Com
protocolos de segurança e respeito à LGPDP, médicos intensivistas e
terapeutas ocupacionais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
relatam a emoção e satisfação de cada encontro
|
São Paulo, 06 de abril de 2021
– Carinho, gratidão, conforto, esperança. Essas são algumas das
palavras que familiares de pacientes internados com Covid-19 definem as
experiências com as visitas virtuais na BP – A Beneficência Portuguesa
de São Paulo. Desde a implementação do serviço nas unidades da
instituição em março do ano passado, todas as visitas seguem um
protocolo de segurança e também as diretrizes da Lei Geral de Proteção
de Dados Pessoais (LGPDP), tanto na UTI quanto nos leitos de internação.
Para ter
acesso ao serviço, uma equipe de médicos, terapeutas ocupacionais e
psicólogos avalia a condição do paciente para se comunicar e os
critérios clínicos de elegibilidade. Além de serem realizadas por
demanda dos familiares, os contatos também ocorrem na pré-intubação, no
pós-intubação e também nos momentos terminais como forma de organizar o
pensamento do paciente, favorecer a comunicação com a família,
diminuindo possíveis angustias, além de proporcionar acolhimento
espiritual. “São momentos de muita emoção, que representam o risco de
uma quebra de vínculo”, observa a fisioterapeuta Lígia Junqueira,
coordenadora da equipe de Terapia Ocupacional da BP.
São inúmeras
as histórias de humanização a cada visita realizada. E foi justamente em
uma delas, logo depois de sair do coma, que o paciente Márcio Rolin
conversava com a esposa Mila e contava para a terapeuta ocupacional da
BP que tinha 4 filhos. “Na hora a esposa alertou que eram apenas 3, mas
ele rebateu e afirmou que eram 4 e que bastava olhar para a esposa”,
lembra a fisioterapeuta Lígia. Pouco tempo depois a esposa Mila fez o
teste de gravidez que confirmou a gestação. “Eu já sabia”, diz Marcio,
festejando a chegada da caçula Luísa Fernanda, que nasceu em dezembro de
2020.
Para as visitas virtuais, a BP disponibiliza notebooks com câmeras e microfones especiais para captar a voz às vezes não tão potente dos pacientes. Já os familiares devem baixar um link
para acesso à visita virtual e não é autorizada a gravação do contato,
seguindo as normas da LGPDP. Todos os familiares fazem uma
pré-entrevista com os terapeutas ocupacionais da BP para entender o
cenário do paciente, receber o acolhimento e estarem mais tranquilos
para o contato.
“Com esse
recurso conseguimos diminuir a distância do isolamento da família com o
paciente, o que certamente ajuda muito no fluxo de comunicação da UTI e
diminui a angústia dos envolvidos”, afirma a médica Viviane Veiga,
coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva da BP. Desde o início da
pandemia, já foram realizadas mais de 1.500 visitas virtuais nas
diversas unidades da BP.
|
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Reconhecida
pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do
mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub
de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência
brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa
de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde
(Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de
tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao
fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País.
Os serviços da
BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com
foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de
clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica,
consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa.
São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 unidades na
cidade de São Paulo, sendo 2 no bairro da Bela Vista, onde são
ofertados serviços privados, e 1 no bairro da Penha, onde são oferecidos
serviços privados e também para clientes encaminhados pelo Sistema
Único de Saúde (SUS).
As marcas comerciais operadas pela BP são: Hospital BP,
referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo
clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares;
pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico
renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e
cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial,
hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações
compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares;
pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica,
um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que
oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as
outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma
rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais
serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas
preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa,
tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita
profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência
médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100
estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a
evolução da Medicina no País.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário