sexta-feira, 1 de abril de 2022

CelBack oferece maior poder de compra ao consumidor, aumenta vendas nos varejos parceiros e reduz o lixo eletrônico

 


Crescimento acelerado da startup em seu primeiro ano de vida tem como alavanca a essência de seu modelo de negócio, que tem a sustentabilidade e o consumo consciente como ferramentas para a harmonia entre o mercado e consumidores, incentivando o reuso e consumo consciente, praticando valores mais atrativos e consequentemente melhores resultados

O mundo está cada vez mais conectado. Hoje o smartphone não é apenas opção, mas necessidade. É com ele que conseguimos agendar uma teleconsulta, pedir um táxi ou outra forma de mobilidade, solicitar delivery de comida, ler um livro, participar de aulas e cursos, entre tantas outras utilidades.

Com isso, a necessidade de um aparelho que atenda a todas essas demandas é fato incontestável, porém seja por motivos financeiros e/ou ecológicos, a busca por um smartphone seminovo tem sido uma excelente opção, pois, além de ele responder aos itens primordiais, ele oferece um custo menor e garantia.

Contextualizado a isso surge a CelBack, uma startup que viabiliza o processo de recompra de aparelhos celulares de forma ágil e segura, ao adotar o modelo de economia circular, oferece um ecossistema que dá maior poder de compra ao consumidor e incrementa as vendas do parceiro varejista ou de outros segmentos, em uma atuação de ponta a ponta. Tudo isso, sem perder sua essência e propósito de reduzir o lixo eletrônico em um setor em que o consumo está cada vez mais acelerado.

Estatísticas e Projeções

Após sua fundação e atuando com investimentos próprios, a CelBack recebeu seu primeiro aporte série A no valor de R$ 4 milhões e entrou em um ritmo acelerado de escalada e de capilaridade em diversos estados do país e redes varejistas parceiras. Com isso, ela comprovou que é possível trazer ganhos financeiros para todos os participantes dessa cadeia ao mesmo tempo em que estimula a consciência a respeito da destinação correta, consumo consciente e viabilizando o acesso à tecnologia as classes de menor renda, promovendo, assim, a inclusão digital e democratizando o acesso a todos.

“A poluição procedente da tecnologia é um tema urgente. Além do volume absurdo de lixo gerado pela troca de aparelhos em intervalos cada vez menores, os descartes inadequados destes dispositivos liberam substâncias altamente tóxicas que penetram no solo, como metais pesados, que chegam ao lençol freático e contaminam a água dos arredores. Para se ter ideia, são mais de 5 mil unidades encaminhadas para o descarte ambiental apropriado, evitando o acúmulo de lixo eletrônico”, alerta André Frigatto, um dos sócios da CelBack.

O executivo comenta sobre seus planos para estimular uma mudança de comportamento de consumo. “Sabemos que nosso crescimento rápido em apenas um ano está mais conectado ao cenário econômico e a busca pela compra e venda de aparelhos usados como solução financeira, principalmente das classes mais baixas. Contudo, a médio prazo, queremos promover uma mudança de comportamento para uma preocupação com o meio ambiente, independentemente da economia, em todas as classes sociais”.

Compra de um smartphone novo

O consumidor conta com uma rede de varejistas parceiros da CelBack que funcionam como pontos de coleta. Nestes locais, o seu aparelho de telefone usado se transforma em crédito na compra de um novo, com a melhor avaliação do mercado, logo com maior poder de compra.

A avaliação é realizada rapidamente e de forma segura no próprio ponto de venda, em apenas 20 segundos, garantindo a origem de procedência irrestrita.

Incremento das vendas

O ponto de venda que oferece a solução de recompra CelBack permite ao consumidor um maior poder de compra e, consequentemente, viabilizando um novo caminho para o incremento das vendas, ou seja, quem está em busca de um novo aparelho de celular, consegue melhores preços e a venda é realizada pelo preço cheio do produto.

Compra de um smartphone usado

Os smartphones recomprados pela CelBack seguem para triagem e laboratório onde são restaurados e recolocados à venda pelo e-commerce próprio da startup ou em marketplace brasileiros.

Por outro lado, as peças que precisam ser substituídas e não há mais como serem aproveitadas seguem para o descarte apropriado de acordo com a regulamentação do setor.

Escalada acelerada continua em 2022

Um ponto importante que merece destaque está nas oportunidades que a cadeia oferece em relação às vagas: “São mais de 4 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente em toda a cadeia de recompra, logística reversa, triagem, remanufatura e revenda”, conta Frigatto.

“O cenário econômico e a crescente consciência de sustentabilidade, que, cada vez mais, reflete no comportamento de consumo, devem contribuir para a continuidade do crescimento da CelBack. Este ano, já estamos projetando um crescimento de 70% na quantidade de lojas que ofertam a nossa solução. Observamos um crescimento cada vez maior, na procura pelo consumidor final além dos Varejistas em busca de recuperar resultados após um período tão desafiador para o comércio”, finaliza o sócio.

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Fórum Comunitário em Araxá:

 


Araxá aplica na segunda a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos conforme agendamento no Cartão de Vacina, na Unisa

 


A Prefeitura de Araxá realiza a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos conforme agendamento no Cartão de Vacina. A imunização acontece na segunda-feira (4), na Unisa, das 8h às 16h.

O cronograma também contempla a repescagem da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades e a imunização de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Para receber o imunizante contra a Covid-19, a criança não pode ter recebido qualquer tipo de vacina nos últimos 15 dias e é imprescindível a apresentação do Cartão de Vacina.

Vale lembrar que o uso da máscara de proteção continua sendo obrigatório em locais que ofereçam serviços de saúde, como postos de vacinação.

Coordenação do Samu sinaliza positivamente para implantação do serviço em Araxá

 


A Coordenação Estadual dos Serviços Móveis de Urgência e Emergência (Samu) informou ao presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Raphael Rios, que a Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, na qual Araxá está incluída, pode ser beneficiada com mais unidades do Samu. Para Araxá, estão previstas duas ambulâncias dentro do planejamento de ampliação do serviço no Estado.

A resposta foi enviada após Raphael entregar, pessoalmente, ao governador Romeu Zema, em julho do ano passado, o Ofício de Gabinete 239/2021 solicitando a instalação do serviço em Araxá. Na oportunidade, o governador garantiu que daria a devida atenção e retorno ao pleito.
De acordo com o documento enviado pela Coordenação do Samu, a implantação encontra-se normatizada na Deliberação CIB/SUS/MG nº 1.799, de 16 de abril de 2014, que aprova cinco Unidades de Suporte Avançado (USA) e 19 Unidades de Suporte Básico (USB) para a Região Ampliada de Saúde Triângulo do Sul, sendo que para Araxá encontram-se previstas uma unidade básica e uma unidade avançada.

Segundo a Coordenação, a implantação do serviço está prevista no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023 e ainda não foi efetivada em virtude de dificuldades financeiras em que se encontra o Estado de Minas Gerais.

No retorno, a coordenação do Samu esclarece ainda que a implantação do serviço depende da articulação entre os municípios contemplados e o Estado, através da constituição de um Consórcio Intermunicipal de Saúde, mediante protocolo de intenções e lei municipal específica.
Após receber a resposta, o vereador Raphael Rios entrou em contato com o deputado Estadual Bosco e solicitou uma audiência com o secretário da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para tratar sobre o tema.

Documentação ao Executivo
Com base nas informações, Raphael Rios está encaminhando a documentação recebida para a Administração Municipal. Por meio de ofício, o vereador solicita andamento ao processo para implantação do serviço com estudo de viabilidade financeira e estrutura.

Visita ao Samu Uberaba
Em busca de um caminho para viabilizar a implantação do Samu em Araxá, o vereador Raphael Rios esteve em Uberaba em agosto de 2021. Na oportunidade, ele conheceu como funciona o sistema do serviço, desde a regulação de vagas de leitos hospitalares até o sistema tripartite, com custos divididos entre governo municipal, estadual e federal.

