quinta-feira, 8 de abril de 2021

Visitas virtuais humanizam a dura realidade de quem enfrenta a Covid-19

 



Com protocolos de segurança e respeito à LGPDP, médicos intensivistas e terapeutas ocupacionais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo relatam a emoção e satisfação de cada encontro

São Paulo, 06 de abril de 2021 – Carinho, gratidão, conforto, esperança. Essas são algumas das palavras que familiares de pacientes internados com Covid-19 definem as experiências com as visitas virtuais na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Desde a implementação do serviço nas unidades da instituição em março do ano passado, todas as visitas seguem um protocolo de segurança e também as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), tanto na UTI quanto nos leitos de internação.


Para ter acesso ao serviço, uma equipe de médicos, terapeutas ocupacionais e psicólogos avalia a condição do paciente para se comunicar e os critérios clínicos de elegibilidade. Além de serem realizadas por demanda dos familiares, os contatos também ocorrem na pré-intubação, no pós-intubação e também nos momentos terminais como forma de organizar o pensamento do paciente, favorecer a comunicação com a família, diminuindo possíveis angustias, além de proporcionar acolhimento espiritual. “São momentos de muita emoção, que representam o risco de uma quebra de vínculo”, observa a fisioterapeuta Lígia Junqueira, coordenadora da equipe de Terapia Ocupacional da BP.


São inúmeras as histórias de humanização a cada visita realizada. E foi justamente em uma delas, logo depois de sair do coma, que o paciente Márcio Rolin conversava com a esposa Mila e contava para a terapeuta ocupacional da BP que tinha 4 filhos. “Na hora a esposa alertou que eram apenas 3, mas ele rebateu e afirmou que eram 4 e que bastava olhar para a esposa”, lembra a fisioterapeuta Lígia. Pouco tempo depois a esposa Mila fez o teste de gravidez que confirmou a gestação. “Eu já sabia”, diz Marcio, festejando a chegada da caçula Luísa Fernanda, que nasceu em dezembro de 2020.


Para as visitas virtuais, a BP disponibiliza notebooks com câmeras e microfones especiais para captar a voz às vezes não tão potente dos pacientes. Já os familiares devem baixar um link para acesso à visita virtual e não é autorizada a gravação do contato, seguindo as normas da LGPDP. Todos os familiares fazem uma pré-entrevista com os terapeutas ocupacionais da BP para entender o cenário do paciente, receber o acolhimento e estarem mais tranquilos para o contato.


“Com esse recurso conseguimos diminuir a distância do isolamento da família com o paciente, o que certamente ajuda muito no fluxo de comunicação da UTI e diminui a angústia dos envolvidos”, afirma a médica Viviane Veiga, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva da BP. Desde o início da pandemia, já foram realizadas mais de 1.500 visitas virtuais nas diversas unidades da BP. 

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo


Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País.

 

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 unidades na cidade de São Paulo, sendo 2 no bairro da Bela Vista, onde são ofertados serviços privados, e 1 no bairro da Penha, onde são oferecidos serviços privados e também para clientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


As marcas comerciais operadas pela BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Atendimento à imprensa:

Daniela Garrafoni, Carolina Carone e Natália Novais

(11) 973-711-721

imprensa@bp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário