Em função da mudança no cenário mundial por causa da
pandemia da Covid-19, o setor de turismo e hotelaria também teve alterações e
adequações criteriosas para continuar em atividade. Com exclusividade a
reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, conversou com Diretora Comercial e Marketing do
Grupo Tauá, Lizete Ribeiro. Confira a entrevista a baixo:
JORNAL INTERAÇÃO - Como a senhora analisa
esse momento de pandemia para o setor hoteleiro, especificamente, para o Grupo
Tauá e para o setor do turismo?
LIZETE
RIBEIRO - “Hoje o turismo
representa 8% do PIB e todo setor estava com grande expectativa para este ano.
Porém, durante a paralisação, criamos um comitê onde foram estudados métodos
baseados nas tendências mundiais de prevenção, todas as mudanças das normas,
mercado e das tendências, foram acompanhadas de perto. Além disso, realizamos
uma melhora no produto para continuarmos em crescimento”.
JORNAL INTERAÇÃO - O que mudou para o Grupo Tauá em relação
a atividade hoteleira, mercado, colaboradores, parceiros e projetos, como a
Páscoa Iluminada?
LIZETE RIBEIRO - “Nos
preocupamos com a saúde e o bem-estar dos hóspedes e colaboradores, então
investimos em equipamentos e materiais exclusivos para que a retomada seja
feita de forma segura. O grande diferencial no mercado hoteleiro nacional é a
utilização de máquinas de ozônio que faz o tratamento da desinfecção dos
apartamentos após a saída dos hóspedes, e o túnel de desinfecção, que utiliza
produto homologado pela ANVISA, por onde passam todos os funcionários do Grupo.
Precisamos garantir que todos estejam seguros e se sintam confortáveis para se
hospedar e trabalhar em nossos hotéis”.
JORNAL INTERAÇÃO - Os eventos que aconteceriam no começo
deste ano, foram remarcados para o segundo semestre, o que vai mudar? O prejuízo
foi grande? Tiveram demissões? O que esperar do futuro do setor?
LIZETE RIBEIRO - “A
reabertura será de forma gradual com processos rigorosos de limpeza e
segurança. Infelizmente, o setor do
turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19, tivemos 40% dos
nossos Emocionadores desligados. Mas, quando tudo estiver consolidado e o
mercado voltar à normalidade tentaremos recontratar os funcionários que foram
atingidos.
Com o nosso comitê conseguimos tomar atitudes rápidas,
assertivas e eficazes. Sabemos que isto vai passar e sairemos mais fortalecidos
desta crise. Não cancelamos os nossos projetos e sim remarcados”.
JORNAL INTERAÇÃO - Qual a mensagem e orientação que a
senhora dá para Araxá, parceiros,
terceiros, colaboradores e hóspedes?
LIZETE RIBEIRO - “
Estamos nos preparando para abrir em julho, com o melhor do nosso atendimento,
mas aguardamos a liberação dos órgãos locais. Nossos Emocionadores foram
amplamente treinados para atender com segurança. No check-in entregamos um kit
com a Cartilha de Boas Práticas COVID-19 Tauá, máscara e álcool em gel e
durante todo período de hospedagem, será obrigatório o uso de máscara para o
deslocamento pelas áreas do resort. Haverá totens de álcool em gel disponíveis
em todos os pontos de circulação de hóspedes. Estamos seguindo todas as
recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e
da ANVISA contra a COVID-19. Neste momento credibilidade e segurança são
fundamentais”, finalizou a Diretora
Comercial e Marketing do Grupo Tauá, Lizete Ribeiro.