sábado, 7 de novembro de 2020

Urnas eletrônicas são testadas em Araxá

 


Na manhã da última quarta-feira, dia 04 de novembro de 2020, serventuários do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) começaram o serviço de testes de votação nas urnas eletrônicas, que serão utilizadas oficialmente nas eleições municipais do próximo dia 15 de novembro, nas comarcas de Araxá e Tapira. O trabalho está sendo realizado na sede do Fórum de Araxá. 

Segundo informou o juiz de direito da Comarca de Araxá, Renato Zouain Zupo, o objetivo da testagem das máquinas eletrônicas é verificar a eficiência e a transparência do sistema de voto eletrônico. “É uma maneira que nós temos de mostrar ao eleitor que, primeiro: urna não é um bicho de sete cabeças; segundo: a urna é segura; e terceiro: demonstrar aos partidos, candidatos, à imprensa e ao público em geral que os esforções que o TRE, TSE e o seu pessoal valoroso tem dispensado para assegurar a idoneidade, a segurança das eleições e do voto”.

Renato Zupo reforçou que em seus 22 anos de profissão como magistrado, nunca soube de procedimentos que tenham reconhecido fraude em urna eletrônica. “O que a gente sabe, e que ocorre ainda, é defeito, falha, que macula a eficiência da urna. E por isso existem urnas de contingente. Quando uma urna não funciona de maneira correta, quando ela não demonstra de maneira transparente os resultados dos votos que nela foram computados, ela é substituída e eventualmente repetida a votação”.

 

Para realizar a carga das urnas eletrônicas, são inseridos nos equipamentos o software de votação, dados dos candidatos, dados dos eleitores de cada seção eleitoral e também a mídia de gravação de resultados, onde serão registrados os votos dos eleitores. Durante o procedimento, foram realizados testes de funcionamento das teclas das urnas, do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora que gera a zerésima (a confirmação de todos os dados da urna) e o boletim de urna.

Também foram realizados testes de votação com os candidatos reais para checar o funcionamento do sistema. Após realizadas todas as etapas, as urnas recebem diversos lacres, que garantem a sua inviolabilidade até o dia da votação.

Para o chefe de cartório, a audiência de testes das urnas eletrônicas é de grande importância, pois disponibiliza a qualidade e a transparência do processo eleitoral para toda a comunidade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário