sexta-feira, 1 de abril de 2022

Queda de cabelo: saiba quando você deve começar a se preocupar

 


Dermatologista da Unimed Araxá explica ainda os tratamentos e as causas mais comuns

Você pode até não perceber, mas os fios não crescem de forma contínua na sua cabeça. Neste momento existem fios em diversas fases de crescimento. Proporcionalmente, entre 85% a 90% dos fios estão crescendo ativamente. Assim, 10% a 15% dos fios estão em repouso ou queda. “Como temos em torno de 100 a 150 mil folículos pilosos no couro cabeludo, é considerada normal a perda de 100 a 150 fios diariamente. Quando o número de fios está acima deste limite, podemos identificar um processo capilar de queda, que precisa ser avaliado”, ressalta a dermatologista da Unimed Araxá, Bianca Freitas Calil.

Existem alguns fatores que podem interromper esse processo de crescimento e acelerar a perda dos fios. Um deles é chamado eflúvio telógeno. “O eflúvio telógeno é uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo e o estresse metabólico é um dos grandes responsáveis por desencadeá-lo”, explica Dra. Bianca.

Alguns dos fatores que podem desencadear esse estresse metabólico são:

- Estresse e ansiedade;

- Trauma físico, cirurgias e febre;

- Perda de peso, mudanças na dieta e pós-parto;

- Alterações hormonais como menopausa e doenças tireoidianas;

- Deficiências nutricionais, como a de ferro;

- Infecções como dengue, sífilis, infecções do trato urinário e Covid, essa última chegando a afetar um em cada quatro infectados.

Diagnóstico

Várias questões devem ser avaliadas na queda capilar, além de uma anamnese detalhada. Uma delas é o exame físico, para descartar doenças como dermatite seborreica e psoríase, que podem levar à inflamação do couro cabeludo e gerar quedas; e também doenças autoimunes como a alopecia areata, que muitas vezes requer intervenção médica com aplicação de medicamentos. A química capilar também pode gerar fratura e queda dos fios. “Nestes tempos de pandemia, quando muitos ficaram em home office, muita gente começou a observar fios caindo, porém na quantidade normal, mas se assustaram com isso”’, conta a dermatologista.

Tratamento

 Existem diversos tratamentos de acordo com a causa da queda capilar, como a suplementação de vitaminas, uso de xampus adequados, ajuste da frequência de lavagem e o uso de produtos para massagem e hidratação dos fios, de acordo com o tipo de cabelo. “É importante também evitar o uso de água muito quente para lavagem de fios. O uso de condicionador e máscaras capilares deve ser da orelha para baixo e não na raiz, além de não dormir com o cabelo molhado. Outra dica que pode ajudar na queda, dependendo da causa, é o uso de chá concentrado de alecrim no couro cabeludo, 20 minutos antes da lavagem. O fundamental é procurar um médico especialista, como o dermatologista, que irá orientar o tratamento correto, de acordo com a causa de cada queda”, finaliza.

Unimed Araxá

A Unimed Araxá atua na região há 32 anos. Tem atualmente 200 médicos cooperados das mais diversas especialidades, com aproximadamente 25 mil clientes, 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha, além de atender cerca de 15 mil beneficiários de intercâmbio.

Desde 2017 a Unimed Araxá tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou sua Clínica Multidisciplinar que tem atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.

A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta. 

 

 Daniel Nacati

Assessor de Comunicação / Unimed Araxá
(34) 9.8893-8809

Nenhum comentário:

Postar um comentário