quinta-feira, 4 de março de 2021

Dia Mundial da Obesidade: ANS alerta para importância da coordenação do cuidado e da prevenção

 

Data reforça os perigos da doença, que pode atingir 700 milhões de indivíduos no mundo até 2025, segundo a OMS



O Brasil tem mais de um quarto da população adulta com o quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em outubro de 2020. Isto é, 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos são considerados obesos e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no mundo. É um cenário alarmante, ainda mais no atual cenário da pandemia de Covid-19, já que a obesidade é o segundo fator de risco para infecção pelo novo Coronavírus, ficando atrás apenas do fator idade. Para chamar atenção para o problema e estimular medidas para enfrentamento da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 04/03, e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça informações relevantes sobre o tema.  

A obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por diversos fatores -  genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos – e, assim como o excesso de peso, aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cânceres, dentre outras. Além disso, a obesidade foi identificada com um dos fatores mais críticos para o agravamento da Covid-19, o que reforça ainda mais a importância de medidas para a redução de peso, como o acompanhamento médico e a adoção de hábitos saudáveis.  
 
A ANS no combate à obesidade  

A pandemia de Covid-19 tem destacado também as fragilidades do sistema de saúde, como a fragmentação do cuidado e a ausência de um profissional de saúde de referência, de coordenação e de continuidade do cuidado na integralidade nas ações em saúde. Nesse sentido, o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, desenvolvido pela ANS, visa incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários, através da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidado certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas. A primeira iniciativa do programa é a Certificação em Atenção Primária à Saúde (APS), que prevê a concessão de uma certificação às operadoras que cumprirem requisitos pré-estabelecidos nessa estratégia. A proposta é estimular a qualificação, o fortalecimento e a reorganização da atenção primária, por onde os pacientes devem ingressar preferencialmente no sistema de saúde.  

Também estão sendo elaborados projetos para certificação em outras linhas de cuidado que são importantes quando falamos em obesidade: parto e nascimento e atenção oncológica. Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da OMS, o excesso de gordura corporal representa risco para pelo menos 13 tipos de câncer, como esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo 2. Nessa direção, o Projeto OncoRede é uma importante iniciativa da ANS para a implantação de um novo modelo de cuidado a pacientes oncológicos beneficiários de planos privados de saúde.  

Em relação ao parto, um estudo brasileiro (clique aqui) indicou que grupos com maiores índices de massa corpórea - IMC (sobrepeso e obesidade) mostram probabilidades maiores de complicações no parto (realização de cesariana e hemorragia de grande porte) e intercorrências maternas (diabetes gestacional e síndrome hipertensiva). Também apresentaram maiores possibilidades de intercorrências perinatais, e as gestantes consideradas obesas foram as que apresentaram complicações mais intensas. Nessa perspectiva, Movimento Parto Adequado tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família. Clique aqui e saiba mais sobre essas iniciativas.  

Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças   

A má alimentação, o sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos são fatores que contribuem para a obesidade e o excesso de peso. O tratamento ideal é constituído por etapas como mudança de hábitos, reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos. A adoção de hábitos saudáveis pode evitar o excesso de peso e as enfermidades desencadeadas pela obesidade. No entanto, dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indicam que 43,2% dos adultos apresentaram prática insuficiente de atividade física, sendo esse percentual maior entre as mulheres (49,8%) do que entre os homens (34,8%). O Vigitel também mostrou que 7,7% da população adulta apresenta diabetes e 24,7% apresentam hipertensão, doenças que podem estar relacionadas à obesidade.   

Nesse sentido, ações de promoção e prevenção de saúde também são fundamentais para o enfrentamento da doença. Por meio do Promoprev, a ANS estimula as operadoras a desenvolverem programas em diversas linhas de cuidado. Atualmente, há 899 programas Promoprev cadastrados na ANS com foco na obesidade. Eles contemplam 1.469.425 beneficiários de todas as faixas etárias e são desenvolvidos por 318 operadoras.    

Em 2017, a ANS criou, ainda, grupo de trabalho para discussão sobre Enfrentamento da Obesidade e do Sobrepeso, trabalho multidisciplinar pautado em estudos científicos que visa promover melhorias e incentivos na atenção à saúde relacionada ao combate à obesidade e excesso de peso entre beneficiários de planos de saúde. Como resultado, foi produzido o Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira, ferramenta para orientar as operadoras a adotarem medidas de combate à doença e adoção de um modelo de atenção à saúde integral e mais centrado nas necessidades dos indivíduos. 

Araxá registra ocupação de 100% na UTI destinada a Covid -19 na Santa Casa e Hospital da Unimed

 


A situação em relação ao constante aumento de casos de Covid-19 no município de Araxá nos últimos dias é preocupante. De acordo com o último Boletim divulgado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid 19 em Araxá, na tarde desta quarta-feira, dia 03 de março de 2021, a ocupação de leitos de UTIs para pacientes acometidos pelo coronavírus na cidade, atingiu 100% na rede pública de saúde. Na Santa Casa de Araxá, os 16 leitos de UTI para Covid-19 estão todos ocupados. Sao nove pacientes de Araxá, dois de Pedrinópolis, quatro de Perdizes e um de Santa Juliana. Em relação aos leitos de enfermaria da rede pública, a taxa de ocupação também aumentou, passando  para 59,09%.  Treze dos 22 leitos de enfermaria disponíveis na cidade estão ocupados.  São quatro pacientes de Araxá, cinco de Perdizes, dois de Ibiá, um de Santa Juliana e um de Campos Altos. Ainda de acordo com os números oficiais divulgados pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Araxá, na quarta-feira (03), a  cidade registrou nas últimas 24 horas; 64 novos casos de coronavírus. Até o momento o município de Araxá já contou 5.983 pessoas infectadas pelo vírus. Desse total 5.194 se recuperaram; 719 ainda estão sendo acompanhados e foram registradas 70 mortes. Diante do quadro preocupante, a Secretária de Saúde de Araxá, Diane Dutra, disse que a Secretaria está se mobilizando para estruturar leitos de UTI na UPA. 



Já a situação do Hospital da Unimed, na rede privada, não foge a regra. Também no dia de ontem (03 de março), 100% dos leitos de UTI destinados à Covid-19, estão ocupados ( 10 leitos). A direção do Hospital da Unimed de Araxá, informou que  até a próxima segunda-feira, dia 08 de março, mais 5 leitos de UTI serão abertos no Hospital privado.

 


UNIARAXÁ INFORMA:

 


LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/

CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

Termina neste sábado, o prazo para cadastramento de currículos do Programa de Estágio 2021 da CBMM

 


A CBMM, companhia líder global em produtos e tecnologia do nióbio, abriu processo seletivo com foco nos jovens talentos de Araxá e região. O Programa de Estágio 2021 busca atrair profissionais que ajudem nos desafios atuais e futuros da empresa.

 


São 19 vagas nas mais diversas áreas, entre elas: engenharias, administração, economia, química, produção metalúrgica e materiais, logística, economia e ciências contábeis, medicina do trabalho, segurança do trabalho, mineração, engenharia de minas ou geologia, automação, informática e eletrônica. O prazo para cadastramento de currículos vai até 06 de março de 2021 pelo site https://trabalheconosco.vagas.com.br/cbmm.

 

“Os selecionados terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos em projetos concretos. Estamos construindo o futuro buscando gente criativa, conectada, com vontade de aprender e trilhar uma jornada de sucesso”, ressalta Tamara Vieira, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da CBMM.

 


A primeira fase de triagem dos candidatos acontece de 08 a 13 de março, com conclusão da seleção no dia 23 do mesmo mês. A admissão está prevista já para os dias 05 e 06 de abril.

 

 


Gerenciamento de crise: a importância do profissional por de trás das redes sociais

 


Especialista em marketing Jennifer de Paula destaca como foi o gerenciamento dos perfis de Karol Conká e Nego Di após as repercussões negativas dentro do BBB21


O abandono das redes da cantora e ex-BBB Karol Conká no momento em que mais ela precisava chamou a atenção do público. Depois de tantos holofotes em cima da participante, o silêncio e a falta de posicionamento sobre tudo que rolou dentro do jogo foi apontado por especialistas em gerenciamento de imagem como mais um passo rumo ao cancelamento da sister.


Diante da atitude da produção, surge também o questionamento: como gerenciar a imagem de alguém em um momento de crise? 


“Sendo transparente com o público, apontando e tentando resolver  os erros da pessoa com profissionalismo”, afirma a especialista em marketing digital e diretora da MF Press Global, Jennifer de Paula.  


A especialista alerta que a manipulação digital não funciona quando a “emoção” fala mais alto que a “razão” - o que tende a acontecer em redes gerenciadas por amigos ou familiares. “É comum as pessoas agirem com mais afeto, levando para o lado pessoal e, por mais que tenham o intuito de defender a pessoa, acabam elevando os pontos negativos e contribuindo para o temido cancelamento”, alerta.


Jennifer de Paula elencou alguns pontos cruciais para o bom gerenciamento das redes e para evitar o agravamento das situações de crise. Confira!


1- Contrate um profissional e seja claro em relação aos seus objetivos e principalmente sua personalidade. 


“Essa anamnese é um dos pontos principais para o profissional conseguir desenvolver as melhores estratégias. Hoje em dia as redes sociais falam pelo profissional. Evite surpreender seus seguidores com comportamentos que não condizem com o que ali é divulgado.”


2- Utilizar os erros como gancho para acertar e reconquistar. 


“Nada melhor que o Nego Di fazendo piadas com sua própria porcentagem de rejeição para demonstrar superação, bom humor e dizer que percebeu que sua passagem pelo BBB poderia ter sido de outra forma e que ele está disposto a mudar.”


3- As mídias sociais foram criadas para gerar uma comunicação entre pessoas. 


“Temos diariamente que conquistar novos seguidores e fazer nossa parte para mantê-los. Não basta apenas estar na internet,  precisamos alcançar o público da forma  certa com estratégias e colocá-las em prática.”


4- O cliente errou, e agora? Estude o ocorrido, tente entender a razão e comportamento dele.


“Estratégias de marketing digital vão muito além de impulsionar uma rede. Precisamos entender a fundo o cliente, sua vida pessoal, seus traumas, medos e intolerâncias. Desta forma conseguimos uma análise interna para planejar a melhor forma de passar isso ao público e evitar julgamentos negativos e cancelamentos.”


CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI