sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Como os paradigmas determinam nossos resultados

 


 Marcos Trombetta

Você sabia que os nossos comportamentos habituais são moldados por paradigmas? Por causa deles, seguimos um determinado padrão e praticamente o tempo todo agimos no piloto automático. São pou­cas as vezes que tomamos decisões conscien­tes, racionais, que saímos do nosso padrão de pensamento.

Desde o momento que nos levantamos, até a hora de dormir, agimos seguin­do nossos hábitos. Faça o seguinte teste: da próxima vez que for vestir uma calça, por exemplo, observe qual é a perna que veste primeiro. Em seguida, tente inverter e comece a se vestir pela outra perna.

Toda vez que você faz alguma coisa de forma dife­rente do que está acostumado, isso gera um desconforto. Por quê? Porque a combinação dos nossos hábitos são os nossos paradigmas. Essa é a nossa programação, nosso padrão, nossa forma de agir.

Compreender tudo isso é fundamental para explicar porque não conseguimos obter os resultados que desejamos. Os resultados são o reflexo dos nossos paradigmas e estão em nosso subconsciente. São o conjunto de crenças, medos e superstições que existem em nossa mente desde criança.

Por isso, é fundamental dedicar-se a romper com os paradigmas. Mudá-los é transformar a forma como acreditamos nas coisas e em nós mesmos. É substituir aquilo em que acreditamos hoje por aquilo que queremos acreditar.  Só assim é possível modificar os resultados e a própria vida.

Fui garimpeiro durante 15 anos e até certo ponto da vida não conseguia imaginar que um dia teria tudo o que tenho hoje ou faria o que faço hoje. E isso só foi possível a partir do momento em que comecei a mudar minhas crenças, pas­sei a ousar mais, a fazer coisas que me considerava incapaz de fazer.  Mas como virar esta chave?

O processo de transformação depende de um aspecto essencial: construir uma nova autoimagem. Ela deve ser baseada não apenas naquilo que você quer ser, mas, essencialmente, em acreditar que já é. Inspire-se em pessoas que admira, molde suas ações e pratique-as. O sucesso não acontece ao acaso e nem de primeira. Desligue o piloto automático e assuma o comando da sua vida!

 

*Marcos Trombetta é professor, mentor, empresário, escritor e criador do Eneamind (Mentes de Alta Performance), método baseado nos poderes mentais do eneagrama e tema do seu mais novo livro.


Na contramão da crise: 7 dicas de empreendedorismo para abrir um negócio próprio no ramo de alimentação

 


Especialista no setor food service dá sugestões para quem quer investir num bar ou restaurante 


Para superar a recessão no setor de food service, além de elaborar novas formas de funcionamento, muitos comerciantes optaram por negociar suas dívidas e custos fixos com parceiros e fornecedores. Segundo um levantamento da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a Galunion Consultoria e empreendedores do mercado de Alimentação Fora do Lar (AFL), para 41% dos entrevistados, firmar novas parcerias de negócios e investidores é um caminho a ser tomado para permanecer no mercado. 


Para Gustavo Penna, co-fundador e líder de Growth da Menu -  startup que conecta pequenos comerciantes do setor de food service a grandes indústrias -, o comerciante costuma misturar as contas pessoais com as do próprio negócio. “Por isso, para quem está começando ou pretende abrir um empreendimento, a receita de sucesso inclui gestão eficiente, organização e boa comunicação com o cliente. O dono do estabelecimento precisa saber lidar com gestão de estoque, abastecimento e controle de gastos”, comenta Penna. 


Pensando nisso, o especialista separou 7 dicas  para ajudar pessoas que planejam empreender em 2021:


1. Defina o tipo de negócio

Para ter um empreendimento, é necessário que ele seja organizado desde o primeiro momento, afinal a sistematização vai ajudar o empreendedor a saber planejar as tarefas que precisam ser feitas e em que tempo devem ser realizadas diariamente para o tipo de estabelecimento que for definido. 


2. Conheça a concorrência

Não há como negar que a concorrência gera melhores resultados, instigando o aperfeiçoamento do mercado. Não  se pode ter medo ou preguiça de estudar e aprender com seus concorrentes, afinal, eles podem ter ótimas estratégias com as quais sua empresa pode implementar, elevando os lucros.


3. Use a criatividade 

Sempre esteja à procura de outras maneiras inovadoras de melhorar o seu negócio e fazê-lo se destacar da concorrência. Para começar, é essencial que você reconheça que não sabe tudo (e, provavelmente, nunca saberá). Por isso, esteja aberto a novas ideias e novas abordagens para ter lucro em seu empreendimento. Durante a crise vimos bares e restaurantes que se reinventaram e apostaram em tendências como as Dark Kitchens, sistema Grab and Go, marmitarias gourmets, entre outras. 


4. Registre todas as informações

Todos os empreendimentos devem manter todos os seus registros detalhados, como entrada e saída de insumos e alimentos, contratação de profissionais, avaliações individuais, análise de fluxo de caixa. Ao fazer isso, é possível saber, precisamente, em que situação o empreendimento está financeiramente, além de perceber os desafios potenciais que podem aparecer pelo caminho após a abertura.


5. Personalize o atendimento

Optar por uma recepção diferente que cause boa impressão logo na entrada já te ajuda a se destacar entre a concorrência. Muitas vezes são ações simples que fazem com que seu cliente se sinta especial. Num bar ou num restaurante vá até as mesas, colha opinião e peça sugestões de melhoria. Interagir com o seu público é o fator chave para personalizar seu atendimento.


6. Seja criativo no visual dos pratos 

Um prato mais bonito tem mais demanda, antes mesmo do cliente experimentá-lo é inevitável que se interesse pela sua aparência. Por isso, pense no quanto pode ser benéfico a primeira experiência que o consumidor tem. Além de voltar, ele pode atrair mais pessoas com as fotos tiradas e as opiniões espalhadas por amigos e familiares. 


7. Aposte nas redes sociais

Alguns canais de comunicação na internet são ótimas vitrines para divulgação de novidades, promoções, cardápios e feedbacks. Além disso, alcançam uma grande quantidade de pessoas que possam se interessar pelo serviços prestado. Por isso,  estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão ativos é fundamental para que o seu restaurante seja lembrado.

 
 

Sobre a Menu - Desde 2016 no mercado, a Menu (https://menu.com.br)-  aplicativo que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais, vem crescendo 50% ao mês. Por meio de aplicativo, oferece mais de 45 mil produtos com entregas em SP, RJ e MG - os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega garantida em até 48 horas. A Menu já possui mais 16 mil usuários. Outros serviços que a startup oferece para os anunciantes são: agência digital, soluções de pagamento e frete. Em junho de 2019, a startup recebeu um investimento da Z-Tech - hub de inovação e tecnologia da AB - Inbev, que no Brasil atua em colaboração com a Ambev.

 
 
 

CBMM INFORMA:

 

LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

IPDSA muda para a praça Coronel Adolfo

 


A partir da próxima terça-feira (2), o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) passa a atender em novo endereço, na praça Coronel Adolfo, 33, Centro. A mudança oferece ao cidadão instalações mais adequadas ao trabalho desenvolvido pelo instituto.

O superintendente do IPDSA, Ney Dutra, destaca que o novo endereço faz parte de uma série de reestruturações que o instituto vai passar.

“O desenvolvimento de uma cidade está diretamente ligado ao crescimento sustentável e ordenado, em uma política urbana de limpeza adequada, com um plano de gerenciamento de resíduos sólidos bem elaborado e que leva em conta a preservação do meio ambiente”, afirma Ney.

Segundo ele, desde a criação do IPDSA, em 2002, Araxá passou por transformações comerciais, industriais e residenciais em seu espaço urbano, que exige uma revisão de determinadas normas e procedimentos do instituto.
“Também iremos ampliar nossa estrutura com aquisição de tecnologias que irão potencializar o nosso trabalho. Todas essas mudanças devem ser implementadas durante a gestão”, explica.

Por conta da mudança de endereço, tanto os telefones quanto o atendimento ao público externo estarão suspensos nesta sexta (26) e segunda (1º) para a organização das novas instalações.


O Varejo Digital continuará em alta em 2021 no Brasil

 



Segundo relatório da XP Investimentos a expectativa é que o varejo digital cresça em 2021 acima de 32% no Brasil, seguindo a linha de recordes históricos que ocorreu no setor em 2020 por conta da Covid-19.

Algumas explicações para esse crescimento e otimismo do setor é que no Brasil não existe apenas uma empresa dominante, como na China com o Alibaba. Aqui, temos uma diversidade enorme de empresas, de grande e pequeno porte. Por exemplo, a taxa de penetração das vendas online ficou em 9% em 2020. Tendo esse dado em mente, podemos concluir que ainda há um grande espaço a ser explorado.

Em 2020 o segmento que mais se destacou, sem dúvida, foi o de eletrônicos, que foi responsável por um quarto das vendas, isso significa que de cada 100 vendas, 25 foram desse segmento. Um destaque especial para os jogos que respondeu por 19% das vendas desse segmento.

Uma grande inovação que o setor passou a utilizar no ano passado e também contribuiu para o crescimento do setor, segundo o relatório, foram os serviços financeiros e cashbacks, que são os serviços financeiros oferecidos pelas empresas, para facilitar o pagamento e o recebimento das transações realizadas nas plataformas online.

Uma grande tendência para esse setor é o seu formando figital que é um conjunto de estratégias de omnichannel para integrar os canais físico/digital. Com a vacina sendo disponibilizada esse formato só tende a aumentar. A experiência de compra na loja física sempre vai existir, agora, o desafio das empresas é alinhar essa experiência ao digital, para se adaptar a esse novo tipo de cliente que passou pela experiência da Covid-19.

 Autor: Elizeu Barroso Alves é coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

CBMM INFORMA:

 

LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

Primeiro LIRAa registra menor número de casos de dengue dos últimos três anos em Araxá

 


O primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em 2021 em Araxá apontou uma taxa de infestação de 2,4 (médio risco). Isso significa que a cada 200 imóveis vistoriados, cinco continham algum foco do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Foram vistoriados 2.245 imóveis em todos os bairros da cidade, entre os dias 11 e 13 de janeiro.

Os bairros que mais apresentaram focos do mosquito da dengue foram o Ana Pinto de Almeida, Novo Horizonte e Centro. A maioria dos focos está em vasos de plantas, pneus e baldes.

Hoje, o município está com 60 agentes de endemias empenhados no trabalho de combate ao mosquito da dengue que também tem sido feito aos sábados. Durante as vistorias, os agentes do Setor de Zoonoses aproveitam para orientar a população sobre os cuidados para evitar o mosquito que também é transmissor do zika ou chikungunya.

Dengue, zika e chikungunya

Nas seis primeiras semanas de 2021, município de Araxá registrou o menor número de casos de dengue dos últimos três anos. Conforme levantamento, foram confirmados dois casos da doença, enquanto no mesmo período do ano passado foram cinco casos confirmados, e em 2019, seis casos.

O número de casos notificados também foi menor este ano em relação ao ano passado. Enquanto em 2021 foram notificados 77 casos suspeitos, no ano passado foram 124 notificações nas seis primeiras semanas do ano.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, o  “motofog fumacê” é utilizado em regiões onde há casos positivos ou suspeitos de dengue, zika ou chikungunya. “Importante ressaltar que, mesmo com a preocupação com o coronavírus, não devemos nos esquecer de cuidar do nosso quintal e das nossas casas para evitar focos do mosquito transmissor”, reforça.

Ao contrário dos anos anteriores, este ano também não houve nenhuma notificação ou registro de zika ou chikungunya.