Está no ar desde o ano de 2019 o site “Não me Perturbe” uma iniciativa das operadoras de telefonia móvel e de telefones fixos, o cadastro foi criado após debate das principais empresas de telefonia do Brasil que se reunirão para discutir boas práticas e padronização do atendimento, desta maneira o objetivo do cadastro é evitar ligações indesejadas e o excesso de ligações que tem sido um dos principais motivos de reclamação do PROCON.
Bloquear Ligações de Bancos Agora é Possível
A partir desta quinta feira dia 02 de janeiro de 2020 o serviço passa a ser estendido para aposentados que não desejam receber ligações de bancos, é preciso fazer o cadastramento no site do PROCON [ww.bloqueio.procon.sp.gov.br] e fornecer o número do CPF, veja mais informações sobre bloqueio de ligações indesejadas no nosso artigo.
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) desde abril do ano de 2009 (dois mil e nove) disponibiliza em sua plataforma na internet um serviço que permite aos consumidores fazer cadastramento para não receber chamadas indesejadas, o serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) recebe o mesmo nome “Não Perturbe PROCON” e também faz bloqueio de ligações de instituições financeiras, cartões de crédito e bancos, os consumidores que desejarem fazer o bloqueio apenas das ligações de empresas de telecomunicações devem agora preencher a ficha no site “Não me Perturbe”
O site “Não me Perturbe” foi criado pelas prestadoras de serviço de telecomunicações e telefones móveis, telefones fixos ,T.V. por assinatura e internet Agar Telecom, Sercomtel Soluções Completas, Net Claro e Embratel, Sky, Nextel, Tim, Oi e Vivo. No site “Não me Perturbe” é possível fazer o cadastramento para bloqueio do número de celular ou telefone fixo, solicitar bloqueio e solicitar desbloqueio através do botão localizados no menu, o site também oferece uma página com perguntas e respostas para o consumidor esclarecer dúvidas.
Como futilizar o Serviço de Bloqueio do “Não me Perturbe”?
Para utilizar o Serviço de Bloqueio no site é necessário primeiro fazer o cadastramento de todos os dados do responsável pela linha telefônica, na página de cadastro você encontra uma ficha cadastral, para iniciar o cadastramento é necessário criar um login com e-mail e senha, depois de realizado o cadastramento clique no botão Bloqueio do menu, digite e-mail cadastrado e senha de acesso. Veja, passo a passo com bloquear ligações de operadoras de telemarketing no site “Não me Perturbe”:
- Entre no site www.nãomeperturbe.com.br, faça o cadastramento, caso já tenho realizada o cadastramento não é necessário outro cada vez que fizer um bloqueio, cada cadastramento permite mais de um bloqueio por cliente que tem o número do C.P.F cadastrado.
- Pressione o botão Bloqueio do menu ou no site “Não me Pertube”, digite o e-mail cadastrado e senha de acesso cadastradas previamente, siga todos os passos. O número bloqueado deve ser de propriedade do usuário cadastrado e número do C.P.F utilizado.
- Pronto! Agora basta cadastrar o número que deseja bloquear, é necessário aguardar um período de 30 (trinta) dias para bloqueio de todas as operadoras.
Como solicitar Bloqueio de Ligações Bancárias?
Para solicitar o Bloqueio de Ligações Bancárias é necessário utilizar o site de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), o endereço é www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef, o preenchimento da ficha no site e cadastramento não implica processo no PROCON, caso queira abrir um processo ou fazer reclamação busque Canal do Consumidor ou Ligue 151 ( um, cinco, um ).
No site do PROCON é permitido bloquear ligações geradas mas autorizar determinadas empresas para fazer ligações, o prazo para funcionamento do bloqueio no site do PROCON é o mesmo do “Não me Perturbe” 30 (trinta) dias contados a partir da data da solicitação.
Como os Aposentados podem solicitar bloqueio de Ligações Bancárias?
Uma das principais preocupação do Serviço de Proteção ao Consumidor (PROCON) são as Ligações Bancárias para aposentados e pensionistas do INSS, além das fraudes que ocorrem com frequência, esta clientela tem sido vista como potencial para o departamento de marketing das financeiras.
A melhor maneira de evitar que os aposentados caiam em armadilhas ou mesmo de evitar ligações incomodas é bloqueando o número do telefone através do Serviço PROCON, não é preciso fazer queixa do atendimento basta informar número de telefone e CPF através do site PROCON [www.bloqueio.procon.sp.gov.br].
Uma vez cadastrado o serviço não impede que o aposentado solicite empréstimos ou outros serviços oferecidos pelas financeiras estes serviços ainda poderão ser solicitados pessoalmente na financeira que escolher ou Banco do Brasil.
Como o Bloqueio das Ligações pode evitar fraudes e golpes?
Com as ligações bloqueadas os aposentados e pensionistas ficam cientes de que não receberão nenhuma oferta e ligações telemarketing de financeiras, desta maneira saberão que são inoportunas ligações que solicitam informações e bancárias e números de documentos.
Se já tenho o número bloqueado no PROCON preciso fazer um novo cadastro para ligações de telemarketing?
Não é necessário dois cadastramento, o PROCON faz um bloqueio geral das ligações por isso se já fez cadastro no PROCON tanto ligações bancárias quanto as de operadoras de telemarketing são bloqueadas .O novo serviço tem por objetivo facilitar o bloqueio de ligações, antes da criação do site “Não me Perturbe” era necessário solicitar o não bloqueio de outras ligações quando se tratava de empresas de telemarketing, com a criação do site é preciso apenas um cadastro de número para não receber ligações das operadoras.
Se desejar fazer um bloqueio geral das ligações tanto para operadoras de telemarketing quanto para outras empresas é possível através do site PROCON e pessoalmente em postos de atendimento do PROCON localizados no Poupa Tempo e na sede do PROCON localizada próximo a estação Barra Funda em São Paulo. FONTE: O GUIA DA WEB