A DHL
Supply Chain, líder global em armazenagem e transporte de carga, deu um passo importante em direção a descarbonização
de suas operações
logísticas no Brasil: agregou mais um veículo elétrico à sua frota
própria de distribuição urbana, aprofundando assim a abrangência
de seus serviços logísticos sustentáveis. Estima-se que o caminhão
elétrico com estas características previna a emissão de até 600
toneladas de CO2 em cerca de 30 anos, na comparação com um modelo movido
a um combustível comum.
O
modelo escolhido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia
elétrica. Além de não emitir quaisquer gases poluentes, o
veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 200 km, baterias de
fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por km rodado cinco
vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente. Ele se integra a
frota de mais de 25 veículos elétricos da DHL Supply Chain já
rodando no Brasil com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior,
de até 7,5 toneladas. Outras vantagens são a isenção de
restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e
agilidade na recarga.
"A
inclusão do primeiro caminhão elétrico em nossa malha de transportes é
mais um passo fundamental para que atinjamos a meta de eliminar a
emissão de CO² de nossas operações de TSP até 2050. O caminhão elétrico
tem uma capacidade de carga muito maior, expandindo sua
aplicação e impacto. Tanto que estamos em negociação para adquirirmos
mais veículos elétricos e aguardamos que mais opções cheguem
ao mercado brasileiro", afirma Fábio Miquelin, Head de Transportes da
DHL Supply Chain no Brasil.
"O JAC
iEV1200T é o primeiro VUC 100% elétrico do Brasil e teve uma grande
adesão com mais de 100 unidades vendidas em um curto espaço de
tempo. Ele é excepcional para uso urbano com zero emissões, muito
silencioso, autonomia de 200 km e um custo operacional cinco vezes menor
do que um equivalente a diesel. Com isso, o caminhão pode ser utilizado
para entregas noturnas, em bairros nobres e residenciais", afirma
Pedro Mendes, diretor de Operações da Jac Motors.
A DHL
Supply Chain irá utilizar o VUC elétrico para coletas e entregas na
cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda,
consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings,
farmácias, lojas de rua e supermercados.
"A
propulsão elétrica abre espaço para uma logística de menor impacto e
pegada de carbono no espaço urbano, tanto em termos ambientais
como operacionais. A DHL quer liderar esta transição, expandindo sua
frota e soluções sustentáveis - utilizamos também bicicletas para
entregas e temos um Centro de Distribuição que produz sua própria
energia a partir de fonte solar - trazendo benefícios para nossos
clientes e para a sociedade", conclui Fabio Miquelin.