sexta-feira, 25 de março de 2022

Geração Z: o desafio de iniciar a carreira na pós-pandemia

 


Cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo. Este é o número de jovens da chamada Geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010. No Brasil, a estimativa é que este número chegue a 23 milhões de pessoas. Parte desse universo está entrando no mercado de trabalho em um novo cenário, quando contatos profissionais são realizados basicamente por e-mail, mensagens e redes sociais. Como se destacar a partir de tais limitações?

Para Mariane Guerra, vice-presidente de RH para a América Latina da ADP, empresa líder global em soluções de gerenciamento de folha de pagamento e gestão de capital humano, o desafio está mais nas empresas se adaptarem a esses profissionais do que o contrário. “Para começo de conversa, eles nasceram quando já havia telefone celular. O mundo deles é um mundo conectado. Isso faz parte de sua formação profissional. A Geração Z pode se relacionar mais facilmente com o local de trabalho digital do que suas antecessoras. Plataformas de comunicação como Teams ou Webex estão integradas ao seu cotidiano. O desafio maior está no uso de laptops (como normalmente se faz em um ambiente de escritório). Para eles, isso pode parecer um pouco antiquado”, analisa.

Alguns recém-formados ingressaram em empresas e nunca foram ao escritório por causa da pandemia. Eles não estão familiarizados com as dicas, rituais, símbolos, fluxos espaciais e até mesmo o significado de quem se senta onde. Como se comportar em reuniões, entrevistas ou apresentações para um público mais amplo é um desafio para esses profissionais.

Uma pesquisa recente, realizada pela ADP Research Institute, em 17 países, de quatro continentes diferentes, mostrou como esta geração está menos resiliente às mudanças. Quando observado o impacto da pandemia no otimismo dos trabalhadores foi na Geração Z onde o efeito foi mais acentuado, passando de 93% para 83%, contra a variação de 92% para 86% dos demais trabalhadores.

Ritmo de trabalho diferenciado
Outro aspecto a ser considerado é o ritmo de tomada de decisões dessa geração. “Trata-se do que o psicólogo Jean Twenge chamou de ‘estratégia de vida lenta’. É uma forma de adaptação cultural. As coisas que um adolescente da Geração Z pode estar fazendo hoje são bem diferentes em termos cronológicos do que as gerações anteriores, como tirar a carteira de motorista ou ter seu primeiro emprego. A geração Z geralmente tende a ter menos responsabilidades fora de casa e, provavelmente, será menos independente economicamente por mais tempo do que outras gerações da mesma idade. Tudo isso foi agravado pela pandemia”, afirma Mariane.

Mas a Geração Z também tem muito a oferecer. Essa sua familiaridade plena com tecnologia é algo a ser valorizada pelas empresas, como aprendizado autodirigido, colaboração on-line em projetos, exposição a uma variedade maior de pessoas e pensamentos, automodelagem contínua e expressão sem censura de valores pessoais.

“A inclusão passa pela curiosidade sobre pessoas diferentes de nós mesmos. Pegamos algumas gírias aqui e ali, assistimos a vídeos do TikTok e estamos dispostos a abrir nossas mentes para a estranheza do desconhecido. Suspendemos nossos estereótipos. Melhor ainda, podemos compartilhar o que aprendemos – essa é uma ótima atividade de construção de equipe”, finaliza a vice-presidente de Recursos Humanos para a América Latina da ADP.

Coluna do Luis Borges:

 



Turismo de lazer exige qualidade

por Luis Borges  

Já há 2 anos estamos enfrentando a pandemia da Covid-19 com suas variantes e seus desdobramentos em todas as dimensões que impactam as nossas vidas. Finalmente parece que o processo de vacinação atinge índices que trazem segurança sanitária, mesmo sem o fim da pandemia, e nos mostram que mais uma vacina deverá fazer parte do nosso calendário anual. Isso não impede que cada indivíduo tenha seu autocuidado sem perder de vista a coletividade.

Nessa retomada crescente é interessante perceber as movimentações que mostram um florescimento, até rápido, do turismo de lazer. É claro que após esse tempo todo voltado para o “se possível, fique em casa” e ” mantenha o distanciamento social”, chegou a hora de um certo afrouxamento para aliviar tantas tensões. Ainda que não seja possível fazer grandes planos de lazer para mais longe, não podemos dizer o mesmo, por exemplo, para quem tem buscado opções de turismo de lazer num raio de até 200 km a partir da cidade de Belo Horizonte. Isso tem ocorrido principalmente em feriados prolongados e finais de semana. Às vezes essa “quebrada” para mudar de ambiente tem se dado em hotéis da própria cidade e, é claro, conforme as condições de cada um. Outras opções estão nos aluguéis de sítios e casas em condomínios fechados ou em distritos específicos da região citada.

O grande desafio nessa retomada crescente do movimento turístico fica para o cliente em busca de um fornecedor que justifique uma equilibrada relação entre o benefício e o custo do serviço a ser contratado. Ele sempre espera que a qualidade do que será fornecido atenda as especificações negociadas, que o preço seja justo e que o atendimento jamais deixe a desejar em relação ao que foi estabelecido.

Entretanto, nem tudo tem sido flores segundo relatos que ouvi de algumas pessoas que optaram recentemente por essa modalidade de lazer em busca de novas energias. Em alguns casos, ficou claro que o benefício do que foi entregue ficou bem aquém do custo das diárias cobradas ou mesmo dos serviços extras que não faziam parte delas. Em alguns casos, principalmente em hotéis, fica visível uma certa falta de treinamento das equipes nos procedimentos operacionais padrão, ainda que se compreenda a grande rotatividade das pessoas ao longo da pandemia, inclusive por causa das demissões no auge do sufoco enfrentado por esse tipo de negócio.

A falta de comunicação num determinado hotel fez com que um casal de clientes que solicitou uma refeição para ser servida na área da piscina descobrisse, ao reclamar da ausência da salada, que ela fazia sim parte do prato, mas que só poderia ser servida no restaurante, o que não foi falado quando o pedido foi feito.  Esse mesmo casal solicitou na saída que a conta fosse detalhada para melhor compreender o que estava sendo cobrado e isso assustou o atendente, que se mostrou irritado para prestar os esclarecimentos solicitados.

Quando se trata de casas, tem sido comuns os relatos de uma torneira na pia da cozinha bloqueada por um plástico, mas pingando água, gambiarras em instalações elétricas, falta de toalhas para uso na área da piscina, lixos em locais indevidos…

Enfim é bom lembrar que um cliente insatisfeito dificilmente retornará ao local outra vez e nem o indicará para pessoas de sua rede em busca desse tipo de lazer. Qualidade é o que o cliente espera de seu fornecedor, que deve estar preparado para isso.


A Fazenda Água Santa e a Bem Brasil Alimentos vão inaugurar o projeto de educação ambiental, o Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (NASC)

 


O evento acontecerá dia 31 de março, quinta-feira, às 8h.

 

O projeto é um retrato do protagonismo do produtor rural na conservação do meio ambiente, e foi implementado para mostrar a existência da sinergia entre áreas produtivas e uma exuberante área de cerrado preservada.

 

Diante da grande diversidade de fauna e flora silvestre presente na fazenda, somada à criatividade e inovação, a Fazenda Água Santa abre suas portas por meio do NASC, um espaço educativo para todos que querem celebrar a biodiversidade do Cerrado brasileiro.

 

 


Venha fazer parte do time CBMM!

 


Satis fará investimento de R$ 4 milhões em plano de relacionamento com o mercado

 


Um agronegócio forte e saudável começa pelo acesso à informação de qualidade. É pensando desta forma que a empresa Satis, especialista em nutrição vegetal, irá investir mais de R$ 4 milhões em iniciativas de marketing e comunicação ao longo deste ano. Baseado especialmente em ferramentas digitais, com foco no educacional e desmistificação do próprio segmento de nutrição, o conjunto de ações visa o compartilhamento de informações técnicas sobre diferentes culturas para ajudar o produtor rural a obter melhores resultados na lavoura. A estratégia para seguir crescendo acima do mercado integra um volume total de R$ 12 milhões, que envolve aplicações em pesquisas, reforço de equipes e ampliação de estrutura.

 

Entre as primeiras ações previstas na estratégia de comunicação, a empresa realizou já em fevereiro uma série de encontros com orientações para o ganho de excelência no cultivo do café. A série foi transmitida via redes sociais com a participação de técnicos especialistas e influenciadores do setor, discutindo medidas de manejo através de experiências e estudos com foco na qualidade final da bebida. O ápice da programação foi uma webinar, que incluiu a distribuição de e-book organizado pela própria empresa para orientar o produtor como investir neste segmento do mercado cafeeiro.

 

A próxima série de ações digitais está prevista para março, focando a linha de produtos biológicos da empresa mineira sediada em Araxá. Presente em mais de 90% do território nacional, a Satis é referência no desenvolvimento e oferta de soluções em nutrição vegetal, atendendo a demandas específicas de culturas como soja, milho, feijão, algodão e hortifruti, além do café. O robusto investimento em marketing e comunicação para 2022 ainda inclui o aperfeiçoamento de canais internos, anúncios em mídia e conteúdos para equipes de campo.

 

"Queremos aproveitar cada vez mais nossa expertise técnica para promover conhecimento ao mercado, especialmente ao produtor rural. E para isso é necessário investir em ferramentas que tornem ainda mais dinâmica essa troca de experiências, pois também aprendemos ouvindo as demandas do campo", destaca Endrigo Bezerra, CEO da Satis.

 

Além disso, a campanha publicitária "Além da Conta" traz resultados reais de performance das linhas de produtos por cultura, abordando de um jeito prático, com foco no digital e com uma linha criativa disruptiva. "Entendemos que tão importante quanto entregar produtos de altíssima qualidade é, também, o como nos posicionamos e construímos a marca Satis. O mercado agro está passando por um processo de digitalização, com novas abordagens no marketing. A empresa mira essa evolução há tempos e estamos preparados para nos destacar neste cenário", comenta Endrigo Bezerra, CEO da Satis.  


Sobre a Satis

Com sede em Araxá (MG), a Satis é especializada em produtos de nutrição vegetal cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida para melhorar o rendimento das lavouras. Com soluções da raiz às folhas, seus produtos estão presentes em mais de 90% do território nacional. A empresa trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de soluções especialmente em lavouras como milho, café, soja, feijão, trigo, arroz, algodão e HF. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade.

 

Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos específicos. A estratégia tem dado certo. A empresa com capital 100% nacional registrou neste período crescimento médio de 19% ao ano, chegando a 43% somente em 2020 - desde 2012, a empresa cresceu cinco vezes em faturamento. O desempenho foi atingido a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros.

 

Edital da Água: 4ª edição recebe inscrições para desenvolvimento de projetos para gestão de recursos hídricos

 


O Instituto Mosaic selecionará 15 ações desenvolvidas por organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior para receber investimentos de até R$ 45 mil


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Instituto Mosaic, entidade social mantida pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, abre as inscrições para a quarta edição do Edital da Água, programa que seleciona e incentiva projetos que contribuam com boas práticas de gerenciamento de recursos hídricos e garantam maior disponibilidade de água de qualidade e saneamento para todos. O instituto beneficiará 15 projetos – com investimento de até R$ 45 mil cada – para desenvolvimento de suas atividades.

 

“Acreditamos que o incentivo a ideias que transformem a comunidade para aprimoramento da qualidade de vida das gerações futuras é primordial para o desenvolvimento humano. É uma grande satisfação poder promover e incentivar uma revolução positiva vinda de projetos de diferentes regiões do Brasil”, comenta Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes.

 

A oportunidade está aberta para propostas provenientes de 35 cidades (lista abaixo) e que sejam voltadas para desenvolvimento científico, pesquisa e teste de novas tecnologias para a boa gestão da água, bem como projetos que engajem e beneficiem diretamente comunidades, como iniciativas de recuperação de nascentes, instalação de sistemas de coleta de águas pluviais, implantação de sistemas tratamento e/ou reuso, limpeza e conservação de áreas preservação permanente, entre outros.

 

Serão priorizadas iniciativas de sucesso implementadas em edições anteriores e projetos que promovam a gestão sustentável da água em benefício de grupos minorizados ou vulnerabilizados, assim como os propostos por organizações lideradas por pessoas que pertençam a esses grupos, entre eles, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas ou não brancas e comunidades tradicionais.

 

Com o intuito de atender aos demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, essa edição do edital também irá selecionar iniciativas que trabalhem para: ODS 2 – acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 5 - alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; ODS 8 - promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos; ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; e ODS 14 - Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

 

"É gratificante para a CerVivo receber o carinho das pessoas e comunidades impactadas com os projetos realizados por meio do Edital da Água. Somos agradecidos pelas comunidades, escolas, empresas e pessoas que acreditaram em nós e aceitaram fazer parte do nosso trabalho. E firmamos o nosso compromisso em continuar fazendo a diferença em promover um mundo melhor", afirma Lucimar Gonçalves, presidente da CerVivo.

 

O Edital da Água conta com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social IDIS, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 1999 com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto.

 

Inscrições Edital da Água 2022

Prazo: de 22 de março, Dia Mundial da Água, até as 18h de 24 de abril

Cidades: BAHIA (BA): Barreiras | Candeias; GOIÁS (GO): Anápolis | Catalão | Ouvidor | Rio Verde; MARANHÃO (MA): São Luís | Balsas; MATO GROSSO (MT): Rondonópolis | Sorriso; MATO GROSSO DO SUL (MS): Campo Grande; MINAS GERAIS (MG): Araxá | Alfenas | Conquista | Delta | Patos de Minas | Patrocínio | Sacramento | Tapira | Uberaba; PARANÁ (PR): Paranaguá; SANTA CATARINA (SC): São Francisco do Sul; SÃO PAULO (SP): Campinas | Cajati | Cubatão | Pariquera-açu | Registro | Jacupiranga | São Paulo; SERGIPE (SE): Barra dos Coqueiros | Capela | General Maynard | Japaratuba | Rosário do Catete; RIO GRANDE DO SUL (RS): Rio Grande

Processo: preencher o formulário de inscrição, a planilha de orçamento e cronograma do projeto, disponíveis em www.mosaicco.com.br; reunir os documentos obrigatórios e complementares; e enviar a documentação ao IDIS (editalagua2022@idis.org.br), efetivando a inscrição.

 

Sobre Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn.

 

Instituto Mosaic: transformando a realidade dos territórios onde atuam

Fundado em 2008 e reestruturado em 2019, o Instituto Mosaic tem como objetivo promover o desenvolvimento mútuo e sustentável nas comunidades do nosso entorno. Com isso, buscamos o combate à desigualdade social e a criação de uma rede que promova o bem-estar, a educação de qualidade, a formação de pessoas e o fortalecimento de valores essenciais, como ética, colaboração e responsabilidade. Assim, é possível nutrir uma sociedade brasileira mais digna e justa.

 

Araxaense é destaque na Corrida Corre Tornado em Uberaba

 




Aconteceu no último final de semana em Uberaba, a Corrida Corre Tornado 2022  com disputa de corrida de rua de 5 km onde Patrícia foi muito bem ficando em 2 lugar geral feminino com um tempo de 5 km em 18:44 evoluindo cada dia mais nas competições, agora voltando a período de treinos visando novas provas.

Foi uma prova muito boa, onde a organização agradeceu a presença da Patrícia na prova, que hoje na região ela é uma inspiração para corredores iniciantes para estar melhorando seus tempos em corridas.

 

Agradecimentos: Patrocinadores e Apoiadores

 

Sicoob Crediara, Academia Cornelius Atlética, Treinador Chineyder , Fernanda Augusta Nutricionista, Clínica Integrare Montovani