quarta-feira, 30 de março de 2022

Com apoio da CBMM, primeiro cinema solar do Brasil chega à Araxá

 





A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolarzinho, que chega a Araxá (MG), pela primeira vez, com apoio da CBMM, da Prefeitura Municipal de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto, e atividades gratuitas para a população. A programação tem uma oficina com alunos da rede pública e quatro sessões de cinema na terça-feira (05/04), no pátio da Igreja Sagrada Família, e no sábado (09/04), no estacionamento do Estádio Fausto Alvim, a partir das 18 horas, com exibição de curtas-metragens brasileiros e o longa “Fala Sério, Mãe!”. A entrada é gratuita. Álvaro Rezende, analista de Relacionamento com a Comunidade da CBMM, reforça a satisfação em proporcionar mais uma atividade para Araxá e região. “Desta vez, um projeto voltado para o público infantojuvenil, que promove, por meio da arte, entretenimento com teor educativo e permite a participação do público no ambiente das produções cinematográficas”, diz.

 

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.

 

O projeto - que tem a versão Cinesolarzinho para o público infantil - promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema na cidade de Araxá, o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.

 

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialoga de forma lúdica com os jovens e as crianças da região, colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

 

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança adotados no município. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras.

 

O Cinesolarzinho é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da CBMM, apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, da Fundação Cultural Calmon Barreto, da Paróquia Sagrada Família e Uirapurus Produções, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal por meio do Ministério do Turismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário