quinta-feira, 30 de setembro de 2021

CBMM INFORMA:



Reforma dá cara nova ao Cemei Sarah Valle Abrahão

 



Pintura nova, substituição do forro, pisos, telhado, portas e janelas, construção de novo muro e novas instalações elétricas e hidráulicas. Aos poucos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Sarah Valle Abrahão, no bairro Santa Mônica, vai ganhando cara nova. 

A reforma do Cemei está incluída em um pacote de obras de R$ 3.933.846,59, de recursos próprios, que a Prefeitura de Araxá está realizando nas unidades de ensino. 

As reformas das escolas foram priorizadas pelo prefeito Robson Magela logo no início da gestão, após laudo técnico feito pela Secretaria Municipal de Educação, que apontou pendências estruturais em escolas e creches. 

“Estamos empenhados em reestruturar, modernizar e adequar todos os equipamentos do sistema educacional. E uma educação de qualidade inclui não só projetos e equipe pedagógica preparada, mas também uma estrutura adequada. Em breve, nossas crianças e servidores terão um ambiente mais agradável e funcional”, destaca o prefeito. 

Hoje, além da Sarah Valle Abrahão, o canteiro de obras também segue a todo o vapor nas escolas municipais José Bento, na Boca da Mata, e na Eunice Weaver, no Distrito de Itaipu. De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, o cronograma prevê um prazo de cerca de 90 dias para a conclusão de cada prédio. “A ideia é, até o encerramento do ano letivo, a gente já ter entregue todos esses prédios finalizados”, explica Sebastião Donizete. 

O pacote de obras também inclui outras três instituições de ensino. A Escola Professora Leonilda Montandon (Caic), a Escola Armindo Barbosa (Proinfância) e o Cemei Balão Mágico.


De Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá estuda viabilidade de implantação de república para egressos do acolhimento

 




Assim que completam 18 anos, os adolescentes acolhidos pela Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA) precisam deixar a instituição. Em situação de vulnerabilidade social e sem condições de moradia, a realidade da maioria desses jovens faz com que o setor público se preocupe ainda mais com eles. 

Visando buscar alternativas que ofereçam suporte a esses egressos, a presidente da FCAA, Taciana Almeida, visitou Repúblicas de Proteção Social que são modelos de serviço de acolhimento residencial para esse tipo de situação. 

As casas visitadas ficam em Belo Horizonte e, de acordo com ela, prestam um serviço administrado pela gestão municipal da capital mineira por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

“A orientação para estudar a viabilidade desse tipo de residência partiu da Promotoria da Infância e Juventude em Araxá. E ao fazer essa busca por repúblicas que têm essa função social, percebemos que em Minas Gerais há apenas duas funcionando, que atendem em Belo Horizonte”, explica Taciana. 

MATÉRIA COMPLETA NO SITE DO JORNAL INTERAÇÃO ARAXÁ


UNIARAXÁ INFORMA:

 

UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Araxá aplica 3ª dose em idosos a partir de 70 anos nesta sexta, no Uniaraxá

 

 


A Prefeitura de Araxá começa a aplicar a dose de reforço (3ª dose) em idosos a partir de 70 anos (70+) nesta sexta-feira (1°). A imunização acontece no campus do Uniaraxá, das 8h às 16h, em formato drive-thru e pedestres. A aplicação é destinada a idosos que receberam a 2ª dose do imunizante até o dia 1° de abril, intervalo de seis meses entre as aplicações. 

O acesso é pelo portão da parte de cima do campus universitário (Travessa Piauí), com o apoio e orientação de agentes da Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran) e Guarda Patrimonial. 

2ª dose e 1ª dose para gestantes, puérperas e lactantes 

Nesta sexta-feira (1°), o município também realiza a aplicação da 2ª dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A imunização acontece na Unisa, das 8h às 16h, e abrange pessoas com agendamento conforme o Cartão de Vacina ou com doses em atraso. 

A aplicação de 1ª dose para gestantes, puérperas e lactantes também será realizada na Unisa, das 8h às 16h. 

CRONOGRAMA 

3ª dose (reforço) em idosos 70+ que receberam a 2ª dose da vacina até o dia 1° de abril – Uniaraxá (drive-thru e pedestres)

Dia e horário: 1° de outubro (sexta) - 8h às 16h. 

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

 

2ª dose CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer: conforme Cartão de Vacina ou doses em atraso – UNISA

Dia e horário: 1° de outubro (sexta) - 8h às 16h. 

