A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country será
realizada em Araxá – referência mundial na produção de Nióbio (metal utilizado
na indústria de alta tecnologia). E os UTV’s produzidos com o material estão
confirmados neste grid e trazem algumas evoluções tecnológicas
Daqui a 20 dias, pilotos e
navegadores do rali nacional chegam à Araxá (MG), para a quarta edição do Rally
Minas Brasil, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country CBM e
CBA. A prova será realizada entre os dias 09 e 12 de março, na cidade mineira
conhecida por abrigar a planta industrial da CBMM, líder mundial na produção e
comercialização de produtos de Nióbio. Utilizado em aplicações de alta
tecnologia e que demandam elevada resistência, o Nióbio foi empregado na
fabricação dos UTVs EXO Nb, desenvolvidos pela Giaffone Racing em parceria com
a CBMM. A linha EXO Nb conta com dois modelos: motor a etanol e outro em versão
híbrida (etanol e elétrica), nomeado de EXO Nb-Hybrid. Ambos foram lançados em
2021, com estreia no Sertões. Para a
temporada 2022 do Campeonato Brasileiro, os EXO Nb receberam melhorias:
ganharam chassi com tubos de menor espessura e diâmetro, o que reduziu o peso
total sem comprometer a segurança. Também passam a contar com discos de freio
de aço inox microligado ao Nióbio. No motor, o distribuidor recebeu peças com o
metal em uma tecnologia específica para engrenagens. Outras aplicações estão em
desenvolvimento e serão incorporadas mais adiante. A Giaffone Racing e CBMM
preparam ainda o lançamento de uma versão 100% elétrica. “Com todos os
aprimoramentos, chegamos a um carro mais leve e, portanto, de melhor
desempenho, além de um menor consumo de combustível, sem impactar nos
requisitos de segurança”, explica o analista de desenvolvimento de mercado
da CBMM, Érico França. Para o Rally Minas Brasil, dois UTV’s EXO Nb estão
confirmados, com as duplas Rafael Cassol e Minae Miyauti, e José Hélio e Ramon
Sacilotti. Um terceiro EXO Nb será colocado nas trilhas, mas os tripulantes
ainda seguem em definição. Para o
diretor da Giaffone Racing, Zequinha Giaffone, “esse projeto é uma vitrine e
serve como importante campo de prova para que grandes empresas possam testar
essas tecnologias e se beneficiar com a performance desses novos materiais.
Estamos muito otimistas com os avanços dessa parceria”, conclui. Organizado
pela Rallymakers, o 4º Rally Minas Brasil terá percurso de cerca de 500
quilômetros, divididos em dois trechos cronometrados (especiais). As inscrições
para a prova estão abertas para as categorias motos, quadriciclos, UT’s e
carros, e podem ser feitas no www.rallymakers.com.br.
O 4º
Rally Minas Brasil começa no dia 09 de março, com as vistorias técnicas e
administrativas. No dia 10, os participantes fazem o shakedown, o
prólogo – definição da ordem de largada para a 1ª etapa – e largada promocional
(apresentação e saudação ao público). Nos dias 11 e 12, é hora de ligar os
motores e acelerar fundo em busca do menor tempo na competição.
E para saber mais sobre a CBMM e a tecnologia do Nióbio, acesse
cbmm.com/pt/media-center. E nas redes sociais @cbmm_oficial /
facebook/cbmmoficial
O
4º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers com apoio da Prefeitura
Municipal de Araxá, Transmáquinas, Ghia Investimentos, Bompack e Jeep Clube
Araxá. Supervisão: CBM, CBA, FMEMG e FMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário