segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CBMM INFORMA


 

Araxá e CBMM são destaques no Jornal Nacional sobre rastreamento de infectados pelo Covid-19

 


Na noite do último sábado, dia 29 de agosto de 2020, a cidade de Araxá e a empresa CBMM foram destaques em uma reportagem no Jornal Nacional da Rede Globo. A matéria referiu-se ações de monitoramento e controle da pandemia. Confira a matéria a baixo:

 Cidades brasileiras passaram a adotar um procedimento que dá mais controle sobre o avanço da pandemia: o rastreamento de pessoas que tiveram contato com quem foi contaminado.

A proteção da geografia não ajudou por muito tempo. O coronavírus demorou mas chegou assustando os interiores do Brasil. Araxá, no Triângulo Mineiro, tem 120 mil habitantes. Monitorar e colher exames do tipo PCR em cada caso suspeito, seus familiares e contatos tem sido a estratégia usada para evitar que a Covid se alastre.

“De dois meses atrás nós intensificamos esses exames, aumentamos aí 280% de exames e de 1.600 pessoas monitoradas, nós conseguimos chegar aí a 94 pessoas assintomáticas que no rastreamento nós identificamos. Então se a gente for pensar que uma pessoa transmite para uma ou duas, o tanto que nós conseguimos aí bloquear nessa disseminação”, destaca Diane Dutra, secretária de Saúde de Araxá.

A empresa de mineração CBMM patrocina o monitoramento, que conta com 20 profissionais que fazem o rastreamento e os contatos diários.

Lucimar Aparecido de Jesus é cozinheiro e a Graziela Bertolino dos Santos é técnica de enfermagem. Trabalham com o público e ficaram preocupados com os filhos quando testaram positivo para Covid. O monitoramento com exames da família inteira tranquilizou o casal.

 

“A gente ficou bem preocupado com medo de eles pegarem, mas depois que falaram para a gente que eles iam fazer o teste, aí fiquei bem tranquilo”, conta o cozinheiro.

“Os exames dos meus filhos foram eles que já marcaram e a gente já foi agendado. É bem importante o monitoramento”, destaca a técnica de enfermagem.

Desde o início da epidemia, países que testaram muito, identificaram e isolaram os casos suspeitos foram mais eficientes em conter o avanço da doença. No Brasil, passados seis meses, ainda são poucas as iniciativas de monitoramento.

A Universidade Johns Hopkings estabeleceu como ideal o monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato até dois dias antes do doente manifestar sintomas.

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, por exemplo, contratou 3 mil pessoas só para fazer esse rastreamento.

Todo o estado de São Paulo tem 7.500 profissionais de vigilância epidemiológica e atenção básica.O Comitê Paulista de Contingências do Novo Coronavírus chegou a fazer marcação cerrada dos primeiros casos e seus contatos. Sem fôlego para continuar no mesmo ritmo, o governo do estado iniciou um projeto piloto de monitoramento mais firme.

São Bernardo do Campo é uma das três cidades que já estão usando a plataforma que facilita o trabalho dos agentes.

“Nós vamos até a casa dessa pessoa e testamos toda a família. Além desse, você pega também os outros contactantes. Alguns casos você recomenda o seguinte: fica em casa. Se você não tem sintoma, não tem nada, a gente vai encaminhar um documento para que ele apresente no serviço, na escola, onde quer que seja. A ideia é que a gente evite o alastramento da doença”, destaca Geraldo Reple, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo.

O epidemiologista Júlio Croda, da Fundação Oswaldo Cruz, diz que é fundamental o auto isolamento em casos suspeitos; o reforço nos cuidados de distanciamento e higiene e que os governos invistam em monitoramento com exames de PCR, que revelam quem está com o vírus ativo.

 

“As ações de isolamento, principalmente de casos e contatos, têm que ser feitas precocemente justamente para evitar a transmissão. Nós ainda temos pouca testagem por mil habitante comparado com outros países. Então, é necessário um esforço do município, do estado e do governo federal para ampliar essa testagem no momento que nós estamos flexibilizando a maioria das atividades”, finaliza Júlio. (Fonte G1)


IBGE estima população de Araxá em torno de 107 mil habitantes

 


Foi publicada no último dia 27 de agosto, no Diário Oficial da União pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa total de habitantes dos estados e município referente a julho de 2020. De acordo com os números oficiais revelados pelo Instituto, o município de Araxá teve um registro de mais 1.108 pessoas em sua população total em um ano, sendo que com a atualização a população da cidade chegou a 107.373 habitantes. A estimativa de julho de 2019 era de 106. 229 moradores. Ainda de acordo com a Agência Brasil, a população estimada do país é de 211.755.692 pessoas. Em 2019, a população estimada era de 210.147.125 pessoas. Portanto, de acordo com a projeção, o Brasil ganhou mais 1,6 milhão de habitantes em um ano. Minas Gerais é segundo estado mais populoso com 21.292.666 habitantes. O primeiro é São Paulo, com 46.289.333, e o Rio de Janeiro o terceiro, com 17.366.189. O Censo que seria realizado neste ano foi adiado para 2021. Segundo o IBGE, a decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial. O concurso com 208 mil vagas anunciado para a realização do Censo foi suspenso.

 


domingo, 30 de agosto de 2020

CBMM INFORMA:

 


Unisul em Araxá faz testes em pacientes com sintomas de Covid-19

 


Bem estruturada e com equipes técnicas de médicos e enfermeiros, a unidade de saúde, Unisul de Araxá, com a chancela da Secretaria Municipal de Saúde, vem se destacando como referência no atendimento básico e primário as pessoas contaminadas ou com sintomas do coronavírus, no município de Araxá. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde da cidade Diane Dutra, as pessoas estiverem com três dias tendo os sintomas da doença devem procurar a Unisul, que fica na avenida Prefeito Aracely de Paula, 4050-4068, no centro de Araxá, próximo a Igreja Sagrada Família. Ainda de acordo com Diane Dutra, a unidade de saúde municipal do setor sul de Araxá, também realiza o teste do Covid-19 nos pacientes que estão a três dias com os sintomas. Finalizando a Secretária Municipal de Saúde da cidade Diane Dutra esclareceu que já foi realizada recentemente a testagem em massa no Estádio Fausto Alvim. “Ainda vamos realizar mais testagem em bairros, no entanto estamos estudando qual o bairro de Araxá que tem um número maior de casos”.

 


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

CBMM INFORMA:

 


Após reforma, Museu Dona Beja é reinaugurado em Araxá

 



CBMM fez aporte de R$ 1,9 milhões para obras de modernização

 

Depois de seis anos fechado, o Museu Histórico De Araxá - Dona Beja reabre as portas ao público. A reforma, que teve duração de um ano e apoio de R$ 1,9 milhão da CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tornou o espaço mais moderno e equipado. A companhia foi parceira da Prefeitura Municipal de Araxá no projeto.

 

Entre as transformações, a acessibilidade é destaque. O casarão centenário, instalado no centro de Araxá, foi equipado com elevador, rampas, banheiros acessíveis e um deck na parte frontal. Além disso, houve troca e revisão de todo o madeiramento e telhado.

 

O Museu Dona Beja, como é conhecido, guarda a história do município mineiro e de seus personagens ilustres, como a própria Beja, moradora do começo do século 19. Conhecida pela beleza e poder de sedução, Dona Beja acumulou fortuna e foi personagem polêmica e influente no período imperial.

 

Uma das referências turísticas do município, o museu foi fundado em 1965. Com o apoio à reforma, a CBMM, fundada em Araxá dez anos antes do museu, reforça sua parceria com o município, sua presença em ações de resgate do patrimônio local e o compromisso de incentivar a transformação social e a formação de crianças, jovens e adolescentes por meio de educação, saúde, esporte e cultura.

 

Museu Histórico de Araxá – Dona Beja

Endereço:  Rua Dr. Franklin de Castro, 160

Visitação: De segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h. Em razão do cenário, só serão permitidos grupos de no máximo três pessoas.

 


Maior castelo do Brasil, Tauá Araxá, reabriu suas portas

 


Maior castelo do Brasil, inaugurado em 1944, com os jardins projetados por Burle Marx, o Grande Hotel de Araxá reabriu suas portas ao turismo. Agora, devido à Covid-19, a rede apresenta orientações para prevenção e limite da quantidade de hóspedes. A volta gradual as atividades termais, recreativas e hoteleiras, se deu no último dia 14 de agosto, conforme já havia anunciado em primeira mão o  JORNAL INTERAÇÃO.

Entre as principais precauções, o Tauá limitará a capacidade dos prédios, usando um andar sim e outro não, para que haja tempo hábil para limpeza; irão medir a temperatura de todos os clientes antes de sua entrada no resort; todas as pessoas receberão um kit com a cartilha de Boas Práticas Covid-19, máscara e álcool em gel; será obrigatório o uso de máscaras em áreas comuns; nos elevadores, serão permitidos, no máximo, 3 hóspedes por vez e, de preferência, que estejam no mesmo apartamento; os check-ins serão sempre realizados com horário agendado; e para o check-out express será necessário baixar o APP do hotel.

 


terça-feira, 11 de agosto de 2020

CBMM INFORMA

 

Polícia Civil realiza Operação de Combate a desvios de recursos públicos em Araxá

 


A operação denominada "Malebolge" cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Araxá, no início da manhã desta terça-feira, dia 11 de agosto de 2020. De acordo com as informações repassadas pela Polícia Civil, as investigações são referentes à possíveis desvios de recursos públicos, por meio de contratos de prestação de serviços de transportes. A operação “Malebolge” que significa círculo da fraude, continua em andamento. Até agora foram presas cinco pessoas; três agentes públicos e dois prestadores de serviços de uma empresa de transporte de vans na cidade. Na casa dos investigados a Polícia Civil apreendeu documentos contábeis, equipamentos eletrônicos, dinheiro e joias. Além dos mandados de prisão temporária, foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão de veículos e outros 10 mandados que foram cumpridos. A Polícia Civil também fez buscas e apreensões na sede da Prefeitura, na rua Olegário Maciel, na casa de prestadores de serviço de transporte e pessoas ligadas diretamente à administração da cidade e na sede da Secretaria de Ação Social. Até o início da tarde as cinco pessoas detidas passaram por exame de corpo de delito no IML de Araxá e em seguida foram levados para a sede do Detran de Araxá, localizada no Shopping Boulevard Garden, onde serão ouvidas pelo Delegado Renato Alcino, responsável pela condução da operação.

 

 


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CBMM INFORMA

 

Mosaic Fertilizantes anuncia os projetos escolhidos na 2ª edição do Edital da Água

 

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, divulga os doze projetos que serão contemplados na segunda edição do Edital da Água. A iniciativa está apoiando organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior que tenham ações voltadas à gestão e disponibilidade de água.

 

Os vencedores são:

 

  • UFOB (Barreiras/BA)

Desenvolvimento de protótipos em 3D para micro irrigação visando menor pegada hídrica no cultivo da bananeira

 

  • CerVivo (Patrocínio/MG)

Capacitação da comunidade em saneamento básico rural como método para recuperação de recurso hídrico (TEVAP)

 

  • Instituto Federal Goiano (Rio Verde/GO)

Pingo D’água Educação e saneamento ambiental rural

 

  • Mater Natura (Paranaguá/PA)

Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire Lange – monitoramento participativo da bacia hidrográfica, com visitas a conservação e recuperação da vegetação ciliar

 

  • OIA  O Instituto Ambiental (São Paulo/SP)

Cuidando das Águas – Saneamento ecológico e educação ambiental no extremo sul de São Paulo

 

  • CAT Clube de Amigos da Terra (Sorriso/MT)

Produção de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Lira

 

  • UFCAT – Universidade Federal de Catalão (Catalão/GO)

Águas Futuras: recuperação, gestão e estímulos à proteção dos recursos no município de Catalão

 

  • UIFENAS (Alfenas/MG)

Biodigestores no tratamento de resíduos de suínos para geração de energia e biofertilizantes para pequenas propriedades

 

  • UNIUBE – Universidade de Uberaba (Uberaba/MG)

Recuperação das Nascentes e da Cobertura Vegetal da área de preservação permanente do Parque do Paço

 

  • UFG – Universidade Federal de Goiás (Anápolis, Catalão, Ouvidor e Rio Verde/GO)

Águas, educação e alimento: conversando sobre hortas urbanas escolares

 

  • Grupo Arareau (Rondonópolis/MT)

Formação Socioambiental: aprendendo e revitalizando nascentes

 

  • Uniaraxá – Centro Universitário (Araxá/MG)

Coletivo local de meio ambiente (COLMEIA): recuperação de nascente do manancial do Córrego feio, no Município de Araxá

 

A formalização das doações acontecerá entre 10 e 29 de agosto deste ano, sendo que cada projeto receberá até R$ 45 mil durante a implementação da proposta.

 

Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, reforça o sucesso desta segunda edição. “Além de concretizar iniciativas em prol da água, nosso Edital estimula ideias e soluções de organizações da sociedade civil e universidades locais para melhoria dos cenários de suas próprias comunidades. É muito bom ver toda esta mobilização voltada para os recursos hídricos. Isto é um despertar e um legado muito positivo.”

