quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Você sabe o que é e para que serve a Análise do Comportamento?

 





Essa é, hoje, uma das terapias mais indicadas para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um déficit na comunicação e interação social, e comportamentos restritos. Estas dificuldades afetam não apenas a plena participação do indivíduo na sociedade, como também todo o seu processo de aprendizagem. Com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje temos várias terapias e tratamentos que ajudam a minimizar os impactos do transtorno na vida dessas pessoas, e um deles é a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Você conhece?

 

De acordo com coordenadora do núcleo de TEA do Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA), Giulianna Victoria Yoshie Kume (CRP08/17797), a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) consiste na aplicação dos princípios da ciência na análise do comportamento em contextos de intervenção social. Nela, são utilizados procedimentos para aumentar e refinar o repertório comportamental do paciente com TEA. “O ABA tem como objetivo ensinar e aprimorar habilidades para o indivíduo com TEA. Nesse tratamento, nós investigamos a função do comportamento e utilizamos técnicas que têm como finalidade mudanças comportamentais, facilitando sua aprendizagem e adaptação em sociedade”, elucida.

 

Ainda segundo a especialista, essa é uma terapia revolucionária, que possui comprovações de eficácia no tratamento do TEA, sendo a precocidade um fator muito importante, pois quanto antes for realizado o diagnóstico e a intervenção, melhores serão as resposta da criança. Para finalizar, Giulianna alerta sobre a importância de a sociedade conhecer e entender o TEA. “Diante de um transtorno que vem aumentando significativamente, é imprescindível que a sociedade saiba como identificá-lo, bem como desenvolver os mecanismos de intervenção para que autistas possam participar ao máximo da vida em sociedade, possibilitando maior independência e autonomia”.

 

Sobre o Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA)

A clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos e possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O do NUPA está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA e DENVER. Para mais informações, acesse as redes sociais Facebook @nupa.belem  e Instagram @nupa.belem

 

 

Ocorrências Policiais de Araxá e regiao: 37º BPM

 

QUINTA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


 

 

(34)3201-1200 – 37º Batalhão de Polícia Militar – Araxá/MG

 

EM RÁPIDA AÇÃO, POLÍCIA MILITAR FRUSTRA ROUBO DE CAMINHÕES, RECUPERA CARGA E RESGATA DUAS VÍTIMAS EM SANTA JULIANA/MG

 

 

No dia 23 de fevereiro de 2021,durante operação policial em Santa Juliana, a Polícia Militar foi informada sobre um roubo de um caminhão, em andamento, na rodovia BR452, altura do km 233. A guarnição policial deslocou até o local, onde deparou com os veículos roubados, sendo um semi reboque de cor vermelha acoplado ao caminhão tratorcarregado com cerca de 32 (trinta e duas) toneladas de milho à granel.

 

Os policiais visualizaram à frente do caminhão um veículo Fiat Palio Adventure de cor prata – verificado, por meio de consulta, que se tratava de automóvel produto de roubo, de onde saíram três indivíduos que evadiram rumo à vegetação. Foram resgatados de dentro do veículo o motorista do caminhão e sua esposa, sendo localizada, no perímetro, uma mochila contendo um aparelho bloqueador de rastreador, um aparelho celular e um cartucho intacto calibre .38.

 

Em continuidade, a PM recebeu informações que a primeira vítima/motorista do roubo havia se libertado próximo de um canavial.Imediatamente, equipes policiais de Santa Juliana, Nova Ponte, Perdizes, Pedrinópolis, aeronave Pégasus da PM de UBERLÂNDIA e duas equipes da Rocca de ARAXÁ e UBERABA iniciaram rastreamentos pelo local.  As equipes lograram êxito em abordar um indivíduo na condução de uma motocicleta, tendo este confessado que havia participado do roubo e que havia furtado a moto para tentar fugir dos militares. O autor e os materiais recuperados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Araxá. Rastreamentos seguem no intuito de localizar demais autores.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

Linha de ônibus Dona Beja/Centro é ampliada em Araxá

 


A Prefeitura de Araxá informa que os usuários do transporte público coletivo urbano passam a contar com uma linha de ônibus passando pela Fundação Maçônica de Araxá (Casa do Pequeno Jardineiro) e Hospital da Unimed, a partir desta quarta-feira (24).

A Secretaria Municipal de Segurança Pública demandou à empresa Vera Cruz, concessionária do serviço, a ampliação da linha de ônibus 08, conhecida como Dona Beja/Centro.

Com a alteração, depois que o ônibus passar pela Praça Salesianos, seguirá  pela avenida Wilson Borges, avenida Pedro Honorato da Silva (Ecológica), rua Domingos Di Mambro, rua Romeu de Castro Alves, rua Modestina M. de Oliveira, rua Argeu Alves da Costa, avenida Dalci Santos Cunha e avenida João Moreira Sales, retornando pelo mesmo caminho até o ponto final na rua Mariano de Ávila, no Centro.

Mais informações pelo telefone (34) 3669-2500.

Em uma semana Prefeitura já atendeu mais de 80 denúncias de desrepeito às regras de combate à Covid em Araxá

 


Desde que entrou em vigor no dia 16 de fevereiro o decreto que estabelece novas regras para o funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos em Araxá, o Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Segurança Pública recebeu 86 denúncias.

Sessenta e quatro foram relativas a aglomerações, 20 sobre vendas de bebidas alcoólicas, uma sobre consumo de bebida alcoólica em via pública e uma sobre funcionamento de estabelecimento comercial após horário permitido. Além disso, um bar foi interditado pela Vigilância Sanitária. Também foram registradas seis denúncias sem procedência.

A ação está sendo feita por equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Asttran e Guarda Patrimonial) e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar. “A maior parte dessas ocorrências é de estabelecimentos situados nos bairros mais afastados do Centro da cidade”, afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo.

O secretário municipal de Segurança Pública, major Eurípedes Lemos, lamenta que a falta de consciência da população continua crescente, muitas pessoas estão desrespeitando as medidas. “As pessoas não estão preocupadas com o alto risco de se contaminar, levando a Covid para as suas casas, colocando em risco a vida dos seus entes queridos. As equipes de fiscalização estão atentas e trabalham focadas para identificar essas pessoas que estão desrespeitando o decreto e as normas de saúde pública”, ressalta o secretário.

O decreto, além de reforçar medidas adotadas desde o início da pandemia – como uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel –, também proíbe, pelo prazo de 15 dias, a venda de bebidas alcoólicas e estabelece novo horário de funcionamento para estabelecimentos no município.

O trabalho também compreendeu mais de 50 ações educativas e nove notificações. Nos casos de descumprimento após as notificações, os estabelecimentos podem ser interditados.

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Segurança Pública é o (34) 99257-1122.

 


CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

47% dos brasileiros têm comprado mais online desde o início da pandemia, mostra Ipsos

 


Em decorrência da Covid-19, entrevistados do mundo todo estão frequentando o comércio local com menos frequência do que antes

A crise do novo coronavírus, e o consequente isolamento social a nível global, trouxeram mudanças significativas nos hábitos de consumo da população, com impacto especialmente em economias locais. Segundo a pesquisa Shopping During The Pandemic, realizada pela Ipsos com entrevistados de 28 países, 47% dos brasileiros têm feito mais compras online do que faziam antes da pandemia de Covid-19. No mundo todo, são 43%.

Os respondentes que mais aumentaram a frequência com que fazem compras online, desde o início da crise sanitária, foram os do Chile (59%), Reino Unido (55%), Turquia e Coreia do Sul (54%). Enquanto 47% das pessoas no Brasil estão comprando mais pela internet, 17% relataram comprar menos e 36% compram tanto quanto antes.

Com o aumento das compras em plataformas digitais, 36% dos entrevistados no país disseram que estão comprando menos em lojas pequenas, de comércio local, se comparado ao período pré-pandemia. Por outro lado, 49% afirmaram ir a lojas tanto quanto antes e 15% têm frequentado tais estabelecimentos com mais frequência do que antes da crise do novo coronavírus. No que diz respeito aos hábitos de compra, o brasileiro tem evitado frequentar lojas locais mais do que a média das nações. No mundo todo, o percentual de pessoas que tem saído menos para comprar em comércios da proximidade é de 30%.

Globalmente, as pessoas com poder aquisitivo mais alto tiveram o crescimento mais significativo nas compras online: 49% fazem mais compras pela internet do que antes. Entre os respondentes de baixa renda, são 37%; na classe média, são 43%.

O perfil que mais aderiu às compras online durante a crise de Covid-19, além de ser de alta renda, é também majoritariamente feminino e jovem. De todas as participantes do estudo, 45% disseram estar comprando mais pela internet, contra 41% dos homens. Além disso, 45% dos entrevistados com menos de 35 anos aumentaram o consumo online na pandemia, contra 40% entre os mais velhos, de 50 a 74 anos.

“Enquanto 49% das pessoas de classe alta aderiram às compras online no mundo, no Brasil o número chegou a 59%. Além disso, as mulheres brasileiras também foram mais seduzidas por esta modalidade de compra (53%, contra 45% globalmente). Sendo assim, é importante que as marcas que querem chegar até o consumidor digital do Brasil pensem em estratégias que atraiam estes públicos”, analisa Rafael Lindemeyer, diretor de negócios na Ipsos.

Restaurantes versus delivery

Assim como a ida às lojas físicas, o brasileiro tem evitado comer fora mais do que o resto do mundo. Dos respondentes do país, 67% declararam estar indo a restaurantes locais com menos assiduidade do que antes. Considerando todas as nações, são 63%.

Apesar da queda da clientela nos salões dos restaurantes de bairro, apenas 1 entre cada 4 brasileiros (25%) disse ter pedido mais delivery no período pandêmico. Em contrapartida, 35% estão comprando menos comida por delivery e 40% escolhem a modalidade de entrega em casa tanto quanto faziam antes.

De 28 países, apenas 8 apresentam um índice de pessoas que aumentaram o consumo por delivery mais alto do que o de pessoas que diminuíram o consumo por delivery. São eles: Chile, Colômbia, Malásia, Estados Unidos, Bélgica, Coreia do Sul, Alemanha e Holanda. Na média do mundo todo, 23% têm recorrido com mais frequência à entrega de refeições, contra 32% que estão pedindo menos delivery e 45% que não mudaram seus hábitos.

“Os indicadores refletem comportamentos adquiridos durante o confinamento. Comprar menos por delivery não significa que o mercado de aplicativos esteja prejudicado, pois está em plena expansão, mas sim que restaurantes que não se adequam a este novo canal perdem apelo ao consumidor. É importante que as empresas do ramo tenham uma estratégia para não ficar de fora do leque de decisão do comprador”, ressalta Lindemeyer.

As pessoas que menos têm saído para comer são mulheres: 66% do total de participantes do sexo feminino diminuíram suas idas a restaurantes, enquanto 59% dos homens fizeram o mesmo. A faixa etária de 50 a 74 anos está se prevenindo mais, pois 68% relataram queda na frequência com que comem fora. Entre aqueles com idade de 35 a 49 anos, são 64% e, entre os entrevistados com menos de 35 anos, 57%.

A pesquisa on-line foi realizada com 20.504 entrevistados de 28 países, com idades de 16 a 74 anos, entre os dias 20 de novembro e 04 de dezembro de 2020. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse: www.ipsos.com/pt-br