quarta-feira, 13 de maio de 2020

Coluna Musical de João Batista de Freitas




YESTERDAY
Enfim, uma novidade no cinema


Himesh Patel e Lily James na famosa Abbey Road,
imitando a famosa capa do disco homônimo dos Beatles

No final de agosto do ano passado foi lançado nos cinemas o filme Yesterday, produção inglesa com um ator de séries, pouco conhecido entre nós, chamado Himesh Patel. A história é incrivelmente criativa. Jack Malik (Himesh Patel) era apenas mais um compositor tentando ser reconhecido... Mas isso foi ontem. Depois de um blecaute mundial, todos esquecem quem foram os Beatles, menos Jack.
Daí em diante o enredo do filme é simplesmente magistral, com o sucesso estrondoso de Jack que se passa pelo compositor dos maiores sucessos dos Beatles, tais como Yesterday, Hey Jude, Something, A Hard Day’s Night, In my life, She Loves You, I Want to Hold your Hand, Help e tantos outros.
A direção do filme comprou o direito de vinte músicas, das quais 17 foram usadas no filme. Imperdível a cena que, infelizmente, foi cortada do filme, mas aparece no trailer. Em um programa de TV, o apresentador pede que Jack crie “alguma coisa” ao vivo. Ele simplesmente canta ‘Something’.
 A maioria das cenas remete à carreira brilhante dos Beatles, como o show no telhado do prédio da Abbey Road, a correria das tietes, as frases famosas, a criatividade – só a foto acima já explicita a ideia do filme.
Interessante é que todas as músicas foram cantadas e gravadas pelo próprio ator Himesh Patel, que também é cantor, e fazem parte de um disco chamado ‘One man only’.
O primeiro grande sucesso de Malik é quando ele vai fazer a abertura do show do cantor Ed Sheeran, que faz participação especial, na Rússia, e simplesmente ele canta ‘Back in the USSR’. Sensacional!
As músicas e arranjos ficaram muito parecidas com o original, ma a gravação de Help, por exemplo, é um pouco mais acelerada, remetendo a um Rock mais moderno, mas ficou sensacional. Imperdível a cena em que Jack visita o velho John Lennon, que vive isolado em uma bela casa à beira-mar. Claro, se não existiram os Beatles, John Lennon não fez sucesso e não foi assassinado.
Além do interessante enredo e as belas músicas dos Beatles muito bem revistas por Himesh Patel, o filme ainda tem de fundo o romance do cantor com sua melhor amiga, a única que acreditava em seu talento antes de ele ‘compor’ as músicas dos Beatles. Quem estrela a amiga Ellie é a atriz Lily James, também pouco conhecida no Brasil.
E como não poderia faltar mais um pouco de comédia, engraçadíssima a cena em que Jack vai gravar Hey Jude e o Ed Sheeran tenta convencê-lo que ficaria melhor se dissesse Hey Dude.
Enfim, uma novidade maravilhosa no cinema. Se você gosta de cinema, de música e, em especial, dos Beatles, não pode perder este filme que já está disponível no Now, da Globo e será apresentado gratuitamente em maio na rede Telecine.
Esta romântica comédia de rock'n'roll é de Danny Boyle, vencedor do Oscar 2009 como melhor diretor pelo filme ‘Quem quer ser um milionário’, e  Richard Curtis, roteirista também indicado ao Oscar.
Por fim, a youtuber Carol Moreira faz uma ótima crítica do filme, e inicia dizendo que ela gostaria de ter escrito este filme. Concordo com ela. Eu também gostaria de ter tido tão criativa ideia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário