A DHL
Supply Chain, líder global em armazenagem e transporte de carga, deu um passo importante em direção a descarbonização
 de suas operações
logísticas no Brasil: agregou mais um veículo elétrico à sua frota 
própria de distribuição urbana, aprofundando assim a abrangência
de seus serviços logísticos sustentáveis. Estima-se que o caminhão 
elétrico com estas características previna a emissão de até 600
toneladas de CO2 em cerca de 30 anos, na comparação com um modelo movido
 a um combustível comum. 
    			
   
 O
modelo escolhido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia
 elétrica. Além de não emitir quaisquer gases poluentes, o
veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 200 km, baterias de
 fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por km rodado cinco
vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente. Ele se integra a
 frota de mais de 25 veículos elétricos da DHL Supply Chain já
rodando no Brasil com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior, 
de até 7,5 toneladas. Outras vantagens são a isenção de
restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e
 agilidade na recarga.
 "A
inclusão do primeiro caminhão elétrico em nossa malha de transportes é 
mais um passo fundamental para que atinjamos a meta de eliminar a
emissão de CO² de nossas operações de TSP até 2050. O caminhão elétrico 
tem uma capacidade de carga muito maior, expandindo sua
aplicação e impacto. Tanto que estamos em negociação para adquirirmos 
mais veículos elétricos e aguardamos que mais opções cheguem
ao mercado brasileiro", afirma Fábio Miquelin, Head de Transportes da 
DHL Supply Chain no Brasil. 
 "O JAC
iEV1200T é o primeiro VUC 100% elétrico do Brasil e teve uma grande 
adesão com mais de 100 unidades vendidas em um curto espaço de
tempo. Ele é excepcional para uso urbano com zero emissões, muito 
silencioso, autonomia de 200 km e um custo operacional cinco vezes menor
do que um equivalente a diesel. Com isso, o caminhão pode ser utilizado 
para entregas noturnas, em bairros nobres e residenciais", afirma
Pedro Mendes, diretor de Operações da Jac Motors.
 A DHL
Supply Chain irá utilizar o VUC elétrico para coletas e entregas na 
cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda,
consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, 
farmácias, lojas de rua e supermercados. 
"A
propulsão elétrica abre espaço para uma logística de menor impacto e 
pegada de carbono no espaço urbano, tanto em termos ambientais
como operacionais. A DHL quer liderar esta transição, expandindo sua 
frota e soluções sustentáveis - utilizamos também bicicletas para
entregas e temos um Centro de Distribuição que produz sua própria 
energia a partir de fonte solar - trazendo benefícios para nossos
clientes e para a sociedade", conclui Fabio Miquelin.