cada 10 brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra. Isto é
o que aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria
(CNI). O levantamento revela ainda que praticamente metade dos trabalhadores
(48%) tem medo grande de perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que tem
medo médio (19%) ou pequeno (10%), o índice chega a 77%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário