LINK UNIARAXÁ: www.presencial.uniaraxa.edu.br
Participação e democratização da gestão pública. O programa Prefeitura no Bairro terá início neste sábado (26) em Araxá. O Núcleo de Convivência do bairro Bom Jesus, no Setor Norte, vai receber mais de 40 serviços gratuitos para a população. O objetivo é levar ações e projetos da Administração Municipal mais próximo ao cidadão e tornar mais eficiente as estratégias para solução dos desafios da gestão pública.
Vacinação contra a Covid-19, orientação para a abertura de empresas, acesso a programas sociais, atividades esportivas e diversas outras atividades serão disponibilizadas. A comunidade também poderá apresentar sua reivindicação ou sugestão para melhorias da cidade. O programa Prefeitura no Bairro colocará à disposição da comunidade todo o suporte da Administração Municipal, reunindo ações nas áreas de Ação Social, Saúde, Segurança, Cidadania, Infraestrutura, Direitos Humanos, Acolhimento à Mulher, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego, Habitação, Cultura, Esporte, Lazer e Agricultura.
O programa prevê um evento periódico, uma vez por mês, e contemplará todas as regiões da cidade. A proposta é tornar o governo mais participativo e democrático.
1ª Edição Prefeitura no Bairro
Dia: Sábado – 26/03
Local: Núcleo de Convivência do bairro Bom Jesus
Endereço: Rua Jason Armando de Paula, 117.
Horário: 8h às 12h
Principais serviços que serão oferecidos à população
GABINETE DO PREFEITO E SECRETARIA DE GOVERNO
• Atendimento
SAÚDE
• Vacinação contra a Covid-19;
• Orientação Nutricional;
• Atualização do Cartão do SUS;
• Orientações sobre Saúde da Mulher;
• Aferição de pressão arterial;
• Orientação Postural.
SOCIAL
• Informações e Cadastro de Programa Mãos à Obra;
• Cadastro do Programa Planta Popular (Habitacional);
• Atualização do Cadastro Único;
• Cadastro do Programa Renda Básica;
• Orientação do ID Jovem;
• Atendimento e Acolhimento à Mulher;
• Doação de Mudas (Pequeno Jardineiro);
• Cadastro Acessuas e Confecção de Currículos.
PROCON
• Atendimento ao público para reclamações relativas ao consumo, finanças, telefonia e outras.
SINE
• Atendimento sobre vagas de emprego e cadastro de trabalhadores.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
• Sala do Empreendedor: como abrir sua própria empresa;
• Orientação sobre o Projeto Araxá Empreendedora;
• Inscrições para cursos de qualificação e capacitação.
TURISMO
• Apresentação do Plano Municipal do Turismo;
• Amostra dos Pontos Turísticos da cidade;
• Amostra de Produtos.
IPDSA - MEIO AMBIENTE
• Recolhimento de eletroeletrônicos (pilhas, baterias, celulares, etc);
• Requerimento de poda de árvores em calçada;
• Coleta de material reciclável.
EDUCAÇÃO
• Orientação para educação dos filhos;
• Busca ativa de crianças de 0 a 5 anos que estão fora da escola;
• Busca Ativa de Jovens e Adultos que não completaram o ensino fundamental;
• Biblioteca Móvel e Contação de Histórias.
OBRAS
• Apresentação de Projetos das Obras da Prefeitura;
• Requerimento de Tapa-Buracos;
• Requerimento de Limpeza Urbana;
• Requerimento de Iluminação Pública.
AGRICULTURA E PECUÁRIA
• Cadastro de Produtores;
• Como obter o SIM (Selo de Inspeção Municipal);
• Inscrições de Programas.
ESPORTE
• Recreação;
• Ginástica para Terceira Idade;
• Dança (Zumba);
• Projeto Viva a Vida;
• Aula Funcional.
FAZENDA
• Recálculo de parcelas atrasadas de IPTU e Dívida Ativa;
• Emissão de guias de IPTU;
• Isenção de IPTU para aposentados e pensionistas;
• Orientações tributárias;
• Orientações e preenchimentos de requerimentos de isenções e outros.
SEGURANÇA PÚBLICA
• Pré-agendamento de emissão de Identidade;
• Emissão de Cartão de Estacionamento para Idoso;
• Emissão de Estacionamento para Deficiente.
CULTURA
• Cadastro de Artistas;
• Apresentação Musical.
IPREMA
• Orientação Previdenciária (Regime Geral e Iprema).
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
• Feira de Adoção de Animais;
• Atendimentos Cerest;
• Exames CTA;
• Orientação Dengue e Animal Peçonhentos.
A Prefeitura de
Araxá realiza a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de
5 a 11 anos conforme agendamento no Cartão de Vacina. A imunização acontece na
segunda-feira (28), na Unisa, Unicentro e Uninordeste, das 8h às 16h.
O cronograma também contempla a repescagem da 1ª dose da vacina contra a
Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades e a imunização de
crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.
Para receber o imunizante contra a Covid-19, a criança não pode ter recebido
qualquer tipo de vacina nos últimos 15 dias e é imprescindível a apresentação
do Cartão de Vacina.
Documentos necessários
No momento da vacinação é necessário levar a cópia (xerox) da Carteira de
Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão de Vacina e do Cartão do
SUS (se tiver).
Para crianças com comorbidades, deve ser apresentado também um atestado ou
relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação
utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento
de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.
O responsável por acompanhar a criança no ato da aplicação deverá apresentar um
documento original de identificação com foto.
Lista de comorbidades
Para crianças com comorbidades, a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 será é
aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for
recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes
comorbidades:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensa
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática
Pais ou responsáveis
Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com
a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao
acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível
no link "Protocolos Covid-19" > "Termo de Autorização de
Acompanhante - Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial ( www.araxa.mg.gov.br ).
Cronograma
Unisa, Unicentro e Uninordeste
2ª dose para crianças de 5 a 11 anos conforme agendamento no Cartão de
Vacina - UNISA, UNICENTRO E UNINORDESTE
Dia e horário: 28 de março (segunda) - 8h às 16h.
Documentos necessários: cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da
Certidão de Nascimento, do Cartão de Vacina e do Cartão do SUS (se tiver).
O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá
apresentar um documento original de identificação com foto.
1ª dose para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades – UNISA, UNICENTRO E
UNINORDESTE
Dia e horário: 28 de março (segunda) - 8h às 16h.
Documentos necessários: cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da
Certidão de Nascimento, do Cartão de Vacina e do Cartão do SUS (se tiver).
O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá
apresentar um documento original de identificação com foto.
1ª dose para crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência
permanente – UNISA, UNICENTRO E UNINORDESTE
Dia e horário: 28 de março (segunda) - 8h às 16h.
Documentos necessários: cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da
Certidão de Nascimento, o Cartão de Vacina e do Cartão do SUS (se tiver).
Apresentar ainda um atestado ou relatório médico (se não for recente,
apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da
criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.
A medida preventiva
faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens e as atividades
operacionais e administrativas não serão afetadas
A CBMM realizará entre os dias 29, 30 e 31
de março, testes nas sirenes instaladas em sua propriedade. O objetivo é
garantir o funcionamento do sistema de alerta de emergência em barragens. A
checagem do sistema de alerta sonoro é preventiva e, portanto, não é necessário
qualquer deslocamento de colaboradores da Companhia ou pessoas da comunidade.
A CBMM possui 7 sirenes com capacidade
de promover alerta de emergência, de forma rápida e eficaz, na área denominada
“Zona de Autossalvamento-ZAS”. O Plano de Ação de Emergência para Barragens da
empresa, prevê que, no caso de uma eventual situação que exista o risco de
ruptura, as sirenes sejam ativadas para alertar a população potencialmente
afetada.
A CBMM reafirma que todas as suas
barragens estão com condições estáveis, inclusive com fatores de segurança
acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação
vigente. A Companhia possui uma equipe técnica especializada para a gestão de
suas Barragens, composta por engenheiros, técnicos e profissionais capacitados
que cuidam da segurança de todas as fases da vida útil destas estruturas.
As barragens passam por verificações
técnicas periódicas, monitoramento em tempo integral, 24 horas por dia, durante
os 7 dias da semana, e manutenções constantes, visando garantir o desempenho
esperado e as condições de segurança.
Vale destacar,
também, que a CBMM continua atenta ao cenário envolvendo a Covid-19 e que os
testes serão efetuados seguindo as medidas de prevenção estipuladas pelo
Comitê de Contingência da doença, bem como as normas estabelecidas pelos órgãos
de saúde. Mais do que cumprir as legislações vigentes,
a CBMM reforça o seu compromisso com a comunidade de Araxá e trabalha de forma
proativa, junto aos órgãos competentes, na Gestão de Segurança de suas
barragens.
Limpeza, Capina e Manutenção
- Complexo Viário Oeste
- Av. João Paulo II
- Av. Pref. Aracely de Paula
- Av. Dr. Pedro de Paula Lemos
- R. Primeiro de Maio
- Bairros Vila Rica, Mangabeiras 5 e Bom Jesus
Operação Tapa-Buracos
- R. Cônego Cassiano
- R. Cassiano de Paula Filho
- R. Alberto Castro Alves
- R. Nestor Castro Alves
- R. Claudovino Rosa
Iluminação Pública
- R. Hiponina Ferreira Nogueira
- R. Rio de Janeiro
- R. Romeu de Castro Alves
- Av. Tônico do Alonso
- R. Mariana Guimarães
- R. Joaquim Francisco da Costa
Contato da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: 3661-2687
CONHEÇA A CINEMATECA BRASILEIRA
Francisco José Géa
Parte 01
APRESENTAÇÃO
A cinemateca
brasileira tem como finalidade de expor e conservar tudo o que o “cinema”
proporciona, além do entretenimento. Ela funciona como um poderoso meio de
educação, conservação e comunicação.
Trata-se de
um local onde se arquiva além de filmes, documentos, pôsteres, cartazes, fotos,
livros, folhetos, além dos originais e matrizes das copias dos filmes, atuando
ainda como uma organização cultural, funcionando ao lado e nos mesmos moldes de
museus, biblioteca ou arquivos públicos.
CONCEITO
Hoje, o
conceito e o conhecimento de uma cinemateca, são outros, sendo que ela não atua
apenas como um “museu”, mas sim como uma organização cultural e como uma
atração turística, para qualquer município que a possui.
AVALIAÇÃO
Muito
importante é a avaliação do conteúdo ou do acervo de uma cinemateca, sendo que
a “Cinemateca Brasileira” é uma das mais importantes e completas de todo o
mundo, possuindo um acervo dos mais
raros. Sendo que lá está arquivada boa parte da produção ficcional de todo o
mundo, sendo que ela, ao longo dos anos, contribuiu na formação de muitos
cineastas de nosso cinema e também para o desenvolvimento da critica
cinematográfica, atuando ao lado de diversos cursos de comunicação de S. Paulo
e todo o país.
QUANDO SURGIU A CINEMATECA?
Ele surgiu
no ano de 1946, na cidade de São Paulo, inicialmente como um “Clube de Cinema
de São Paulo”, sendo que hoje, ela é uma das mais completas cinematecas de todo
o mundo.
ONDE ELA SE LOCALIZA
A sede
principal localiza-se, na capital paulista, ocupando um espaço do antigo
“Matadouro Municipal”, com uma área de 20.000 metros quadrados, no Largo
Senador Raul Cardoso, n 207, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Neste
local funciona a Diretoria, o Departamento Administrativo, O Laboratório de
Restauração, o Arquivo Geral, o Setor de Catalogação e etc.
A sala de
Exibição, que é o local onde são realizadas as “Mostra dos Grandes Filmes”,
localiza-se no Parque Conceição, na Rua Wolkswagen nº 100, no Jabaquara, Zona
Sul de São Paulo.
Também
existe uma segunda sala de exibição, localizada na Rua Fradique Coutinho nº361,
no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital, com 400 lugares, onde a mesma
funciona diariamente com quatro sessões, para o publico em geral.
A QUE ORGÃO PERTENCE A CINEMA BRASILEIRA?
Pertence ao
“Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”(IPHAN), uma entidade
que faz parte do Ministério da Cultura.
“COMO FUNCIONA O COMANDO DA CINEMATECA?
O
comando-geral fica a cargo da Sra. Tania Savieto, no cargo de
Diretora-Executiva, cargo assumido em março último, para cumprir uma mandato de
4 anos, renováveis
Ela foi
indicada por um conselho de 21 membros, que tem como presidente de fotografia o
produtor cinematográfico, o Sr. Thomaz Farkas.
(continua na próxima edição)