sábado, 3 de abril de 2021

O vai e vem do planeta Marte

 


por Marcos Calil


Em relação aos aspectos observacionais, o planeta Marte é considerado um planeta Superior ou Exterior porque a órbita do planeta Terra está localizada entre o Sol e a órbita de Marte. Dentro desta perspectiva, os planetas Júpiter, Saturno e Urano também são chamados de planetas Superiores ou Exteriores. Mas tem uma curiosidade que envolve a observação destes planetas. Durante muito tempo, o movimento deles, quando visto da Terra, intrigou os astrônomos da antiguidade, por causa das chamadas “laçadas dos planetas”

 

Dos quatro planetas superiores, a laçada de Marte é a que se torna mais perceptível  porque é o planeta mais próximo da Terra. Entenda o movimento de vai e vem que o planeta vermelho exerce ao longo dos meses e que pode ser acompanhado a olho nu, mesmo em um céu com poluição luminosa.

 


O movimento aparente de Marte

 

Quando utilizamos a expressão “movimento aparente” estamos nos referindo ao movimento que um determinado planeta executa quando observado da Terra. Isso porque, temos a falsa impressão de que o planeta observado executa um determinado movimento no céu, quando na verdade está executando outro movimento que é a sua clássica trajetória orbital em torno da estrela Sol. 

 

Quando observamos o planeta Marte no céu durante alguns meses, e fixando as estrelas como pano de fundo, esse planeta vermelho parece executar uma trajetória de oeste para leste e, de repente, inicia outra trajetória completamente inversa, de leste para oeste.  Aqui temos uma laçada! 

 

 

A laçada de Marte

 

A figura 1 ilustra os principais pontos da laçada de Marte. A letra M representa o planeta Marte e a letra T, o planeta Terra. Assim, por exemplo, em 30 de outubro de 2022, quando Marte (M1) estiver numa determinada posição, o planeta Terra (T1) estará numa outra posição. Acompanhe os movimentos da Terra e de Marte ilustrados na figura 1. V


Aprenda a localizar todos os planetas no céu de sua cidade
 

Além de Marte, é possível observar a olho nu no céu da sua cidade mais quatro planetas: Mercúrio, Vênus, Marte Júpiter e Saturno. Se você já curte astronomia e já começou a entender como observar Marte vai adorar o curso preparado pelo professor Marcos Calil.

 

O curso “Astronomia Observacional a olho nu: Stellarium e Planetas” é justamente para ensinar como localizar e contemplar esses planetas de forma simples e rápida .

 

São cinco vídeos aulas, num total de 3 horas e 25 minutos de vídeo, além de uma vídeo aula bônus com o tema “Configurando Stellarium: Objetos do Sistema Solar”, contendo 19 minutos de aula. 

 

Além disso, ao adquirir o curso, você terá acesso a conteúdo exclusivos que oferecem diversos materiais impressos e links. Você vai poder acessar também as lives realizadas no YouTube pelo Prof. Marcos Calil todas as terças-feiras, às 21 horas, para aprender cada vez mais sobre outros fenômenos astronômicos que irão ocorrer no céu da sua cidade como, por exemplo, chuvas de meteoros, ocultações de estrelas pela Lua, Lua próxima dos principais objetos celestes e muito mais.


Não perca essa oportunidade e adquira agora seu curso “Astronomia Observacional a olho nu: Stellarium e Planetas” 


Bons céus para todos nós!

 

Siga Marcos Calil nas redes sociais

 

YouTube 


Twitter 


Instagram 

FONTE: CLIMATEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário