sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Luiz Humberto França estreia 'CONTRAPONTO': Jornalismo opinativo e independente - Vale a pena conferir!

 


PROGRAMA CONTRAPONTO ESTREIA DEBATENDO TEMAS RELEVANTES PARA COMUNIDADE

 

Opinativo e independente. É dessa forma que nasce um novo programa jornalístico em Araxá, o Contraponto, projeto do jornalista e escritor Luiz Humberto França em parceria com o estúdio de Alan Tannús. Na estreia, no dia 18, França recebeu 3 convidados para debater o assunto: existe turismo em Araxá? Participaram o ex-secretário de turismo, Leandro Haddad, o presidente do sindicato do setor hoteleiro, Mario Marques e a empresaria da Rotas Turismo Marinez Gotelip. No fim do encontro foi avaliado por todos, que existe potencial em Araxá só que o futuro do setor passa pela inovação e depende da mobilização da iniciativa privada.

 

Nesta semana o assunto foi Coronavirús, verdades e mentiras. O debate envolveu o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Leandro Oliveira, Mário Marques, membro do comitê municipal de enfrentamento a Covid 19 e o jornalista Eduardo Santana, que já atuou em várias de emissoras de rádio do pais e hoje trabalha em Araxá.  Dr. Leandro falou da ocupação dos leitos normais e de UTI da Santa Casa e da dificuldade de se contratar profissionais de saúde. Todos alertaram para a importância de não se relaxar na prevenção e preocupação em relação a variante da doença que já chegou a 3 estados da Região Sudeste. Segundo o representante do Comitê, em caso de agravamento da situação o lockdown poderá ser adotado em Araxá.

 

O programa é exibido toda quarta feira as 19 horas e pode ser acessado pelo Youtube, Facebook e Instagram. A partir do dia 3 de março, será ao vivo e em novo cenário. O patrocínio e da Vecol- Terraplenagem e Pavimentação, Plena- Engenharia de Segurança, Santa Clara Louças Sanitárias e apoio da Ambientá- Movéis e Decoração.



CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI


Boletim Epidemiológico de Araxá - MG, desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro

 FONTE : Comitê de enfrentamento à Covid - 19 em Araxá:

Nesta data mais uma morte causada pela doença em Araxá, foi registrada. Trata-se de um homem de 50anos de idade. Agora, até este dia 19 de fevereiro de 2021, o município de Araxá tem oficializados 70 óbitos por Covid-19.





Por 364 votos a 130, Câmara decide manter preso o deputado Daniel Silveira

 




A Câmara decidiu nesta sexta-feira (19) manter preso o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro. Por 364 votos a 130 (houve 3 abstenções), o plenário da Casa confirmou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que mandou prender o deputado após a publicação de um vídeo com ataques aos ministros da corte e defesa ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), que deu início ao período mais autoritário da ditadura. 

CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI


Mais de 11 mil brasileiros já se inscreveram na maior conferência mundial sobre ancestralidade

 


A RootsTech oferece entretenimento, treinamentos e informações genealógicas, ajudando as pessoas a encontrarem suas raízes e reconstruírem suas histórias; Entre os palestrantes, estão os brasileiros Tita (treinador e ex-jogador) e Bruna Benites (zagueira do Internacional), além de Lugano (ex-jogador uruguaio e superintendente do SPFC) e Nick Vujicic (orador motivacional)

Desde 2011, a RootsTech é realizada presencialmente no mês de fevereiro em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos. Em 2020, a conferência, organizada ainda antes da pandemia, reuniu mais de 25 mil participantes com o objetivo de apresentar conteúdo que ajude as pessoas a obterem mais informações sobre a própria genealogia e histórias de suas famílias.

 

Em 2021, devido ao cenário atual, o evento acontecerá pela primeira vez de forma online e gratuita. Nas edições anteriores, o valor do ingresso chegava a custar 200 dólares. Neste ano, a conferência passa a ser chamada de RootsTech Connect e conta com a participação de mais de 500 palestrantes, de diferentes países incluindo do Brasil. Até o momento cerca de 320 mil pessoas já se inscreveram, de mais de 224 países e territórios. Todo o conteúdo disponível será dublado ou legendado em Português.

 

“Celebraremos culturas e tradições de todo o mundo, com atividades das quais o público poderá participar no conforto de casa - como demonstrações de culinária local, narração de histórias e apresentações musicais”, comenta Steve Rockwood, CEO do FamilySearch International, empresa organizadora da conferência.

 

Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, os inscritos poderão acompanhar além das palestras, aulas gravadas em diferentes idiomas. Na língua portuguesa serão mais de 50 vídeos didáticos com temas específicos sobre como fazer a genealogia da família e descobrir mais informações sobre os ancestrais. Entre os palestrantes, estão os brasileiros ‘Tita’ - Milton Queiroz da Paixão, treinador e ex-jogador de futebol e da Seleção Brasileira, e Bruna Benites, zagueira do Internacional e também da Seleção Brasileira. O palestrante motivacional Nick Vujicic também estará no evento, assim como o uruguaio Lugano, ex-jogador e superintendente do São Paulo e ex-zagueiro da Seleção Uruguaia.

 

Todo o portal do evento estará disponível em onze idiomas: português, inglês, espanhol, chinês, coreano, russo, entre outros. Durante as transmissões, os inscritos poderão também acessar diferentes opções no portal, como atendimento personalizado durante as palestras, além de ferramentas para trocas de mensagens com os demais participantes. Ao fim de cada apresentação será possível ainda interagir com os palestrantes. Ao total, serão três dias de conteúdos ricos e entusiasmantes que estarão disponíveis para serem acessados a qualquer momento.

As inscrições para a conferência podem ser realizadas em rootstech.org

 

Como é realizada a busca pelas informações

O Brasil hoje é um dos países que mais acessa a plataforma FamilySearch em busca de informações sobre antepassados. No ano passado, durante a pandemia, a procura por esses dados por parte dos brasileiros aumentou 20% em relação a 2019. Em toda a América Latina, os acessos do país ao portal representam cerca de 40% do total. “O Brasil é de longe o que mais pesquisa genealogia e história da família na região. Muitas vezes em busca de mais informações para os processos de reconhecimento de cidadanias e formação da árvore genealógica”, diz Fábio Falcão Lucas, Gerente Geral do FamilySearch no Brasil. 

 

Doação de documentos e registros

A plataforma FamilySearch tem parcerias e oferece acesso gratuito à registros de diversos custodiantes nacionais (arquivo nacional, arquivos estaduais, registros católicos, cartórios, cemitérios, etc). No Brasil, por exemplo, apenas no Rio de Janeiro – uma cidade histórica e imperial –, estão sendo digitalizados mais de 100 milhões de documentos com dados dos imigrantes que chegaram ao país entre os anos 1823 e 1980. O portal ajuda a reconstruir a história de uma nação.

 

A importância de entender de onde viemos

Reforçar a conexão com os ancestrais é fundamental para que os relacionamentos familiares perdurem é um dos objetivos da Rooststech Connection. "Ao compartilhar descobertas, histórias, fotografias e outras lembranças, as pessoas criam laços e fortalecem o amor entre os membros da família. Nesse sentido, a pesquisa genealógica é muito mais do que apenas pesquisar nomes, datas e lugares. O serviço gratuito do FamilySearch ajuda esse processo de conexão. Esse serviço mundial oferece as ferramentas tecnológicas para ajudar os usuários a descobrir, reunir e vincular gerações, sejam elas do passado, presente ou futuro”, finaliza Fábio Falcão Lucas.

Crise de influência digital: e agora?

 


O programa televisivo Big Brother Brasil (BBB) é conhecido por proporcionar o aumento da visibilidade da maioria de seus participantes. Quem entra na “casa mais vigiada do país” – como é conhecido o local onde os integrantes de cada edição permanecem durante cerca de 3 meses –, costuma ver o número de seguidores e fãs aumentar significativamente nas redes sociais. Na edição atual, no entanto, temos visto acontecer justamente o contrário: após ser acusada de praticar bullying contra o participante Lucas Penteado, a rapper Karol Conká tem sido “cancelada” por milhares de internautas. O comportamento reprovável da artista no programa já está reverberando negativamente: o número de seguidores em suas redes sociais despencou e algumas de suas apresentações musicais foram canceladas.

A crise em torno da imagem de Karol Conká sinaliza um ponto importante para profissionais de comunicação e marketing: é preciso saber lidar adequadamente com situações como a da cantora. Crises de imagem podem afetar qualquer pessoa ou marca que possua visibilidade – desde microinfluenciadores até grandes empresas – e costumam avançar rapidamente. Em menor ou maior grau, sempre há consequências negativas – como demonstra o caso de Karol.

Não é possível estar 100% preparado para uma crise de imagem, mas há direcionamentos que auxiliam profissionais de comunicação e marketing a gerenciarem esse tipo de situação. Confira algumas dicas importantes para prevenir e contornar crises de influência digital.

1)  Crie um comitê de gestão de crises. A melhor forma de prevenir crises de imagem é instaurar uma equipe para mapear situações que possam prejudicar a reputação da empresa. É recomendável que o comitê em questão seja composto por profissionais estratégicos, tais como diretores, coordenadores, advogados e assessores de comunicação e marketing. A partir das discussões levantadas por esses profissionais, é possível elaborar, inclusive, um manual contendo direcionamentos e orientações em casos de deslizes por parte da empresa.

2) Saiba o que seu público está falando sobre você. Com a democratização do acesso à internet e a popularização das redes sociais, temos a possibilidade de opinar mais nessas plataformas. Ao mesmo tempo que isso é bom para as marcas – pois estas podem dialogar mais facilmente com seus públicos –, também pode se tornar um problema quando elas cometem algum erro. Se uma empresa “pisa na bola”, em questão de segundos o deslize pode ser disseminado para milhares de pessoas por meio de postagens e compartilhamentos, provocando uma crise de grandes proporções. Por isso, é necessário monitorar constantemente as menções e os comentários e mensagens relacionados à marca nas redes sociais.

3) Admita o erro e se responsabilize por ele. Errar é humano! Nenhuma organização ou influenciador está livre de “dar uma mancada” em determinado momento. Em situações nas quais a crise já se instaurou, o posicionamento mais adequado é admitir o erro e buscar soluções. Analisemos a situação delicada de Karol Conká no BBB: caso a rapper, após ter cometido as primeiras agressões psicológicas contra Lucas, tivesse se dado conta de sua má conduta, pedido desculpas ao participante e modificado seus comportamentos, possivelmente a crise em torno de sua imagem seria minimizada. É importante lembrar que, nessas situações, não basta admitir o erro; é fundamental se responsabilizar por ele e buscar soluções o mais rápido possível!

4) Transforme a crise em uma causa. Sabemos que admitir o erro é o primeiro passo para gerenciar uma crise de imagem, e que a responsabilização vem depois disso. Há, ainda, um terceiro passo: usar a crise a favor da marca. Organizações que gerenciam o erro e demonstram que aprenderam com ele têm maiores chances de serem perdoadas. Nesse sentido, uma alternativa para a cantora seria mudar de posicionamento e passar a apoiar as causas do ex-participante. Todavia, é importante ressaltar que, para serem efetivas, as ações subsequentes à crise precisam ser genuínas. Caso contrário, o público perceberá e o efeito será contrário – ou seja, a crise poderá ficar ainda pior!

Autor: Raphael Moroz é jornalista e psicólogo e possui mestrado em Comunicação e Linguagens. Atua como professor-tutor do curso de graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.