Primeira etapa da história da
Extreme E levou emoção ao deserto da Arábia Saudita
A pilota alemã Claudia Hurtgen escapou ilesa do grande acidente ocorrido durante as disputas da primeira etapa da temporada inaugural da Extreme E no último sábado, 3. O capotamento ocorreu durante a primeira classificação na Arábia Saudita, quando as rodas do SUV elétrico entraram na areia fofa do deserto, fazendo com que o veículo capotasse quatro vezes até parar. A prova de fogo comprovou a eficácia do chassi feito de uma estrutura tubular de liga de aço reforçada com nióbio. Após o capotamento, foi constatado que não houve nenhum dano à estrutura do automóvel.
O acidente impressionou o público, não só por sua
proporção, mas, também, pela estrutura do veículo que comprovadamente aguenta
fortes impactos na gaiola de proteção. “Hoje, houve momentos em que parecia que
o coração ia sair pela boca, principalmente no acidente com a Claudia Hürtgen,
da ABT CUPRA XE. Acredito que todos nós ficamos contentes ao vê-la sair
caminhando do carro - isso é uma comprovação do trabalho da CBMM | Niobium com
o chassi robusto e resistente, que passou hoje pelo seu teste definitivo e
entregou resultado”, disse Alejandro Agag, fundador da Fórmula E.
A CBMM foi parte
integrante do desenvolvimento do SUV elétrico, que utiliza nióbio em sua
estrutura, tornando-o mais leve, forte, robusto e confiável, promovendo energia
e melhor desempenho. A resistência e durabilidade adicionais oferecidas pela
tecnologia de nióbio ajudam o chassi do veículo a lidar com os desafios mais
difíceis.
“Já na etapa inaugural da
Extreme E, no Desert X-Prix na Arábia Saudita, foi possível testar no limite a
superestrutura e a extrema segurança do Odyssey 21, o e-SUV da saga, que conta
com o uso da tecnologia do nióbio da CBMM e foi desenvolvido em conjunto com a
francesa Spark. Ver a Claudia Hurtgen sair caminhando normalmente após um
acidente impressionante, numa cena que viralizou no mundo, reforçou que o
trabalho foi bem feito e que o uso de materiais de alta resistência ajuda tanto
em questões de sustentabilidade como também salva vidas”,diz Giuliano
Fernandes, Head de Marketing e Comunicação da CBMM.
Repercussão na mídia
O acidente repercutiu nacional e internacionalmente
em diversos tipos de mídia. Veículos de imprensa deram ênfase para a potente
estrutura feita com nióbio, reconhecendo assim, a importância da tecnologia
pioneira da CBMM no desenvolvimento do carro da competição.
Claudia contou que o carro saiu de
traseira. No momento, por estar muito rápida e com pedras ao lado, o acidente
tomou uma grande proporção. A pilota conta, ainda, que após o acidente aguardou
a luz verde do veículo aparecer, indicando que era seguro sair do carro. O
veículo não teve problemas elétricos e ao acionar a luz verde, Claudia saiu do
carro e contou que apenas mordeu a língua durante a capotagem.
Equipe de Nico
Rosbergsai campeã do primeiro evento
A equipe Rosberg X
Racing, do alemão Nico Rosberg, conquistou a vitória no primeiro evento da
Extreme E. A final foi disputada pelas duas equipes mais rápidas de domingo na
semifinal, a Rosberg X Racing e X44. A jornada do time Rosberg X Racing não foi
fácil. No sábado, a equipe perdeu a pole para o time de Hamilton, o X44, após
um software defeituoso que limita a velocidade nos boxes falhar. Por causa
disso, o time de Nico foi punido com 60 segundos.
Hamilton não estava
presente na Arábia Saudita, masenviou uma mensagem de vídeo antes da corrida,
desejando sucesso a sua equipe, formada por SébastienLoeb e Cristina Gutiérrez.
O heptacampeão de F1 ainda afirmou que estará na próxima etapa, em 29 e 30 de
maio, no Senegal.
Confira o cronograma das
próximas competições:
Ocean X Prix: Lac Rose, Senegal
29 e 30 de maio de 2021
Arctic X Prix: Kangerlussusaq, Groenlândia
28 e 29 de agosto de 2021
Amazon X Prix: Pará, Brasil
23 a 24 de outubro de 2021
Glacier X Prix: Patagônia, Argentina
11 e 12 de dezembro de 2021
Siga e marque a CBMM nas redes sociais
https://www.instagram.com/