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terça-feira, 11 de maio de 2021
Prefeitura de Araxá divulga calendário de vacinação de pessoas com comorbidades
A primeira etapa de vacinação contra
Covid-19 de pessoas com comorbidades terá início nesta semana. O município
recebeu na última semana 3.210 doses de vacinas para dar início a essa nova
etapa da Campanha Nacional. A Prefeitura de Araxá divulgou nesta segunda-feira
(10), o calendário de imunização para o grupo.
A partir desta terça-feira (11),
pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise e
hemodiálise), independentemente da idade, já começam a receber a primeira dose
do imunizante no Centro de Diálise.
As Unidades de Saúde vão vacinar as
demais comorbidades (Unileste, Uninorte e Unioeste) a partir de quarta-feira
(12), das 8h às 16h, com os documentos necessários.
Na quarta-feira (12), pessoas com
síndrome de down; gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45
dias) com comorbidades; e pacientes com deficiência permanente beneficiárias do
programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos serão
vacinadas.
Já na quinta-feira (13), o município
fará inicialmente a imunização de 1ª dose em pacientes com comorbidades de 58 a
59 anos, pois não há uma estimativa eficaz da quantidade de pessoas inseridas
neste grupo e o cronograma de comorbidades por idade será divulgado de acordo
com os estoques de doses.
A lista completa de comorbidades está
disponível no site Araxá Vacina (www.araxavacina.com.br).
Segunda fase
Na segunda fase, serão vacinados
pacientes com idade entre 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39
anos e 18 a 29 anos com a seguinte condição clínica: Pessoas com comorbidades;
com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação
Continuada (BPC); gestantes e puérperas independentemente de condições
pré-existentes.
Documentos
Para garantir a vacinação da primeira
dose da vacina contra a Covid-19, todos contemplados neste grupo prioritário
devem comprovar sua condição clínica. A Secretaria Municipal de Saúde exigirá
no momento da vacinação os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de
Residência, Cartão de SUS (se tiver) e a declaração legível do médico, emitida
em 2021, comprovando a condição clínica.
Para puérperas também será exigido
comprovante de nascimento do recém-nascido. Já as pessoas com deficiência
permanente grave (BPC) devem apresentar o comprovante de pagamento do último
benefício. As declarações apresentadas serão de total responsabilidade da
pessoa e do médico.
Para obter o documento, os usuários
do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais
próxima ou o médico de sua preferência (seja da rede pública ou privada).
A emissão de apresentação de falso
atestado configura crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento,
podendo resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. O médico responsável
pelo documento pode responder de forma penal e até mesmo perder o registro
profissional.
Campanha Vacinação Solidária
A Prefeitura de Araxá é parceira da
Campanha Vacinação Solidária, de iniciativa da Câmara Municipal, Ampara, SOS e
Insanos Moto Clube, para arrecadação de óleo nos dias de vacinação contra a
Covid-19 ou contra a gripe.
A doação está sendo revertida em cestas básicas às famílias carentes de Araxá. "Ajudar ao próximo também é uma forma de salvar vidas. Receba vacina, doe amor".
Avancini fica em 10º na 1º etapa da Copa do Mundo e já disputa 2º etapa neste fim de semana na República Tcheca
Ocorreu no último domingo (9) a primeira etapa da Copa do Mundo
de mountain bike, em evento disputado em Albstadt, na Alemanha. Líder do
ranking mundial, o ciclista brasileiro Henrique Avancini finalizou a disputa da
prova de cross country olímpico (XCO) na décima colocação, fechando as seis
voltas com o tempo de 1h22m28s.
Largando na primeira fila, Henrique Avancini conseguiu se manter
entre os primeiros colocados nas duas primeiras voltas da prova. No entanto, o
brasileiro não conseguiu manter o ritmo intenso aplicado no começo da prova no
restante do percurso e acabou se distanciando do pelotão de frente, finalizando
a prova na décima posição, com um tempo dois minutos abaixo em comparação ao
vencedor da etapa.
