quarta-feira, 3 de março de 2021
Minas Gerais: Educação anuncia início do ano escolar 2021 e investimentos de R$ 350 milhões
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou, na terça-feira (2/3), as novidades para o ano letivo de 2021, que começa na próxima segunda-feira (8/3), ainda de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial. Em coletiva, também foram anunciados novos investimentos, ferramentas e estratégias pedagógicas aprimoradas, além da possibilidade do ensino híbrido nas escolas da rede pública estadual.
Serão investidos, ao todo, mais R$ 350 milhões na Educação no estado. Os recursos são divididos emr R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões para alimentação escolar (foi duplicado o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para esta finalidade) e mais R$ 90 milhões para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação pelo bom desempenho de gestão e aprendizado.
A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, destacou que o novo ano traz melhorias importantes nas ferramentas desenvolvidas para o Regime de Estudo não Presencial e para o ensino híbrido.
“A certeza é de que esse esforço foi muito grande no ano passado, reconhecido nacionalmente. Ouvimos a comunidade escolar - e a consulta pública é uma sinalização de que estamos atentos aos anseios da rede”, disse.
Mais funcionalidades
Exemplo disso é o aplicativo Conexão Escola 2.0, que agora é uma interface do Google Sala de Aula, com mais funcionalidades e possibilidades de interação, uma das principais demandas dos professores. “O Google com navegação patrocinada é outro ponto que a gente precisa destacar de grande atenção, que precisávamos prover essa melhor condição aos professores”, salientou Julia.
A secretária também ressaltou a ampliação dos investimentos e os recursos adicionais que serão aplicados, como a duplicação dos valores destinados à merenda escolar.
Outro destaque é Prêmio Escola Transformação, que vai reconhecer 900 escolas pelo bom desempenho de gestão e ensino. O reconhecimento, inclusive, vai considerar a Avaliação Diagnóstica, participação dos professores no Google Sala de Aula e entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). As regras da premiação serão publicadas ainda em março/2021, no Diário Oficial do Estado.
Ano escolar
O ano escolar de 2021 começa nesta quarta-feira (3/3). Essa é a data em que a escola inicia as atividades com o corpo docente, gestores e administrativos, ainda sem a presença dos alunos. Já o começo do ano letivo, neste momento em formato remoto, será na próxima segunda-feira.
Na primeira semana – de 8 a 12 de março –, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos, ações desenvolvidas que promovem o estreitamento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola, e a identidade deles com o espaço escolar. Além disso, é nessa semana que os alunos começam a conhecer as ferramentas de estudo não presencial.
Ferramentas
No dia 15 de março, começarão a ser trabalhadas, efetivamente, as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Nesse mesmo dia, os estudantes iniciam as atividades remotas com os Planos de Estudos Tutorados (PETs).
Para este ano, a novidade é que as apostilas com o conteúdo trabalhado passam a ser bimestrais. O esquema de distribuição segue o mesmo do ano passado, com os volumes do PET sendo disponibilizados gratuitamente através do aplicativo Conexão Escola 2.0 e site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Já para os alunos sem acesso à internet, o PET será entregue, também gratuitamente, na versão impressa, por diretores e parcerias feitas com municípios. O PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.
O aplicativo Conexão Escola 2.0 foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os professores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponível para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e alunos da rede pública estadual. No aplicativo, também ficam concentrados os volumes do PET e as aulas do Se Liga na Educação.
Ainda no dia 15/3, terão início as teleaulas do programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, de 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. O conteúdo das aulas estará alinhado diretamente com o conteúdo do PET.
Consulta Pública
Para atualizar o Regime de Estudo não Presencial, a SEE/MG realizou uma Consulta Pública entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021, por meio de formulário eletrônico. Foram cerca de 70 mil contribuições recebidas que apontaram a aprovação das ferramentas desenvolvidas pela SEE para o Regime de Ensino não Presencial e das propostas do ensino híbrido a ser implementado.
As ferramentas do ensino remoto de Minas tiveram em média 90,5% de aprovação da comunidade escolar. O Se liga na Educação foi aprovado por 89,3% dos que participaram. O Plano de Estudo Tutorado (PET) teve uma taxa de concordância de 90% e o aplicativo Conexão Escola de 92,7%.