 

Este projeto teve o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão. A Mosaic Fertilizantes é membro do Pacto Global Brasil e possui uma agenda de iniciativas de sustentabilidade alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

 

A empresa recebeu 90 inscrições dos diversos municípios onde atua. Os projetos foram avaliados de acordo com o regulamento divulgado e escolhidos por um júri selecionado, que contou com a participação de Marília Carvalho de Melo (IGAM), Geise Terra (Degraf Instituto), Professor Wilson Cabral de Souza Jr. (ITA), Giuliana Chaves Moreira (The Pacific Institute) e Sergio Andrade (Agenda Pública), além de especialistas e executivos de diversas áreas da empresa.

 


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

CBMM INFORMA

 

Tauá Grande Hotel de Araxá vai reabrir no dia 14 de agosto

 



A rede Tauá publicou em suas redes sociais, que o Grande Hotel do Barreiro em Araxá, reabrirá no dia 14 de agosto em Araxá.

O Hotel está fechado desde o dia 18 de março, segundo a nota divulgada, para seguir as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, em decorrência do risco eminente de propagação do novo coronavírus e com o objetivo de colaborar para a segurança e integridade dos nossos hóspedes, araxaenses e população local que frequentam a cidade de Araxá e toda região do Triângulo Mineiro.

No entanto, para poder receber turistas, não só o Tauá Grande Hotel, mas também outros hotéis e pousadas da cidade, precisarão aguardar a liberação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Araxá. O decreto de número 970, publicado no dia 27 de abril, definiu que os estabelecimentos de hospedagem não poderão hospedes exclusivamente para turismo, sendo permitido apenas moradores ou usuários comuns desse local, como vendedores que vem na cidade, por exemplo.

A expectativa é que um novo decreto seja publicado nos próximos dias permitindo o completo funcionamento de hotéis e pousadas da cidade.
 

 


quinta-feira, 6 de agosto de 2020

CBMM INFORMA



Na tarde da última quarta-feira, dia 05 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Araxá realizou por meio de uma barreira sanitária instalada no estacionamento do estádio Fausto Alvim, a testagem em massa da Covid-19, na população de Araxá. De acordo com as informações repassadas à reportagem do Jornal Interação, cerca de mil testes rápidos foram disponibilizados para morador da cidade. O resultado dos exames foi divulgado em 15 minutos, após a testagem. Para fazer o teste as pessoas puderam se deslocar a pé ou de automóvel, não precisando sair do carro. Além dos testes, a equipe da Secretaria de Saúde, ainda fez a  distribuição gratuita de máscaras de proteção facial, folhetos explicativos, adesivos da campanha “Diga não a Covid” e também foi realizada a medição da temperatura corporal. Os testes foram feitos através de uma pequena agulha que retira o sangue, que é levado para os profissionais que fazem a verificação e o resultado é descoberto em cerca de 15 minutos. A testagem em massa foi realizada entre 13 e 17 horas da quarta-feira.


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

CBMM INFORMA


Araxá recebe o projeto Sesc Praça da Saúde - OdontoSesc


A partir do dia 24 de agosto, Araxá recebe o OdontoSesc, unidade dedicada aos cuidados com a saúde bucal, que fica no município até 27 de novembro.  O OdontoSesc integra o projeto Sesc Praça da Saúde,  iniciativa que promove a ampliação do acesso à saúde de forma gratuita, preferencialmente ao público em situação de vulnerabilidade social, aos pais e alunos do Colégio Sesc, idosos +60, Rede Sesc de Ação Comunitária, trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e o público em geral.

 Neste período, a previsão é que o Sesc Praça da Saúde em Araxá realize 828 consultas, além de procedimentos, como o tratamento de cáries extensas; abcessos intra-oral e pulpites; cirurgias simples (extrações simples e restos radiculares); e radiografias odontológicas para pacientes em tratamento, quando necessário. O retorno do OdontoSesc a Araxá é uma parceria com o Sindicomércio Araxá e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

                                                                                 

SERVIÇO                          

Sesc Praça da Saúde em Araxá - OdontoSesc

Data: de 24 de agosto a 27 de novembro de 2020

Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h; e aos sábados, das 8h às 17h

Local: Sesc Araxá (rua Dr. Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha)

Informações sobre disponibilidade de vagas e marcação: (34) 3201-8100