Após o primeiro final de semana de disputas da Copa do Mundo de
mountain bike, Henrique Avancini soma 170 pontos na classificação e aparece na
sétima colocação. Vale lembrar que, além da décima colocação na prova XCO, o
ciclista brasileiro encerrou a prova de XCC, na última sexta-feira (7), na
quarta colocação.
O grande vencedor da etapa foi o ciclista o francês Victor
Koretzky, que confirmou a vitória apenas nos metros finais após ultrapassar o
suíço Nino Schurter e fechar as seis voltas em 1h20m23s, dois segundos a frente
do segundo colocado. O pódio foi fechado com o o também suíço Mathias
Flueckiger.
O Brasil esteve representado com outro três ciclistas. Luiz
Henrique Cocuzzi finalizou a etapa na 36ª colocação, com o tempo de 1h25m16s,
enquanto Ulan Galinski fechou a prova na 71ª posição. Guilherme Muller sofreu
uma queda e acabou não completando a prova.
Pela disputa feminina, o Brasil contou com duas representantes
na prova. Raiza Goulão encerrou a prova na 74ª colocação com uma volta atrás do
pelotão de elite. Já Jaqueline Mourão acabou a etapa alemã na 93ª posição. A
grande vencedora entre as mulheres foi a ciclista francesa Loana Lecomte, que
completou a prova em 1h21m38s. O pódio foi fechado com a também francesa
Pauline Ferrand Prevot com a segunda colocação e a americana Haley Batten na
terceira posição.
O próximo desafio dos melhores ciclistas de mountain bike
acontece já no próximo final de semana, na disputa da segunda etapa da Copa do
Mundo da modalidade, marcada para os dias 15 e 16 de maio em Nové Mesto, na
República Tcheca. Vale lembrar que, Henrique Avancini brilhou na pista tcheca
na temporada passada ao ter vencido a disputa do XCO e o XCC da etapa.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Conheça a Desaer, a nova fabricante brasileira de aviões que vai se instalar em Araxá
A Embraer não é a única fabricante de
aviões instalada em São José dos Campos (SP). A cidade, que concentra o maior
polo aeroespacial do Brasil, também é a casa da Desenvolvimento Aeronáutico, ou
apenas Desaer. Fundada em 2017, a empresa ainda funciona como uma startup, mas
a intenção de seus fundadores é torná-la uma nova referência no setor. “Estamos
desenvolvendo uma aeronave de última geração para a categoria dos aviões
utilitários. Atualmente, todos os produtos disponíveis nesse segmento são
projetos das décadas de 1980 e 1970, ou até mais antigos. É um ramo da aviação
carente por novidades e produtos modernos”, disse Evandro Fileno, CEO e um dos
sócios-fundadores da Desaer. A aeronave mencionada por Fileno é o ATL-100, um
bimotor turboélice para uso comercial e militar, com capacidade para 19
passageiros ou 2.500 kg de carga. A sigla ATL é uma abreviação para “Aeronave
de Transporte Leve”, um tipo de avião que a Embraer parou de fabricar em 1990,
quando encerrou a produção do EMB-110 Bandeirante. “Existem cerca de 5.000
aviões do porte do Bandeirante em operação no mundo todo. Fizemos uma pesquisa
de mercado e descobrimos que quase a metade dessas aeronaves deverão ser
aposentadas nas próximas duas décadas. É uma demanda expressiva e vamos
competir por ela”, contou o CEO da Desaer, que foi engenheiro de produção da
Embraer por mais de 20 anos. “Quase todos os colaboradores da Desaer
trabalharam da Embraer”, acrescentou. Apesar de novata no mercado, a Desaer já
está chamando atenção. “As Forças Armadas do Brasil demonstraram interesse no
ATL-100. Também apresentamos o projeto para companhias aéreas, como a Azul”,
revelou Fileno. “É um avião que pode ser interessante para a aviação regional,
tanto no transporte de passageiros como de cargas.” Quem também se interessou
pelo ATL-100 foram os portugueses. Em maio de 2020, a Desaer anunciou a
formação de uma joint venture com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de
Produto (CEiiA), a maior instituição de Portugal na área de pesquisas sobre
mobilidade. O CEiiA, inclusive, é um dos parceiros da Embraer no
desenvolvimento da aeronave C-390 Millennium.
“A parceira com o CEiiA é muito
importante para nós. Teremos mais profissionais envolvidos no projeto do
ATL-100, aqui no Brasil e em Portugal. Também nos ajuda a atrair mais
investidores internacionais”, afirmou, acrescentando que a empresa negocia com
potenciais investidores da Ásia, Europa e Oriente Médio.
ATL-100
Primeiro produto da Desaer, o ATL-100
segue à risca a receita da categoria “Commuter”. Por definição, esse é um
segmento restrito a aeronaves utilitárias com motores turboélices, capacidade
para 19 passageiros, sem cabine pressurizada e com peso máximo de decolagem na
faixa dos 8.600 kg. O Bandeirante da Embraer, por exemplo, obedece a esses
critérios.
O avião projetado pela Desaer ainda
conta com algumas características que aumentam a performance e as
possibilidades operacionais, como as asas montadas na parte superior da
fuselagem e o conjunto de trem de pouso fixo. Esses componentes são ideais para
aviões que exercem trabalhos pesados, como aterrissar e decolar a partir de
pistas de terra ou grama. Nas mãos de pilotos militares, uma aeronave como essa
pode pousar até onde não há pistas.
“A ATL-100 tem características únicas
nesse segmento, como a porta traseira com uma rampa de acesso. Isso facilita
muito a operação de carga e descarga em aeroportos pouco estruturados, pois não
exige equipamentos de solo especiais, como empilhadeiras”, disse o CEO da
Desaer.
Segundo dados da startup, o ATL-100
poderá voar a velocidade máxima de 430 km/h (e cruzeiro de 380 km/h) e terá uma
autonomia de, aproximadamente, 2.000 km (ou cerca de 570 km totalmente
carregado). O modelo também já tem preço: US$ 5,5 milhões (R$ 29,9 milhões na
cotação atual).
“Estamos trabalhando para apresentar o
ATL-100 e voar com primeiro o protótipo até o fim 2024. A produção dos
primeiros componentes do avião deve começar nos próximos meses”, prevê Fileno,
que planeja o lançamento da aeronave no mercado para meados de 2025.
Novos invasores de área pública são presos em Araxá nos últimos dias
Cinco
pessoas foram presas pela Policia Militar por invasão de novas áreas públicas
somente nos últimos dias em Araxá. A operação aconteceu após denúncias
realizadas por moradores próximos aos locais, que relataram que algumas pessoas
estavam iniciando construções de barracos de forma ilegal.
Após as prisões, o Comitê Integrado de Prevenção e Combate à Invasão de Áreas
realizou a remoção das estruturas construídas ilegalmente. O crescimento urbano
desordenado é uma das principais preocupações da cidade há vários anos.
O Comitê Integrado de Prevenção e Combate à Invasão de Áreas de Araxá tem como
objetivo promover uma ação conjuntas entre Executivo, Legislativo, Forças de
Segurança e demais órgãos para desenvolver e implantar projetos habitacionais
voltados às necessidades da população de baixa renda, além de buscar uma
solução para a atual situação de áreas invadidas na cidade.
O trabalho de fiscalização e prisão dos infratores ocorrerá de forma periódica
para evitar novas ocupações irregulares.
Um estudo coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com
o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA),
aponta que 302 famílias vivem em áreas invadidas no município, sendo apenas 65
araxaenses.
Do total, 182 famílias vivem com menos de um salário mínimo. Ao todo, são 943 pessoas, sendo 564 adultos e 379 crianças. A maioria está desempregada.