Criado em 2016, o Abril Marrom é uma campanha
voltada para a prevenção da cegueira. Segundo dados da Organização Mundial de
Saúde (OMS), só no Brasil constam cerca de 1,2 milhão de cegos, sendo que 60% a
80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se
diagnosticados precocemente.
Comprometida com a causa e ciente da necessidade de
promover uma conscientização coletiva acerca do assunto, a Óticas Sophia, com
apoio da Blue Optical, lançou uma campanha com o intuito de reforçar a
importância de preservar a saúde ocular e realizar exames de prevenção
regularmente.
Por dentro da campanha: momentos que a visão nos
proporciona
No experimento, uma mulher é colocada em frente a
uma tela na qual são exibidas imagens de momentos marcantes de sua vida.
Conforme as fotos vão passando, uma série de emoções tomam conta da mulher e
tudo que ela sente fica refletido em seus olhos. Estes, lacrimejam por diversas
vezes e ficam vidrados nos registros e nas lembranças que estes a trazem.
Ao término da vivência, a mensagem mais importante
de todas é reforçada: zelar pela saúde ocular é a maneira mais eficaz de
garantir mais experiências emocionantes como está, tendo os olhos como elo de
ligação entre o que está sendo exibido e sentido.
A importância de apostar na prevenção e cuidar da saúde ocular
Segundo dados da Agência Internacional de Prevenção
à Cegueira (IAPB) estima-se que, no Brasil, cerca de 33 mil crianças sejam
cegas devido às doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas
precocemente.
Portanto, realizar visitas periódicas ao
oftalmologista é a melhor forma de prevenir doenças que podem causar a
cegueira, como: glaucoma, ceratocone, catarata, entre outras. O diagnóstico
precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa
manter uma boa visão ao longo da vida.
A conscientização proposta por
esta e outras campanhas relacionadas ao mesmo assunto se fazem necessárias,
principalmente, devido à cultura popular de consultar ajuda médica somente quando
se percebe algo de estranho e não regularmente. Esse deslize pode custar caro
em muitos casos e, falando especificamente da visão, pode custar a perda total
ou parcial de um sentidos mais aguçados do ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário