A Black Friday (sexta-feira negra) é
uma mega promoção dos varejistas, que geralmente ocorre na quarta sexta-feira
de novembro, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos. Este ano, a
Black Friday Brasil ocorrerá no dia 27 de novembro e traz muita expectativa
para o comércio, uma vez que o setor foi duramente afetado pela pandemia do
coronavírus.
O evento, originalmente, tem duração
de 24h, mas, este ano, para evitar aglomerações, algumas lojas estão
antecipando as ofertas e promoções que abrangem desde eletrônicos a companhias
aéreas e concessionárias de veículos. A campanha visa renovar os estoques para
as vendas de final de ano, sendo uma boa oportunidade para o consumidor
adiantar as compras de Natal.
Os descontos podem chegar até a 80%
do valor original, mas, infelizmente, muitas empresas se aproveitam do evento
para enganar os consumidores. Além da “maquiagem” dos preços, as
maiores queixas após as compras do Black Friday são: produtos não entregues,
atrasos na entrega, produtos trocados ou danificados ou com vícios de
qualidade.
A secretária executiva do Procon
Araxá, Belma Nolli, lembra que toda informação passada ao consumidor através de
publicidade, torna-se obrigação e deve ser cumprida pelos lojistas e
fabricantes. Belma, completa que os direitos do consumidor valem também
na Black Friday e nas compras feitas pela internet, quando o fornecedor estiver
estabelecido no Brasil. Como a compra é feita fora do estabelecimento
comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até sete
dias da data do recebimento da mercadoria. Sendo assim, o Procon Araxá dá
algumas dicas para garantir ao consumidor compras mais seguras:
1 – Pesquise preços antes do BF e em
vários sites. Pesquise preços pelo menos duas semanas antes da promoção em
sites distintos para ter uma boa base de comparação, levando em consideração o
que procuram de verdade e não se deixando levar por impulso.
2 – Cadastre-se nos sites das lojas
confiáveis que vão participar do Black Friday.
3 – Só compre em sites idôneos.
Desconfie de preços muito abaixo do preço médio praticado no mercado.
Verifique se o site possui reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de
defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone
para contato, e-mail, razão social e CNPJ. Verifique, ainda, se aparece um
cadeado na barra de endereços que evita o vazamento de dados durante a
transação. Entre no site da Receita Federal e confira a se a situação cadastral
do e-commerce não aparece como baixada, cancelada ou inativa.
4 – Não clique em e-mail de
promoções, mesmo que seja de lojas conhecidas. Prefira acessar as páginas dos
fornecedores e buscar pelo produto que você se interessou. Cuidado,
também, com as ofertas e vales-presentes recebidos pelas redes socias, SMS,
WhatsApp e Instagram (perfis fakes).
5 – Leia o site atentamente. É
comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em
promoção. Por isto, verifique se no site contém informações sobre a política de
troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento. Se tiver
alguma dúvida, entre em contato com a loja. Fique atento às frases
escritas no rodapé da página.
6 – Muito cuidado
com boletos fraudados. Todo boleto emitido é registrado pelo banco emissor na
Câmara Interbancária de Pagamentos, com dados do beneficiário e do
pagador. Portanto, é fundamental se certificar que o nome do
beneficiário e o CNPJ estejam no nome da loja ou da processadora de pagamentos
utilizada pelo e-commerce.
7 – Guarde toda documentação
relacionada com a compra, como e-mails trocados, número do pedido, recibos,
notas fiscais, números de protocolos, dentre outros. Esses documentos serão de
extrema importância para resolver qualquer problema que surja.
8 – Exija a Nota Fiscal e o Termo de
Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.
9 – No momento da compra evite os
horários de pico (meia-noite, meio-dia e após às 18h). Nesses horários os sites
poderão estar congestionados e a conclusão da compra pode não se efetivar.
10 – Planeje-se. Elabore uma lista de
desejos e não compre por impulso para não exceder seu orçamento e se endividar.
11 – Denuncie as irregularidades e
ofertas falsas.
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