Veículos contam com
aplicações de Nióbio em diversos componentes, o que permite redução de peso,
maior resistência e alta performance
O EXO Nb, primeiro
UTV (veículo utilitário de terreno) produzido com a tecnologia do Nióbio, volta
a Araxá para o 4º Rally Minas Brasil,
que acontece neste fim de semana. Realizado
pela Rallymakers, essa é a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally
Cross-Country CBM e CBA, que este ano conta com um percurso total de cerca de
500 quilômetros. Desenvolvido pela CBMM,
líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, em parceria
com a Giaffone Racing, especializada na fabricação de carros e motores de
competição, os veículos participaram pela primeira vez do Rally dos Sertões no
ano passado. Agora, os UTVs se preparam para testar as melhorias implementadas
nos últimos meses na competição off-road que acontece em uma das mais
charmosas cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O analista
de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Érico França, destaca que “o primeiro
avanço no EXO Nb, em relação à versão do ano passado, foi alcançado por meio de
reduções de espessura e diâmetro das estruturas tubulares do chassi. O
resultado é um carro mais leve e, portanto, de melhor desempenho, além de um menor
consumo de combustível, sem impactar nos requisitos de segurança”, explica. Mais
um aprimoramento que o veículo recebeu foi o desenvolvimento de um distribuidor
com peças de aço contendo uma tecnologia de Nióbio específica para engrenagens.
A aplicação desse material ampliou significativamente a resistência e a
durabilidade do componente, mesmo em situações extremas. “O resultado foi tão
animador que, agora, estamos desenvolvendo outros componentes com esse material
de modo a ampliar essa vantagem e permitir a criação de motores menores e, ao mesmo
tempo, mais resilientes e efetivos”, comemora França.
Outros avanços
são os discos de freio com Nióbio, resultando em um menor desgaste e maior
segurança, além da utilização de aço inox microligado ao Nióbio, no lugar do
inox comum, normalmente aplicado em componentes que precisam de uma maior
resistência a corrosão e altas temperaturas, como o escapamento, por exemplo. A
linha EXO Nb já conta com dois modelos, um com motor movido a etanol e outro em
versão híbrida (etanol e elétrica), o EXO Nb-Hybrid. As empresas já estão
desenvolvendo uma terceira versão totalmente elétrica do veículo, que será
apresentada em breve.
“Esse projeto
é uma vitrine e serve como importante campo de prova para que grandes empresas
possam testar essas tecnologias e se beneficiar com a performance desses novos
materiais. Estamos muito otimistas com os avanços dessa parceria”, conclui
Zequinha Giaffone, diretor da Giaffone Racing.
Além da
Giaffone, a CBMM atua junto com diversas outras empresas e montadoras na
aplicação do Nióbio para otimização dos materiais. No automobilismo, além da
linha EXO Nb, a Companhia também fornece tecnologia de Nióbio para as
estruturas do Odyssey 21, o SUV elétrico mais extremo do mundo, utilizado na
Extreme E.
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