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

 

1ª dose Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA

Dia e horário: 1° de outubro (sexta) - 8h às 16h.

 

- Puérperas (com até 45 dias) e Lactantes (até 6 meses) 

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina (se tiver) e Certidão de Nascimento ou Cartão do Bebê.

 

- Gestantes (com e sem comorbidades) 

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina (se tiver) e Cartão Pré-natal.


Merenda escolar da rede municipal de Araxá terá redução de açúcar

 


Os alunos das escolas municipais de Araxá recebem uma merenda com cardápio variado, elaborado por uma nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e a produção dos alimentos é acompanhada por sete técnicas em nutrição. 

A nutricionista Ivna Nolli informa que recentemente participou de um encontro estadual, em Teófilo Otoni, organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane). No evento, foi informado que as escolas não poderão mais oferecer produtos que contenham açúcar para as crianças e terão que reforçar a oferta de frutas, verduras, folhas verde escuro, legumes amarelos e carne. 

Ela ressalta que o açúcar deixará de ser adquirido para as escolas, que farão um trabalho de educação nutricional com as crianças, pais e merendeiras. 

Ivna comenta que a avaliação da merenda escolar oferecida na rede municipal de Araxá é muito positiva. Ela diz que a cidade cumpre as exigências e ainda oferece carne (suína, bovina ou frango) todos os dias. “Já servimos frutas duas vezes por semana e vamos triplicar o fornecimento de frutas, reduzindo gradativamente a oferta de achocolatado, gelatina e produtos industrializados. O restante, já atendemos. A alimentação é variada com carne, verduras, frutas e legumes”, ressalta. 

Sobre a produção das refeições, a nutricionista explica que antes da volta às aulas foi realizado um treinamento com as cantineiras apresentando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, do recebimento ao preparo dos alimentos.

 “Ninguém pode entrar na cozinha para entregar mercadorias, tudo é deixado no refeitório. As cantineiras higienizam todos os produtos antes de guardar. Elas trocam de roupa e sapato na escola, e ficam com esses pertences durante o período em que permanecem na unidade escolar. Lavam a mão toda hora, fazem uso frequente de álcool em gel e devem servir a comida usando luvas. Os protocolos também atingem os alunos”, diz. 

Ela acrescenta que as crianças ficam sentadas, mantendo o distanciamento e as professoras servem os pratos. Se o aluno for repetir comida, o prato e o talher são substituídos. “Seguindo esses protocolos conseguimos ter um retorno das aulas tranquilo, não tivemos nenhuma intercorrência, o funcionamento das escolas não interferiu nos números da contaminação em Araxá. Estamos no caminho certo, produzindo uma merenda escolar saudável e segura para os nossos alunos”, conclui Ivna.


CBMM INFORMA:

 


Produtos mineiros são destaques da Mostra de Artesanato do Senado

 



Evento, que nesta edição homenageia a região Sudeste, é uma iniciativa para promover e valorizar a economia criativa dos estados brasileiros, com apoio do Sebrae 


A abertura da Mostra de Artesanato da Região Sudeste, que acontece no Senado Federal, nesta desta terça-feira (28), destacou o potencial dos artesãos brasileiros como empreendedores criativos que contribuem para a preservação da identidade cultural brasileira e também geram emprego e renda. O evento faz parte do Ciclo “A internacionalização do Turismo Gastronômico e Economia Criativa como indutores do desenvolvimento regional”, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em parceria com a Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) e as unidades regionais do Sebrae nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 


As peças expostas no Senado Federal tiveram a curadoria do Sebrae nos estados. A produção artesanal do Rio de Janeiro, por exemplo, apresenta peças em cerâmica da artesã Euzi de Souza Licasalio (norte fluminense); macramês, de Yuki Satou (norte fluminense); tigelas decorativas em madeira, de Thomaz Brasil (região serrana); cachos de jequitibá, da artesã Mônica Carvalho (região metropolitana); oratórios feitos com osso de peixe, de Vera Lúcia Nascimento (região de Costa Verde), entre outras. A mostra do estado do Rio Janeiro foi organizada pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e pela Economia Criativa do Sebrae do Rio.


Durante a cerimônia, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou a importância da economia criativa brasileira para o país. “Hoje não tem nada que revele com tanta precisão, verdade e legitimidade a expressão de um povo como o nosso artesanato, o nosso turismo e nossa gastronomia”, declarou. Ele também aproveitou o momento para destacar o trabalho que foi feito nas unidades regionais do Sebrae para mobilizar as microrregiões na iniciativa. “A força do Sebrae está nessa capacidade de se conectar com as várias realidades do país e trazer rapidamente respostas às políticas nacionais”, declarou. 

 

A senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), também destacou a relevância da economia criativa para o Brasil. Ela defendeu a política externa como um importante vetor para desenvolvimento das regiões brasileiras, focadas nas potencialidades específicas de regiões carentes. “O Brasil talvez a nação em desenvolvimento com o maior potencial para se beneficiar das oportunidades que surgem da criatividade e da diversidade cultural das comunidades, da biodiversidade e belezas naturais”, declarou. 


A abertura do evento também contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae São Paulo, Wilson Poit. Ele destacou o papel do Sebrae na preparação dos empreendedores. “O Sebrae dá esse sinal que mais do que dar o peixe, é preciso ensinar a pescar, a sair da pobreza e ter mais dignidade. E essa exposição é o retrato do que os empreendedores e empreendedoras são capazes de fazer pela economia criativa”, pontuou. 


O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, por sua vez, falou como o artesanato tem sido uma atividade geradora de emprego para os brasileiros, principalmente em regiões mais carentes de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha. “O Sebrae tem atuado muito fortemente nessas comunidades por entender que o artesanato não é mais apenas uma alternativa de renda, mas é simplesmente a principal fonte de renda de muitas famílias”, comentou.

Os desafios de encarar a perda auditiva na terceira idade

 

  É fundamental ouvir bem para levar uma vida saudável na velhice




Nestes tempos difíceis em que vivemos, é preciso, acima de tudo, cultivarmos a alegria do convívio com familiares e amigos, e estarmos conectados ao mundo. Para quem chegou aos 60 anos, os desafios são ainda maiores: aceitar as limitações que a idade impõe e saber envelhecer. Para isso, é fundamental manter uma boa audição. Só assim é possível participar das conversas, curtir uma boa música e assistir a um programa na TV. A surdez é uma das mais cruéis dificuldades que afetam o dia a dia do idoso porque pode afastá-lo da vida em sociedade.

Com o passar do tempo, as células auditivas se degeneram devido ao desgaste natural do corpo. Mas não é só. Hábitos ruins que cultivamos ao longo da vida, como o contato frequente com sons altos e ambientes barulhentos, podem agravar o processo de perda auditiva, que é contínuo. Quanto mais essas células são perdidas, maior é a dificuldade auditiva. E pessoas que não escutam bem podem ter problemas de relacionamento, preferindo o isolamento, que pode levá-las à depressão e até à demência.

"Ainda percebemos uma forte resistência dos idosos em admitir a perda auditiva. Muitos relutam durante vários anos. Com isso, o convívio em família fica mais difícil. E entre casais, é um fardo pesado para o marido ou a esposa ter de conviver com alguém que finge simplesmente que a dificuldade de ouvir não existe. Por isso, é importante tentar convencer esses idosos a buscar tratamento. E para tal, o tratamento é a adaptação de aparelhos auditivos, que traz melhorias significativas na comunicação e na qualidade de vida", afirma a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia na Telex Soluções Auditivas.

O processo de perda auditiva é diferente em cada indivíduo. Depende de vários fatores, inclusive genéticos. No entanto, depois dos 65 anos, a perda auditiva, conhecida como presbiacusia, tende a ser mais severa. Por isso, o melhor é procurar um médico otorrinolaringologista aos primeiros sinais de dificuldade para ouvir.

"O uso diário do aparelho auditivo e o apoio da família são essenciais para que o idoso reduza a dependência e resgate a autoestima. Infelizmente, muitas vezes, quando se procura tratamento, o caso já ficou grave. A perda de audição é lenta e progressiva e, com o decorrer dos anos, se não for tratada, atinge um estágio mais avançado", explica a fonoaudióloga da Telex.

Cabe ao médico otorrinolaringologista examinar o paciente e ao fonoaudiólogo avaliar a audição e indicar qual tipo e modelo de aparelho auditivo é o mais indicado para cada caso.

"Cuidar da saúde auditiva é tão importante quanto cuidar do resto do corpo. E na área auditiva, a tecnologia cada vez mais avançada é uma grande aliada. Os modernos aparelhos auditivos digitais, bem pequenos, otimizam a audição, sem constrangimentos, e facilitam, inclusive, a interação com o mundo virtual, por meio de conexão sem fios com laptops, celulares e outros eletrônicos", conclui a especialista.

Sintomas que podem indicar os primeiros indícios de perda auditiva:

- Assistir à TV em volume mais alto do que as outras pessoas da casa, pedindo constantemente para aumentar o som;

- Não ouvir quando é chamado por uma pessoa que não está à sua frente ou que se encontra em outro cômodo;

- Comunicar-se com dificuldade quando está em grupo ou em uma reunião;

- Pedir com freqüência que as pessoas repitam o que disseram;

- Ouvir as pessoas falando como se elas estivessem sussurrando;

- Ficar embaraçado ao não entender o que outro diz pelo telefone;

- Dificuldade em comunicar-se em ambientes ruidosos, como no carro, no ônibus ou em uma festa;

- Fazer uso de leitura labial durante uma conversa;

- Família e amigos comentam que você não está ouvindo bem;

- Se concentrar muito para entender o que as pessoas falam.


Mais informações:

Assessoria de imprensa da Telex Soluções Auditivas

Ex-Libris Comunicação Integrada

Cristina Freitas (21) 99431-0001 - cristina@libris.com.br

UNIARAXÁ INFORMA:

 

UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


“Desenvolver autoestima é mais importante do que decorar a tabuada”, afirmam diretores da Teia Multicultural

 


Neuropsicopedagoga e mestre em pedagogia Georgya Corrêa e o empresário e diretor administrativo Lucas de Briquez, sócios da Teia Multicultural, explicam como a autoconfiança auxilia o ser humano na busca pela conquista de seus objetivos, seja durante a vida escolar ou posteriormente


Estudos recentes revelam que o desenvolvimento da autoestima está intrinsecamente ligado ao ambiente escolar e às experiências vividas no mesmo. A necessidade de potencializar as habilidades individuais, os dons, as múltiplas inteligências e a percepção clara de que cada pessoa tem seus pontos fortes é tão importante (ou mais) quanto desenvolver conhecimentos específicos sobre as diferentes áreas do conhecimento (matemática, geografia, língua portuguesa, etc.). 


Para o diretor executivo do Asas Educação e diretor administrativo e sócio da Teia Multicultural, Lucas de Briquez, os dois objetivos estão diretamente ligados. “No ensino tradicional, na educação padrão que as gerações passadas receberam e que infelizmente a grande maioria das crianças recebe até hoje, o grande motivador do processo de aprendizagem é o medo. Medo de não ir bem na prova, medo de reprovar, medo de não ser aceito e admirado pelos seus entes queridos”, conta. “Valorizamos o desenvolvimento da autoestima, para que reconheçam seus pontos fortes e também reconheçam suas dificuldades, para aprenderem a lidar com essas características afim de aprimorarem-se como seres humanos”.


O especialista em educação explica ainda que a autoestima atua como uma “camada protetora” para o aluno que, consequentemente, terá resultados significativos durante o percurso escolar, que se estendem para a fase adulta. “Se compreendermos que não somos excelentes em todas as áreas, e que está tudo bem sermos assim, podemos encarar melhor nossos desafios, entender nossas escolhas e nos fortalecermos quando estivermos diante de grandes decisões, como a escolha de uma carreira, por exemplo”, completa.


Já a neuropsicopedagoga e mestre em educação Georgya Corrêa explica o motivo de desenvolver determinadas habilidades emocionais e sociais, ainda na escola. 


“Porque é na escola que deve acontecer o desenvolvimento integral do estudante, ou seja, a educação por inteiro: mental (cognitivo), físico e emocional. O educador precisa ajudar o estudante a fortalecer esse desenvolvimento. Ou seja, supondo que o aluno seja bom em desenhar, a partir disso,  nas disciplinas que envolvam desenho, ele poderá aprimorar essa habilidade, utilizar sua potencialidade, suas possibilidades de atuação, e, consequentemente, se sentir mais confiante”, esclarece.


Por fim, ela afirma que o reconhecimento da inabilidade deixa de ser um problema se a autoestima estiver fortalecida. “Desenvolver autoestima é mais importante do que decorar a tabuada, pois é conhecendo e reconhecendo suas capacidades que poderá lidar inclusive com suas dificuldades e ter tranquilidade para perceber a necessidade de se dedicar com mais afinco a um determinado conteúdo escolar que não tenha essa facilidade, sem com isso ter um prejuízo emocional"  finaliza.

Polícia Militar realiza Blitz Educativa de Trânsito em Tapira

 



No último dia 28 de setembro de 2021, a Polícia Militar de Tapira deu continuidade à Campanha educativa de Trânsito juntamente com as crianças e docentes da Creche Municipal. Foram desenvolvidas várias atividades lúdicas relacionadas ao trânsito - blitz educativa, orientações quanto ao uso da cadeirinha, uso indevido de aparelho celular, obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e o significado das cores do semáforo. As crianças estavam caracterizadas e participaram ativamente da blitz entregando dicas de segurança aos condutores.


UNIARAXÁ INFORMA:

 


UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


COLUNA DO LUIS BORGES

 

2022 está logo ali

por Convidado    Convidado


*por Malco Camargos 

Ainda falta um ano para as eleições e as campanhas estão a todo vapor. De um lado, a situação representada pelo Presidente Jair Bolsonaro que, mesmo negando em comunicado à nação, age como um jogador apostando no “tudo ou nada”. Bolsonaro sabe que já não tem mais a quantidade de votos que teve outrora. Sabe que seu governo não entregou o que era esperado. Sabe que não deu conta de resolver os problemas do país. E, como sabe que irá perder as eleições, busca inimigos, busca culpados, busca justificativas para explicar o que não fez e, também, para tentar permanecer no poder por mais tempo.

De outro lado, nomes da oposição se colocam de maneira diferente no tabuleiro político. O líder da disputa no momento, o ex-presidente Lula, aposta em uma campanha retrospectiva, de comparação entre como era a vida enquanto ele era presidente e como é a vida agora. Usando e abusando de gatilhos de memória, Lula destacará os sonhos de um tempo versus as agruras do presente.

Além de Lula, a oposição conta também com outros nomes, mais ao centro, que buscam os chamados eleitores “nem-nem”- aqueles que não querem nem Lula, nem Bolsonaro. Pelo PSDB a disputa ainda está em níveis internos e, com a realização de prévias, o partido escolherá entre João Dória e Eduardo Leite. Ambos pré-candidatos têm como ponto forte do discurso a palavra “gestão”. O PSDB aposta que a falta de gestão do governo Bolsonaro pode fazer com que o eleitor aja de maneira mais racional em 2022 e valorize a capacidade de gestão tradicionalmente destacada pelos tucanos.

Mais próximo de Lula está Ciro Gomes, que busca polarizar com Bolsonaro mas fica muito perto do eleitor de esquerda que, no momento, prefere o ex-presidente Lula e deixa limitado o espaço de crescimento do pré-candidato do PSB.

Outro pré-candidato importante no momento é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O senador mineiro tem se apresentado como um conciliador e aposta na estratégia da pacificação como sendo o principal argumento para alavancar sua candidatura nos próximos meses.

Os últimos movimentos, principalmente após o dia 07/09, demostram que a terceira via terá que rever suas estratégias pois, por mais que tenha perdido força, Bolsonaro ainda mantém um percentual significativo de votos que dificilmente o deixa fora do segundo turno. Aos que buscam os eleitores “nem-nem” resta trabalhar para a união com outros candidatos ou apostar, eventualmente, em uma decisão da justiça que possa tirar do jogo um dos dois candidatos que lideram a disputa atualmente.

Parece longe mas, como podemos ver, 2022 está logo ali.

*Malco Camargos é Doutor em Ciência Política, diretor do Instituto Ver Pesquisa e Estratégia e professor da PUC Minas. 


CRONOGRAMA SERVIÇOS URBANOS - QUINTA, 30 DE SETEMBRO EM ARAXÁ

 


Operação Tapa-buracos

- R. Portal Veredas - Veredas da Cidade

- R. João Antônio da Mota - Vila Andrea

- R. Carmen de Oliveira Lara - Novo Santo Antônio

- R. Júlia Marta Guimarães - Mangueira 2

 

Limpeza, Capina e Manutenção

- Av. Pedro Honorato da Silva (Ecológica)

- Av. João Paulo II

- Av. Dâmaso Drummond

- Jardim Natália

- Bela Vista

- Francisco Duarte

- Santo Antônio

- Tiradentes

- Salomão Drummond

- Centro

 

Manutenção Iluminação Pública

- Alvorada


CBMM INFORMA:

 



Boletim Epidemiológico desta quarta-feira, 29 de setembro em Araxá

 




VAGAS SINE ARAXÁ: QUINTA, 30 DE SETEMBRO EM ARAXÁ

 


O interessado deve comparecer com Carteira de Trabalho, Identidade e CPF para se candidatar.

O Sine Araxá fica na Rua Dr. Franklin de Castro, nº 178, Centro - Telefones 3691-7046 e 3691-7049.

 

•          2 vagas - Açougueiro [Cód. 5820975] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho.

 

•          5 vagas temporárias (90 dias) - Ajudante de eletricista [Cód. 5818884] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.185,00.

 

•          1 vaga - Ajudante de estruturas metálicas (Ajudante de Calheiro) [Cód. 5865943] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, CNH "B" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Almoxarife [Cód. 5904513] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 4 X 4 (12 horas).

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Auxiliar administrativo [Cód. 5904456] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 4 X 4 (12 horas).

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Auxiliar administrativo [Cód. 5902250] - exige ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.400,00.

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Auxiliar de cozinha [Cód. 5894398] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Auxiliar de limpeza [Cód. 5885703] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho - SALÁRIO R$ 1.067,63.

 

•          1 vaga - Auxiliar de limpeza [Cód. 5913539] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.146,00.

 

•          2 vagas - Auxiliar de mecânica de manutenção [Cód. 5899969] - exige curso Técnico em Elétrica, Mecânica ou áreas afins (apresentar Certificado), CNH "B", disponibilidade para viagens e disponibilidade para trabalhar na fazenda em Perdizes/MG - SALÁRIO R$ 1.607,95.

 

•          1 vaga - Auxiliar mecânico de ar condicionado [Cód. 5886050] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e CNH "B" - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          2 vagas - Auxiliar mecânico de refrigeração [Cód. 5899740] - exige ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e CNH "B" - SALÁRIO R$ 1.300,00.

 

•          5 vagas - Caldeireiro [Cód. 5872016] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar).

 

•          1 vaga - Camareira [Cód. 5893224] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar).

 

•          3 vagas - Carpinteiro [Cód. 5858772] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 1.500,00.

 

•          1 vaga - Costureira [Cód. 5890539] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal.

 

•          1 vaga - Cozinheira [Cód. 5837740] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e disponibilidade de horários - SALÁRIO R$ 1.400,00.

 

•          1 vaga - Eletricista [Cód. 5888259] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar).

 

•          5 vagas - Eletricista [Cód. 5874499] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.800,00.

 

•          2 vagas - Eletricista [Cód. 5874599] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Elétrica (apresentar Certificado) e CNH "B" - SALÁRIO R$ 1.200,00.

 

•          1 vaga - Eletricista de máquinas agrícolas [Cód. 5867209] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Elétrica (apresentar Certificado), CNH "AB" e disponibilidade para residir em alojamento na cidade de Perdizes/MG - SALÁRIO R$ 2.855,00.

 

•          10 vagas - Eletricista [Cód. 5836679] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.423,00.

 

•          2 vagas - Eletricista - Ônibus [Cód. 5838579] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal - SALÁRIO R$ 3.600,00.

 

•          40 vagas - Eletricista [Cód. 5865602] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso NR 10 (apresentar Certificado) e disponibilidade de horários.

 

•          2 vagas - Eletricista auxiliar [Cód. 5874522] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.200,00.

 

•          1 vaga - Eletricista - Ônibus [Cód. 5849649] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e disponibilidade para viagens.

 

•          5 vagas temporárias (90 dias) - Eletricista de manutenção industrial [Cód. 5818930] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.800,00.

 

•          1 vaga - Empregada doméstica [Cód. 5904876] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          1 vaga - Empregada doméstica [Cód. 5915792] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          1 vaga - Empregada doméstica/Babá [Cód. 5908842] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e referências de empregos anteriores - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          1 vaga - Farmacêutico [Cód. 5798622] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e graduação em Farmácia (apresentar Certificado).

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Fiscal de prevenção de perdas [Cód. 5895112] - exige ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e disponibilidade de horários - SALÁRIO R$ 1.200,00.

 

•          1 vaga - Fonoaudiólogo [Cód. 5863817] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e graduação em Fonoaudiologia (apresentar Certificado) - SALÁRIO R$ 1.100,00 - Trabalha 1 hora por dia.

 

•          1 vaga - Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança - Rastreador veicular [Cód. 5778714] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B" e disponibilidade para viagens.

 

•          1 vaga - Instalador de som e acessórios de veículos [Cód. 5894521] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal - SALÁRIO R$ 1.500,00.

 

•          1 vaga - Instalador de som e acessórios de veículos [Cód. 5912936] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal - SALÁRIO R$ 1.184,00.

 

•          1 vaga - Marmorista [Cód. 5822972] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e disponibilidade para residir em alojamento na cidade de Perdizes/MG - SALÁRIO R$ 2.000,00.

 

•          5 vagas - Mecânico de equipamentos industriais [Cód. 5872074] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar).

 

•          1 vaga - Mecânico de manutenção de máquinas agrícolas [Cód. 5867168] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Mecânica (apresentar Certificado), CNH "AB" e disponibilidade para residir em alojamento na cidade de Perdizes/MG - SALÁRIO R$ 2.090,00.

 

•          1 vaga - Mecânico de manutenção de máquinas agrícolas [Cód. 5897431] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e disponibilidade para residir em alojamento na fazenda - SALÁRIO R$ 2.650,00.

 

•          1 vaga - Mecânico de manutenção de máquinas em geral [Cód. 5881220] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal, curso Técnico em Mecânica (apresentar Certificado), cursos de NR 12, 33 e 35 (apresentar Certificados) e CNH "AB".

 

•          1 vaga exclusiva para pessoas com deficiência (Apresentar Laudo Médico) - Mecânico de manutenção de máquinas (Linha Amarela) [Cód. 5904350] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 4 X 4 (12 horas).

 

•          1 vaga - Mecânico de máquina agrícola (Colhedeira K3) [Cód. 5867123] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Mecânica (apresentar Certificado), CNH "AB" e disponibilidade para residir em alojamento na cidade de Perdizes/MG - SALÁRIO R$ 2.855,00.

 

•          1 vaga - Mecânico de máquina agrícola [Cód. 5830201] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, CNH "B" e disponibilidade para residir em alojamento na cidade de Tapira/MG - SALÁRIO R$ 1.500,00.

 

•          1 vaga - Mecânico de máquinas pesadas [Cód. 5818598] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho - SALÁRIO R$ 2.216,28.

 

•          6 vagas - Montador de andaimes [Cód. 5860746] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.600,00.

 

•          1 vaga - Motofretista [Cód. 5913614] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e CNH "A" - SALÁRIO R$ 1.185,00.

 

•          1 vaga - Motorista de caminhão-guincho leve [Cód. 5830281] - exige CNH "D" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 1.595,40.

 

•          6 vagas - Motorista de caminhão-guincho pesado com munk [Cód. 5892778] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, CNH "D" e disponibilidade para viagens.

 

•          1 vaga - Motorista de ônibus rodoviário [Cód. 5901877] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "D", curso de Transporte de Passageiros, disponibilidade para realizar viagens e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 5 x 1 - SALÁRIO R$ 2.205,00.

 

•          1 vaga - Motorista de ônibus urbano [Cód. 5915393] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "D" e curso de Transporte de Passageiros - SALÁRIO R$ 1.784,47.

 

•          1 vaga - Motorista entregador [Cód. 5865829] - exige CNH "AD" - SALÁRIO R$ 1.329,19.

 

•          1 vaga - Nutricionista [Cód. 5798642] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e graduação em Nutrição (apresentar Certificado).

 

•          3 vagas temporárias (90 dias) - Oficial de serviços gerais [Cód. 5897437] - exige ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.200,00.

 

•          1 vaga - Oficial de serviços gerais [Cód. 5858937] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal - SALÁRIO R$ 1.250,00.

 

•          4 vagas - Operador de caixa [Cód. 5913710] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 12 X 36 - SALÁRIO R$ 1.230,00.

 

•          1 vaga - Operador de empilhadeira [Cód. 5915888] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e CNH "B - SALÁRIO R$ 2.500,00.

 

•          1 vaga - Operador de escavadeira hidráulica [Cód. 5852545] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal, ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar) e CNH "D".

 

•          1 vaga - Operador de escavadeira hidráulica [Cód. 5906919] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 4 X 4 (12 horas).

 

•          2 vagas - Operador de guindaste fixo [Cód. 5799198] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, CNH "D" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 2.200,00.

 

•          4 vagas - Operador de máquinas pesadas [Cód. 5865623] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar), curso de Operador Manipulador Telescópico e curso NR 12 (apresentar Certificados), CNH "D" e disponibilidade de horários.

 

•          1 vaga - Operador de pá carregadeira [Cód. 5906896] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 4 X 4 (12 horas).

 

•          1 vaga - Operador de retro-escavadeira [Cód. 5793272] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, CNH "B" e disponibilidade para residir em alojamento na cidade de Tapira/MG - SALÁRIO R$ 1.500,00.

 

•          1 vaga - Operador de tráfego (Noturno) [Cód. 5901523] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal, CNH "D" e disponibilidade para trabalhar em escala de turno 2 x 2 – SALÁRIO R$ 1.504,61.

 

•          2 vagas - Pedreiro [Cód. 5906796] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho - SALÁRIO R$ 2.000,00.

 

•          8 vagas - Pedreiro [Cód. 5762892] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.857,50.

 

•          5 vagas - Pedreiro [Cód. 5895408] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino fundamental completo (apresentar Histórico Escolar) - SALÁRIO R$ 1.754,80.

 

•          4 vagas - Pedreiro [Cód. 5858804] - - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 1.500,00.

 

•          1 vaga - Pintor de automóveis [Cód. 5907196] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal e CNH "B".

 

•          1 vaga - Projetista de ferramentas [Cód. 5888361] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e graduação em Mecânica (completo ou cursando).

 

•          5 vagas - Soldador [Cód. 5872086] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar).

 

•          2 vagas temporárias (120 dias) - Soldador [Cód. 5872536] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 2.000,00.

 

•          1 vaga - Soldador/Solda MIG [Cód. 5853851] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B" e disponibilidade para viagens.

 

•          1 vaga - Supervisor administrativo de pessoal [Cód. 5913952] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, graduação em Psicologia, Administração ou áreas afins (apresentar Certificado), CNH "B", disponibilidade para viagens e disponibilidade para residir na cidade de Bambuí/MG - SALÁRIO R$ 3.000,00.

 

•          1 vaga - Técnico de qualidade [5865737] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Mecânica (apresentar Certificado) e disponibilidade de horários.

 

•          1 vaga - Técnico em agrimensura [5910405] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Agrimensura (apresentar Certificado), CNH "B" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 2.000,00.

 

•          2 vagas - Técnico em segurança do trabalho [5872107] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e curso Técnico em Segurança do Trabalho (apresentar Certificado).

 

•          1 vaga - Técnico em segurança do trabalho [5820835] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Segurança do Trabalho (apresentar Certificado), CNH "B" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 2.246,95.

 

•          1 vaga - Técnico em segurança do trabalho [5915418] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Segurança do Trabalho (apresentar Certificado), CNH "B" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 2.000,00.

 

•          1 vaga - Técnico em segurança do trabalho [5828718] - exige três meses de experiência em carteira de trabalho ou informal, curso Técnico em Segurança do Trabalho (apresentar Certificado) e CNH "B" - SALÁRIO R$ 1.554,00.

 

•          1 vaga - Técnico em segurança do trabalho [5820671] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, curso Técnico em Segurança do Trabalho (apresentar Histórico Escolar), CNH "A" ou "B" e veículo próprio (carro ou moto) - SALÁRIO R$ 2.350,00.

 

•          1 vaga - Torneiro mecânico [Cód. 5789374] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho - SALÁRIO R$ 2.000,00.

 

•          1 vaga - Vaqueiro inseminador [Cód. 5818447] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho.

 

•          2 vagas - Vendedor - no comércio de mercadorias [5902421] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "AB" ou CNH "D" e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 1.200,00.

 

•          4 vagas - Vendedor de consórcio [5818631] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar).

 

•          1 vaga - Vendedor interno [5912912] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar) e CNH "A" ou "B" - SALÁRIO R$ 1.184,00.

 

•          2 vagas - Vendedor de serviços [5904009] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "A" ou "B", veículo próprio (carro ou moto) e disponibilidade para viagens.

 

•          1 vaga - Vendedor pracista [5869463] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), veículo próprio (carro ou moto), CNH condizente com o veículo e disponibilidade para viagens - SALÁRIO R$ 1.100,00.

 

•          1 vaga - Vendedor pracista [5854008] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho ou informal, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "B", carro próprio e disponibilidade para viagens.

 

•          2 vagas - Vendedor pracista [5851775] - exige seis meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo (apresentar Histórico Escolar), CNH "A" e disponibilidade para viagens.