Empresas buscam engajamento em acontecimentos da cultura pop

 



Tatiana Fanti, empresária e fundadora da Escola Prima Donna, revela que memes se tornaram comuns nas mídias sociais de companhias e startups, mas recomenda cautela em alguns casos

Durante a última cerimônia de premiação do Oscar, atores, diretores e os próprios filmes saíram dos holofotes e deram lugar ao tapa de Will Smith em Chris Rock, após uma piada direcionada à esposa do ator durante o evento. O assunto rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando memes e discussões na internet.

Muitas empresas utilizam as plataformas digitais para interagir com seu público, seja em publicações institucionais ou pegando carona em grandes acontecimentos da cultura pop para criar memes em busca de engajamento. E nesse caso não foi diferente.

Para Tatiana Fanti, empresária e fundadora da escola de empreendedorismo e comunicação para mulheres Prima Donna, o sucesso desse tipo de conteúdo está diretamente ligado a como ele é recebido pelos usuários. “Em tempos de crise, com pandemia e guerras, os memes tornam as coisas mais leves e, mesmo que seja por apenas um momento, trazem uma sensação de bem-estar e divertem as pessoas”, relata.

Para a empreendedora, alguns fatores são responsáveis pela popularização desse tipo de publicação no meio comercial. “Além da facilidade de ser produzido, ele ajuda a entrar na bolha desse conteúdo viral, aumentando o seu alcance com o uso de hashtags e outras técnicas. Os memes também têm a capacidade de gerar mais engajamento na página, já que a probabilidade de interações em uma piada é muito maior do que em posts sobre os serviços que você oferece”, pontua.

No entanto, é necessário ter cautela ao apostar nesse tipo de postagem, sempre levando em consideração os fatores legais e morais antes de publicá-las. “A questão legal se aplica, principalmente, ao uso de imagens de alguém de forma indevida, enquanto a parte moral diz respeito diretamente ao conteúdo, que pode, de alguma maneira, ser ofensivo para algumas pessoas, como o caso da própria esposa do Will Smith em relação a piada do comediante Chris Rock”, revela Tatiana.  

Jada Pinkett Smith, apresentadora, atriz, cantora e esposa de Will Smith sofre de alopecia. A artista aderiu ao visual careca após descobrir a condição que desencadeia a perda de cabelo entre homens e mulheres, mas foi alvo da piada do comediante justamente por este motivo, fato que desencadeou toda a confusão que foi televisionada mundialmente durante a premiação.

De acordo com a empresária, as publicações precisam estar alinhadas aos valores institucionais das empresas, que não podem ser deixadas de lado em detrimento da busca por engajamento. “Se você for analisar friamente, ao fazer uma brincadeira com a imagem de um tapa, você está compactuando com aquela situação. Se sua empresa se posiciona contra a violência, automaticamente você está se contradizendo ao realizar esse tipo de postagem”, alerta.

Para remar contra a maré, Tatiana revela que uma das saídas pode ser a empatia em relação às pessoas que sofrem com o mesmo problema de Jada. “Um nutricionista, por exemplo, pode usar esse acontecimento para explicar como a alimentação pode afetar pessoas que sofrem com alopecia, enquanto uma psicóloga pode falar quais são as implicações psicológicas que as mulheres sofrem no processo de perda capilar”, finaliza.

Sobre Tatiana Fanti

CEO & Fundadora da Prima Donna, mãe da Maria Eduarda (13 anos) e do Arthur (2 anos). Também publicitária por formação, relações públicas por vocação e brasileira morando na Alemanha.  A liberdade que o empreendedorismo a proporcionou fez com que ela quisesse que outras mulheres pudessem ter acesso ao conhecimento que permitiu ter uma marca de sucesso e foi assim que nasceu a Prima Donna, a 1ª Escola de Comunicação e Empreendedorismo para Mulheres.  Com 20 anos de comunicação e passagem por grandes agências, Tati reúne na escola o que é preciso saber para construir uma marca de sucesso. Para mais informações, acesse https://www.escolaprimadonna.com.br/ 

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