sexta-feira, 1 de abril de 2022

Coluna do Daniel de Freitas

 



Combustíveis e inflação 

 

O sistema, ou a máquina administrativa brasileira, que foi comandado(a) pela esquerda corrupta por mais de 30 anos deixou de herança para nós, brasileiros,  algumas verdadeiras armadilhas. Armadilhas criadas por incompetência na gestão dos bens públicos e por corrupção.

No caso que vou abordar aqui, a Petrobrás, eu entendo que essa empresa foi vítima principalmente da corrupção, mas há muito de incompetência também.

No governo de FHC, nos anos de 2000/2001, buscando seguir o mesmo caminho que trilharam as Teles brasileiras, o governo vendeu parte da Petrobrás na bolsa de valores de Nova York.

Ressalto aqui que as receitas obtidas com essas privatizações, tanto das Teles, como da Petrobrás, foram muito mal aplicadas, para não dizer que boa parte foi surrupiada e usada para comprar o Congresso. E aproveito o tema para afirmar que, desde o final do governo militar, em 1985, temos um Congresso Nacional cuja maioria só pensa em seus próprios interesses e em se locupletar com os altos impostos que pagamos. O Congresso não vem cumprindo com a sua finalidade de representar os interesses da nação. Temos que derrubar essa súcia de parlamentares e todos os seus comparsas e isso temos que fazer pelo voto.

Em 2016, com o objetivo de camuflar a roubalheira que ocorreu na Petrobrás, a diretoria petista, quis imprimir um cunho de seriedade à empresa, tentando obter aprovação de seus balanços falsos, aprovou o tal PPI (Preço de Paridade de  Importação)em que os preços da gasolina, do diesel, gás e de outros produtos  passaram a acompanhar os preços do petróleo no mercado internacional. E, com essa medida, enterrou de vez a possibilidade da Petrobrás cumprir com sua finalidade social. Em 2016, na gestão esquerdista de Pedro Parente, a Petrobrás assinou um acordo com o CADE (Conselho de Desenvolvimento Econômico) em que se comprometeu em cumprir o PPI, para não atrapalhar a abertura do mercado interno aos interesses de empresas estrangeiras, uma vez que houve uma abertura do mercado interno à interessados nacionais e estrangeiros.

Ao mesmo tempo a Petrobras criou um sistema de premiação milionário aos seus diretores e aos integrantes dos Conselhos superiores da empresa. Premiação alicerçada nos resultados econômicos da empresa. Lógico que os gestores da empresa não querem que os lucros monstruosos da Petrobrás diminuam. Que se lasque a economia do país,  desde que eles fiquem cada vez mais milionários.

Hoje a Petrobrás alega que não pode alterar a regra do PPI,  pois há o risco dos acionistas estrangeiros entrarem na justiça, que não pode descumprir o acordo com o CADE e, obviamente, a direção e conselheiros não querem ver reduzidos seus prêmios (calculados com base nos lucros da empresa).

Dito isso e sabedores que o Brasil transporta mais de 80% de suas cargas usando a energia do petróleo, está fechado um círculo vicioso. Esse círculo que gera alta em todos os produtos, tem como consequência a inflação também alta e impede o desenvolvimento do país.

Isso facilita sobremaneira o retorno dos esquerdopatas que esculhambaram o Brasil  nas últimas décadas.

Bolsonaro tem envidado todos os esforços para reparar essa aberração que é hoje a Petrobrás, bem como tem lutado contra a máquina aparelhada pela esquerda, que tem outras muitas aberrações como essa. Para consertar nosso Brasil o Presidente precisa do nosso apoio. Temos que procurar eleger novos candidatos para a Câmara Federal e para o Senado, que estejam comprometidos com a honestidade e com os interesses da sociedade. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário