LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/
Assim como
Ana Jacinta de São José, a Dona Beja original, famosa moradora de Araxá, a
descida homônima, na pista da CIMTB Michelin em Araxá, sempre causou alvoroço
na cidade. O trecho foi escolhido como um dos pontos favoritos do público e
rendeu momentos inesquecíveis tanto para atletas quanto para espectadores.
Nos
primeiros anos, ela tinha um percurso reto com algumas pedras e raízes, mas sem
muitas dificuldades para os competidores. Com o passar do tempo, os
equipamentos e o nível técnico dos atletas se desenvolveram tanto que a Dona
Beja se tornou uma descida muito rápida, com uma transição para um gramado,
antes de entrar no trecho final do circuito.
O
hexacampeão da CIMTB Michelin, Rubens Donizete, conheceu bem essa parte da
pista. “Na época, ainda não existia aquele paredão no final da descida da Dona
Beja. Os atletas entravam numa parte gramada após o downhill. E nesse dia, a
grama estava molhada, eu escorreguei a roda da frente, caí e torci o
tornozelo, mas consegui vencer a prova escapado mesmo assim”, conta.
Com
a alta velocidade, o público passou a se interessar mais pelo trecho de subida,
logo ao lado. “A partir de então, entendemos que, na verdade, a subida também
fazia parte desse trecho mais atrativo da pista, que passou a ser identificado
como área Dona Beja”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.
A organização, como de costume, quis agradar o público e os
competidores, e decidiu reformular a descida. Desde a última etapa, o traçado o
traçado em S e os novos drops transformaram o trecho em uma descida mais
técnica. Além disso, foi incluída uma parede em curva, que desacelera ainda
mais os pilotos e requer mais habilidade.
E você tem alguma lembrança incrível da Área Dona Beja? Envie
uma foto sua no trecho e nos conte sua história no nosso email
info@cimtb.com.br.
A Prefeitura de Araxá prorrogou
na última quarta-feira (9) o decreto municipal que estipula regras do
funcionamento do comércio e medidas de restrição por mais 10 dias. O município
também acrescentou novas regras que visam frear o aumento no número de casos de
coronavírus na cidade.
O decreto municipal tem como principais medidas o toque de recolher diariamente
a partir das 21h até 5h, a proibição de qualquer tipo de reunião com mais de 9
pessoas e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento.
O Parque do Cristo e o Complexo Hidromineral do Barreiro permanecem fechados
para evitar aglomerações.
Além das restrições que estão em vigor desde o dia 31 de maio, foram acrescidas
as seguintes medidas.
Os cultos religiosos poderão funcionar diariamente até às 20h, obedecendo a
lotação máxima de 30% da capacidade da estrutura da entidade e ao protocolo de
biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária.
As padarias poderão funcionar até às 20h com atendimento aos clientes no local
mediante a distribuição de senhas, de forma a permitir o acesso ao interior do
estabelecimento de, no máximo, cinco pessoas por vez, ficando proibido o
consumo de alimentos e bebidas no local, independentemente do horário.
Está proibido a organização de excursões com a finalidade de lazer e turismo,
sendo permitido, excepcionalmente, as excursões para aquisição de mercadorias
com o intuito de abastecer o comércio popular araxaense, ficando a ocupação dos
ônibus limitada a 50% da capacidade de passageiros.
A lotação do transporte público coletivo urbano de passageiros não poderá
exceder a capacidade de pessoas sentadas e a empresa responsável pelo serviço
deverá adotar as práticas sanitárias determinadas no decreto.
O decreto completo está disponível no site da Prefeitura de Araxá (www.araxa.mg.gov.br).
O governador
Romeu Zema participou, na terça-feira (8/6), na Cidade Administrativa, da
assinatura do decreto que regulamenta a Lei 23.748/2020 para a exploração da
infraestrutura e de serviços das linhas ferroviárias de menor extensão,
conectadas às vias férreas de maior alcance, também conhecidas como shortlines.
O objetivo é que a iniciativa privada atue nessas linhas, por meio de outorga
(direito de uso) emitida pelo Estado. Isso será possível após legislação
estadual ampliar a competência do Estado com relação ao modal ferroviário. Os
contratos assinados entre empresas e governo para o transporte de cargas ou
passageiros podem ter validade de 25 a 99 anos. A decisão do Governo do Estado de regulamentar as shortlines foi tomada após estudos
para a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF-MG),
que será lançado nas próximas semanas, identificarem que 1.500 quilômetros de
malha ferroviária no Estado estão abandonados ou desativados.
Para Zema, a
regulamentação é um avanço que dará sustentabilidade para o desenvolvimento
econômico de Minas Gerais. “O modal ferroviário é fundamental para que uma
infraestrutura adequada atenda ao setor produtivo. Espero que o decreto resulte
numa série de inaugurações de shortlines, um modelo de negócio que já se provou
em outros países que é viável. Aqui não será diferente”, disse. Os
investimentos em Minas podem totalizar R$ 26,7 bilhões em obras de construção
de ferrovias, material rodante e instalações fixas nos 19 projetos
pré-definidos, divididos em transporte de cargas e de passageiros. A estimativa
é de geração de 373 mil empregos, divididos em 106 mil vagas diretamente
relacionadas às obras de construção e às máquinas e 267 mil empregos que devem
ser criados em outros setores da economia para atender a nova demanda promovida
pela expansão das ferrovias. Também são previstos R$ 2,8 bilhões em arrecadação
de impostos indiretos e o crescimento de 3,05% do Produto Interno Bruto (PIB)
do Estado.
O governo mapeou 19 trechos com potencial para receber investimento. São eles:
Turismo:
Caparaó
- Espera Feliz
Cataguases
- Além Paraíba
Jacutinga
São
Sebastião do Rio Verde - Passa Quatro
Viçosa
– Cajuri
Lavras
- Três Corações – Varginha
Ramal
de Águas Claras (Vila da Serra - Belvedere - Olhos D’Água)
Regional:
BH
- Sabará - Raposos - Nova Lima - Rio Acima - Itabirito - Ouro Preto
Mariana
- Além Paraíba
Cargas:
Unaí
– Pirapora
Conceição
do Mato Dentro – Ipatinga
Porteirinha
- Salinas - Itaobim – Jequitinhonha
Uberlândia
- Ituiutaba - Chaveslândia (Santa Vitória)
Itaobim
- Teófilo Otoni - Governador Valadares
Janaúba
- Porteirinha - Grão Mogol
Extensão
Ferrovia do Aço (Rio Acima - Belo Horizonte)
Araçuaí
- Teóofilo Otoni – Nanuque
Miguel
Burnier - Ponte Nova - Ubá – Muriaé
Varginha
- Três Corações - Passa Quatro