terça-feira, 11 de setembro de 2018

NOTÍCIAS DO PROCON DE ARAXÁ:






Procon Araxá e Código de Defesa do Consumidor fazem aniversário

                                                
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá completou 25 anos de funcionamento na cidade neste dia 9, quase a mesma data do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, criado há 28 anos, no dia 11 de setembro, de 1990. O serviço representa uma importante conquista na garantia dos direitos das relações de consumo. A Administração Municipal tem dado destaque para o aniversário do Procon, com a realização de atividades em comemoração à data. Houve o lançamento da Cartilha Cidadã, em parceria com o Uniaraxá e do site do órgão: www.procon.mg.gov.br, realização do Programa Procon Mirim e Encontro do Procon Estadual com fornecedores de Araxá. Uma vez por mês, tem Procon nos Bairros.  A secretária executiva do Procon, Belma Nolli, conta que o Procon é um parceiro do consumidor com a missão de contornar as relações com os fornecedores, dando mais transparência às negociações o que evita muitos litígios. “O lado fraco é o consumidor que não tem conhecimento técnico, nem o aparato jurídico que as empresas tem e contrabalanceamos essa relação. Não estamos só para defender, há casos em que o consumidor não tem razão, não tem direito de reclamar e deixamos isso bem claro”. Belma destaca que junto com os atendimentos fazem um trabalho de educação para o consumo, colocam dicas no site, divulgam pesquisas, informações que despertam nos consumidores a consciência sobre seus direitos. Também ressalta que a equipe formada por universitários, é supercompetente, são educados e atenciosos, fazem treinamentos para estarem sempre se colocando no lugar do consumidor. Ela comenta que se orgulham pelo alto índice de resolução dos atendimentos que é de 85%. Reforça que os 15% que faltam, estão relacionados a golpes e nesses casos não conseguem localizar os fornecedores porque eles repassam endereços e documentos falsos. “Tentamos oferecer um atendimento pessoal e humano. As vezes a pessoa chega nervosa, envergonhada, frustrada com uma compra e temos que trabalhar muito o psicológico do consumidor”. Para ela o desafio está em aumentar o índice de resolução dos atendimentos. Pretendem continuar oferecendo as atividades externas como Procon nos Bairros e Procon Mirim, ações de conscientização e aproximação com a comunidade. “Esse é um ano de comemorar. Completamos 25 anos de existência na cidade, estamos felizes na nova sede, na Rua Perdizes, 280. Num espaço maior, estruturado, o consumidor é atendido com mais conforto e a equipe trabalha mais tranquila”.
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