O modelo de ensino remoto implementado em Minas foi destaque no Brasil: está entre os três melhores estados no Índice de Educação a Distância, segundo estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Regime de Estudo não Presencial desenvolvido pela SEE/MG alcançou nota 5,83, bem acima da média nacional que ficou em 2,38. O levantamento considerou as ferramentas educacionais utilizadas durante o período da pandemia da covid-19, nos 27 estados e nas capitais. Minas se destacou por ter maior cobertura e pela agilidade na implementação do ensino remoto para os alunos da rede estadual.
Do público que respondeu à consulta pública, 44,2% são de estudantes, 28% de professores e 20,7% de familiares. Outros públicos somam 7,1%.
Avaliação Diagnóstica
Minas Gerais é o único estado do país que conseguiu avaliar de forma remota seus alunos e propor um plano individualizado, a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica, com o conteúdo que cada estudante deveria focar. Cada um recebeu um plano individual de estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados verificados a SEE/MG tem conhecimento do que cada aluno da rede sabe e onde estão suas dificuldades, considerando todos os componentes curriculares.
A Avaliação Diagnóstica teve participação de 85,51% dos alunos do ensino médio, 51,6% dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e 83,9% dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos resultados, foram elaboradas estratégias de reforço escolar para 2021, que irão ajudar os estudantes na consolidação dos conteúdos. Também estão sendo formatadas capacitações para que os professores estejam ainda mais preparados para trabalhar as habilidades com os alunos.
Reforço Escolar
A SEE/MG desenvolveu a estratégia voltada para estudantes que tiveram dificuldades em entregar o PET ao longo do ano letivo de 2020. As primeiras turmas serão formadas a partir dos resultados da avaliação diagnóstica e da devolução dos PETs no ano passado. A cada aplicação de avaliação em 2021 serão feitas novas análises para eventuais inclusões de novos estudantes e/ou encerramento da participação de outros que já tenham conseguido recuperar o aprendizado que estava em defasagem.
Além disso, será oferecido reforço aos alunos egressos do 3º ano do ensino médio. Aqueles estudantes que se sentiram prejudicados na aprendizagem dos conteúdos na conclusão dessa etapa de ensino no ano passado e tiverem interesse poderão participar do reforço escolar para fortalecer o desenvolvimento de competências e habilidades e se prepararem melhor para o mercado de trabalho e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Também participaram da coletiva a subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, e o subsecretário de Articulação Educacional, Igor Icassatti.
Secretaria de Saúde intensifica investigação de novas variantes do coronavírus em Minas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi oficialmente comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais. Com isso, a pasta intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação das variantes no estado.
As mutações identificadas são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil: a variante P.1, de Manaus, e a variante do Reino Unido. Já a cepa P.2, em circulação no país desde outubro de 2020, foi confirmada em amostras da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em três municípios mineiros e, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 15 casos, distribuídos em 12 cidades.
Investigação
A variante chamada de VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7, que a princípio foi descoberta no Reino Unido, foi detectada em MG por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A variante do Reino Unido foi encontrada em amostras coletadas de pacientes em Belo Horizonte (10), Barbacena (1), Araxá (1) e Betim (1), de acordo com o relatório técnico enviado à SES-MG.
A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas) e da Sala de Situação, Eva Medeiros, explica que o Estado está acionando os municípios de onde foram encontradas essas mutações para reforçar ainda mais a investigação de pacientes infectados e seus contatos próximos. “Com as investigações, será possível dizer se essas variantes estão ou não em circulação em Minas”, diz.
Esse mesmo grupo de pesquisa identificou a variante P.2 em 16 amostras de pacientes da capital mineira, referentes ao período de novembro/2020 a janeiro/2021.
Nova variante P.1
Nesta segunda-feira (1/3), a Funed enviou relatório técnico à SES-MG informando ter encontrado a variante P.1 em duas amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG). Apurações da SES-MG dão conta de que as duas pessoas são de Manaus e estavam em viagem por Belo Horizonte. Também na semana passada, a secretaria estadual foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre a detecção da variante P.1 em um paciente do Canadá que estava em viagem ao Brasil, com histórico de visita a Minas Gerais.
De acordo com Eva Medeiros, a pessoa esteve com a família em BH e Nova Lima, na RMBH. Três dias depois de voltar para a América do Norte, começou a apresentar os sintomas de infecção pelo coronavírus. “No Canadá, foi realizado o sequenciamento genético e a nova variante P.1 foi detectada. A análise foi apresentada para o Ministério da Saúde, que nos repassou”, explica a coordenadora do CIEVS-Minas e da Sala de Situação.
A equipe de Vigilância em Saúde investigou o caso e descobriu que os contatos próximos ao paciente não apresentaram sintomas da infecção. “É provável que ele não tenha se infectado em Minas, já que passou por outros estados, como São Paulo, antes de voltar para o Canadá”, avalia Eva.
Nova variante P.2
A Fiocruz também comunicou à SES a detecção da nova variante P.2, detectada em 15 amostras de 12 cidades mineiras: Ouro Branco (1), Além Paraíba (2), Caratinga (1), Coronel Fabriciano (1), Cruzília (1), Imbé de Minas (1), Ribeirão das Neves (1), Rio Manso (1), Santa Luzia (1), São José da Lapa (1), Taiobeiras (1) e Varginha (3).
A linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do país. No entanto, essas linhagens identificadas não são consideradas Variantes de Atenção (VOC).
O relatório técnico da Funed, enviado nessa segunda-feira (1/03) à SES, aponta que foram encontradas quatro amostras com a variante P2 em pacientes de Uberaba (1); Ibitiúra de Minas (1); Esmeraldas (1); e um paciente de Manaus que estava de férias em Minas.
Outras linhagens
A Fiocruz detectou três genomas da linhagem B.1.1.143, nos municípios de Caratinga, Muriaé e São Lourenço; e B.1.1.28, em Coronel Fabriciano, Ouro Branco e Varginha. E um genoma da linhagem B.1.1.33 em Governador Valadares.
A Funed encontrou em três amostras a presença das linhagens B.1.1.33 em Caratinga, B.1.1.28 e B.1.2, em Sabará. Foi identificado em um laboratório privado de São Paulo a linhagem B.1.1.222 em uma paciente de Itajubá com histórico de viagem pelo México (Cancun com escala no Panamá) no mês de janeiro/2021.
As duas principais linhagens circulando no Brasil, desde fevereiro de 2020, são B.1.1.33 e B.1.1.28, ambas sem alterações significativas na proteína Spike (S).
Investigação
Diante das notificações, Eva ressalta que a Vigilância em Saúde da SES-MG está atenta a detecção de novas variantes no estado e municípios estão sendo acionados para intensificar a investigação epidemiológica sobre a infecção desses pacientes, inclusive daquelas pessoas com as quais eles tiveram contatos próximos. “O objetivo é entender melhor o desfecho clínico e epidemiológico dos casos, assim como histórico de deslocamento para outros locais”, explica.
Atualmente, as três variantes de atenção (VOC) sob vigilância no Brasil são: Variante VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7 (Reino Unido); Variante 501Y.V2, linhagem B.1.351 (África do Sul); e, Variante P.1, linhagem B.1.1.28 (Brasil).
Segundo a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Oliveira, a vigilância laboratorial é fundamental para a identificação das novas variantes do coronavírus.
“A partir da suspeita clínica e/ou da análise do perfil epidemiológico da covid-19 em determinada região do estado ou grupo populacional, a suspeição da circulação de uma nova variante é confirmada por sequenciamento genético. Para isso, as amostras dos casos suspeitos são selecionadas e direcionadas para análise laboratorial no Lacen-MG, da Funed. Adicionalmente, a ampliação dessa análise genética em outros laboratórios capacitados como a Fiocruz-RJ e a UFMG, por meio da rede Corona-Ômica, poderá fortalecer a vigilância laboratorial em Minas Gerais, contribuindo para a identificação dessas e de outras variantes que, por ventura, venham surgir”, afirma Jaqueline.
Cuidados
A Secretaria de Estado de Saúde reforça à população a importância da manutenção de todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos. FONTE AGÊNCIA MINAS
Confirmado primeiro óbito por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica em Minas
Após análise laboratorial de amostras, foi registrada morte de criança de nove anos em Juiz de Fora
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou, na segunda-feira (1/3), o primeiro óbito causado pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de uma criança, de 9 anos, sem comorbidades, residente no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, com exame de RT-PCR detectável para covid-19.
A criança apresentou febre e cefaleia em 21/10/2020, foi hospitalizada no dia 24/10 e transferida para a UTI no dia 25/10. O óbito ocorreu em 26/10/2020 de outubro e o caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde para notificação de suspeita de SIM-P.
A investigação foi realizada pela área técnica da SES-MG com apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas). Foi realizado amplo estudo do caso com encaminhamento de amostras clínicas para pesquisa de várias etiologias pelo Laboratório Central (Lacen) daFundação Ezequiel Dias (Funed) e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz RJ). Todos os exames descartaram outras etiologias infecciosas.
Uma equipe técnica do Ministério da Saúde também analisou o caso para validar o diagnóstico de óbito por SIM-P, considerando que a síndrome é nova e apresenta quadro clínico de amplo espectro.
Casos
De acordo com o último boletim epidemiológico semanal da SES-MG, foram notificados 211 casos suspeitos de SIM-P em Minas, sendo 104 descartados e 77 confirmados. No Brasil, são 646 notificações confirmadas de SIM-P, com registro de 41 óbitos no período de 1/4/2020 a 2/1/2021.
Ligia Souza é homenageada com Medalha Leonilda Montandon pelo vereador Raphael Rios
Uma das principais incentivadoras das ações do Setembro
Amarelo em Araxá recebeu uma justa homenagem do vereador Raphael Rios. Ligia
Souza foi indicada por Raphael, ainda em 2020, para receber a Medalha Leonilda
Montandon, em reconhecimento ao seu trabalho dedicado às famílias que vivem a
dor da perda de entes queridos em decorrência do suicídio.
Devido à Pandemia da Covid-19, a solenidade de entrega da
medalha às homenageadas, que acontece em março em comemoração ao Dia
Internacional da Mulher, foi cancelada em 2020.
Raphael entregou a medalha no Gabinete da Presidência na
última sexta (26), com a presença de Lígia, sua filha Mariana de Souza Silva e
do amigo da família, Alonso Barcelos Costa.
Ligia falou da emoção em ser homenageada com a mais alta
honraria destinada às mulheres de Araxá. “O reconhecimento por esse trabalho,
que é conduzido pelo meu coração para amenizar a dor do próximo sem nenhuma
expectativa de retorno, é muito gratificante”, afirma.
Ela destaca que a iniciativa contribui para a cura da sua
própria dor e foi abraçada pelo vereador Raphael e sua equipe. “Ressalto que
essa medalha não é só minha, mas de todos que direta ou indiretamente fizeram e
fazem parte do Setembro Amarelo em Araxá e do Grupo Reaprendendo a Viver, que
tem sido um alicerce para várias pessoas. Muito obrigada Raphael!”.
Raphael reforça a importância de reconhecer pessoas como
Ligia, que fazem de suas histórias de vida, um exemplo para os demais.
Breve histórico da vida da indicada:
Lígia Souza é mãe de Mariana de Souza Silva e João Márcio de
Souza Silva (em memória) e foi a grande incentivadora do início das ações do
Setembro Amarelo em Araxá. Um mês dedicado à valorização da vida e prevenção ao
suicídio no município. Após lutar pela vida de seu filho, João Márcio de Souza
Silva, e perdê-lo em 2011, Lígia passou a trabalhar para evitar o mesmo
sofrimento em outras famílias. Mesmo na dor, Ligia encontrou forças e hoje vê
empresas, órgãos públicos e profissionais engajados na causa.
Em 2016, Lígia tentou promover ações de combate ao suicídio,
mas não recebeu nenhum apoio. Em 2017, viu sua iniciativa ser abraçada pelo
vereador Raphael Rios e equipe. Instituído através da Lei Municipal 7.197/2017,
o dia 10 de setembro é o “Dia de Combate e Prevenção ao Suicídio” em Araxá.
As ações do Setembro Amarelo que salvam vidas contribuem
para Lígia conviver com a saudade do filho e acreditar que tudo o que viveu não
foi em vão.
A maior conquista é a retomada da vida daqueles que
conseguem sair do processo depressivo e trilhar novos rumos em suas vidas.
Lígia também é a idealizadora do grupo “Reaprendendo a
Viver”, que auxilia mães que perderam seus filhos a superarem a dor. As
reuniões são a referência para quem precisa de amparo e uma palavra amiga.
Lígia encontrou um recomeço após a dor implacável da perda,
e decidiu dar um novo sentido em sua própria existência. Essa iniciativa faz
dela uma mulher referência para todos nós, não apenas porque doa seu tempo para
ajudar a curar a dor do próximo, mas porque nos prova que é possível recomeçar
todos os dias com a fé de que para dias melhores, precisamos nos reinventar
através do amor.