sexta-feira, 1 de abril de 2022

Coluna do Luis Borges:

 


Regência e gerência

por Convidado  31 de março de 2022  Convidado

*por Sérgio Marchetti

Mais um curso de Formação de Gerentes e Líderes concluído com êxito. Com todas as dificuldades, principalmente causadas pela pandemia, conseguimos cumprir nossa missão. Como é difícil ter uma missão de desenvolver pessoas! Nós, professores, sabemos o que é isso. A começar por tentar fazer os grupos entenderem que toda organização tem uma missão que é, na verdade, sua razão de existir. Mas, em vez de existir, as pessoas acham mais fácil resistir à criação de uma missão. Julgam que é uma bobagem estabelecer missão, visão e valores. O fato é que não percebem que, independentemente de estarem escritos e declarados, o trio já existe, ainda que seja informal. Porque ele antecede a criação de uma empresa.

Neste ano, trouxemos novidades na forma de apresentar o curso. Convidamos Alexandre Dolabella França, Superintendente da Aloshopping, para realizar uma palestra sobre as questões legais que envolvem o trabalho, sobretudo do comércio — que aliás, é a vocação de Belo Horizonte. Na parte de Marketing e Branding tivemos excelentes contribuições, no decorrer da aula da Gerente do Sindilojas, Danielle Rocha. Também fomos brindados com inúmeras sugestões de Merchandising e Branding Pessoal, com cases de mais de 200 lojas, já implementados, pela Designer de Ambientes, Marina Armond, da Arqdecore, que trouxe valiosos subsídios ao nosso trabalho.

No que me coube, trabalhei, na prática, o Planejamento Estratégico — primeiro passo para alcançar qualquer objetivo. Também persistimos na Gestão por Competência que permite a autoavaliação dos participantes e de suas equipes, por intermédio do Gap Analysis. Este último representa uma ferramenta essencial a qualquer organização. Ressaltamos a importância da seleção de pessoas, do teste DISC de Análise Comportamental e de outras ferramentas que complementam a metodologia para obter uma identificação fidedigna do perfil atual de seus colaboradores e, desta forma, poder implementar ações pontuais para sua melhoria. Também apresentamos um levantamento de diagnóstico de gestão do tempo, feito em sala, para buscas de correções individuais. Contudo, não relegamos a venda a um segundo plano. Os processos de vendas foram demonstrados, exemplificados e, com foco no cliente-consumidor atual, no Marketing, na tecnologia e no Neuromarketing, avançamos bastante na capacitação dos participantes.

A distribuição de importância dos temas foi muita igualitária, porém, ponderamos que, se sua empresa tem liderança, ela ganha um ponto (1); conta com uma boa equipe de vendas, acrescentamos um zero (0,) fazendo dez (10) pontos. Havendo bom ou bons pontos de venda, acrescentamos outro zero (0), indo para cem (100) pontos. Caso invista em tecnologia, podemos somar mais um zero (0), perfazendo-se mil (1000) pontos. E, se possui treinamentos sistemáticos e planejamento, atribuímos mais um zero (0), atingindo dez mil (10.000) pontos. Porém, se tiramos a liderança que representa um ponto (1) ficaremos com zero, zero, zero, zero (0000), que não representa nada. Apenas por essa razão, protagonizamos a liderança e trabalhamos um perfil de líder que compartilhe, desenvolva pessoas, que sirva, agregue e crie relacionamentos. A liderança genuína exige um profissional que tenha visão sistêmica, que compreenda, domine e controle todos os processos da organização. Daí também a importância da gestão de processos acompanhada do MASP – Método de Análise e Solução de Problemas (TQC – modelo japonês).

Foi assim que demonstramos as ferramentas, visando a implantação de uma gestão, cujas raízes se assemelhem às do bambu chinês, que crescem anos para dentro da terra, criando uma força poderosa e, para que, ao crescerem para cima, possam ser quase perenes.

Precisamos, mesmo sem ventos a favor, criar pessoas com mentalidade de cooperação. Indivíduos vencedores, mas com sentimentos de empatia e compaixão. Pessoas espiritualizadas, que compreendam que tem um papel social na empresa. Seres que saibam que a felicidade gera dividendos e que pessoas felizes rendem mais, produzem mais e adoecem menos. Queremos desafiar os adoradores de líderes mal-intencionados, de chefes despreparados, inescrupulosos, pois pessoas competentes e honestas merecem líderes que os levem a caminhos mais retos na rota da ascensão social.

E assim o fizemos. Indicamos atitudes que descarreguem mais ocitocina e serotonina do que dopamina e cortisol. E o resultado estava estampado nos rostos dos alunos ao final de nosso encontro. A gratidão — o alicerce de qualquer projeto — comprovou a vitória da equipe de professores e participantes que, como membros de uma orquestra, mantiveram a sintonia e a harmonia das partes, trabalhando uma gerência com a alma da regência.

E quando todos atingem um objetivo comum, todos são vencedores, e o grupo fica feliz.

*Sérgio Marchetti é educador, palestrante e professor. Possui licenciatura em Letras, é pós-graduado em Educação Tecnológica e em Administração de Recursos Humanos. Atua em cursos de MBA e Pós-Graduação na Fundação Dom Cabral, B.I. International e Rehagro. Realiza treinamentos para empresas de grande porte no Brasil e no exterior. www.sergiomarchetti.com.br.


Com venda de livros, Editora MOL e Grupo Petz arrecadam mais de R$ 3 milhões para ONGs de proteção animal

 





Fundo Adote Petz apoia organizações de todo o país com a venda de livros, calendários e álbuns 

Uma parceria que gera saúde e bem-estar para milhares de bichinhos: a Editora MOL e a rede de petshops do Grupo Petz - maior do Brasil em número de lojas - acabam de alcançar a marca de de R$ 3.017.119,16 arrecadados para 80 ONGs ligadas principalmente à causa animal. A arrecadação faz parte de uma iniciativa que teve início em 2017, com a MOL produzindo livros, álbuns e calendários com a temática pet que são vendidos a preços acessíveis nos caixas das lojas Petz, e repassam 100% do lucro líquido para a causa animal.

No total, já foram vendidos 1,4 milhão de exemplares de 15 produtos editoriais, como o best-seller ‘Ache o Bicho 2: Rumo ao Pódio’, que teve a tiragem de 120 mil livros esgotada em apenas dois meses. Cinco novos projetos devem ser lançados ainda em 2022 para continuar gerando doações.

À medida que as doações foram aumentando, MOL e Grupo Petz decidiram dar um novo passo criando o Fundo Adote Petz. Ele existe não apenas para direcionar doações para as instituições de proteção animal, mas também para oferecer capacitação para quem está à frente delas. O objetivo é que as organizações potencializem seu trabalho de forma mais estratégica e aumentem seu poder de transformação social.

"É uma grande alegria ver o resultado desses quatro anos de parceria com o Grupo Petz, e o quanto conseguimos avançar, juntos, para oferecer um apoio consistente para ONGs que estão ajudando cães e gatos de todo o Brasil. Estamos comemorando não só pelos R$ 3 milhões que conseguimos doar até agora, mas porque sabemos que o nosso impacto será tão duradouro quanto nosso comprometimento com a causa animal”, afirma Artur Louback, sócio da Editora MOL.

Certificação e capacitações

Junto com o Grupo Petz, o Arredondar e a Phomenta, a MOL trabalha para diagnosticar e certificar as ONGs do Programa Adote Petz. Elas passam por uma análise e, após apresentar documentações, conceder entrevistas e resolver pendências, as organizações certificadas ganham o Selo de Boas Práticas em Transparência e Gestão. 

Além disso, as ONGs contempladas passam por capacitações  e mentorias para que apliquem os recursos recebidos da forma mais construtiva possível. Elas compartilham seus desafios de curto, médio e longo prazo com o Grupo Petz e a MOL e recebem metas e indicadores que possibilitem um uso assertivo do dinheiro arrecadado pelas publicações da MOL para a causa, potencializando as doações.

Acolhimento e cuidado para os bichinhos

Um dos exemplos do impacto gerado pelo Fundo Adote Petz é a ONG União de Proteção Animal Salvador (UPAS), que recebeu cerca de R$ 34 mil, fruto das vendas do livro ‘Um bicho me disse’. O valor custeou a castração de mais de 200 animais abandonados. A ONG também criou um fundo para manutenção das castrações e para fazer mais 65 procedimentos. Além disso, 253 gatos foram encaminhados à adoção, entre eles, as gatinhas Salma e Eva. Ambas passaram por tratamento de rinotraqueíte, foram castradas, vacinadas, vermifugadas e microchipadas. Depois de alguns meses do início do tratamento, elas ganharam um novo lar cheio de amor.

Na organização Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC), que atua em São Paulo, o foco é atender animais cujos tutores estão em situação de vulnerabilidade social. Com a doação do Fundo Adote Petz foi possível realizar 275 castrações de cães e gatos e comprar 120 cestas básicas para tutores que vivem em situação de rua e em ocupações de São Paulo. Cada kit contava com açúcar, arroz, óleo, feijão, sal, macarrão, extrato de tomate, café, farinha de mandioca e caldo para o preparo de alimentos. 

Outro case inspirador é o da Associação de Proteção dos Animais (Aspan). Localizada em Natal (RN),  a iniciativa quitou débitos com clínicas veterinárias, custeou o tratamento de dezenas de animais resgatados que precisavam de procedimentos cirúrgicos emergenciais, e reformou a área de quarentena com a criação de  dez novos espaços para que os animais recém-chegados ao abrigo fiquem separados, o que evita proliferação de doenças infectocontagiosas.

Tratamento terapêutico virtual com pets

Além das instituições que oferecem cuidado e abrigo para os bichinhos, o Fundo Adote Petz está apoiando projetos que trabalham com Terapia Assistida por Animais para promover saúde e bem-estar a crianças, adultos e idosos que passam por algum tipo de tratamento médico. Durante a pandemia de Covid-19, o Instituto Cão Terapeuta precisou interromper as visitas presenciais, mas não deixou ninguém longe do carinho dos pets. A doação do Fundo Adote Petz serviu para diminuir as distâncias com a compra de tablets e a contratação de plano 4G para a realização de atendimentos on-line

"É algo muito afetivo, tanto presencial quanto on-line. Antes, trabalhávamos mais a percepção, as sensações, o toque. Hoje, é mais voltado para a parte emocional", explica Andressa Gasparoti, voluntária do Cão Terapeuta. O Instituto também viu a arrecadação de recursos crescer depois que investiu outra parte da doação em melhoria no site, o que gerou um aumento de 137% no número de vendas na loja virtual. 

“Nós do Grupo Petz somos apaixonados por pets e queremos incentivar a adoção, conscientizar sobre a guarda responsável e ajudar a diminuir o índice de animais abandonados. Nos enche de alegria ver os resultados dessa parceria com a MOL e saber que estamos no caminho certo, rumo a muito mais conquistas na saúde e bem-estar dos bichinhos. Cada pet adotado importa e cada sorriso faz todo o nosso esforço valer a pena”, conta Giulliana Tessari, gerente técnica do Adote Petz.

Sobre a Editora MOL

A MOL é a maior editora de impacto social do mundo. Fundada em 2007, ela produz livros, revistas, calendários, jogos, álbuns de figurinhas e outros produtos editoriais vendidos em grandes redes varejistas a preços acessíveis, sempre com renda revertida para causas. Os produtos da MOL já doaram mais de R$ 46 milhões para mais de 150 ONGs. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. www.editoramol.com.br

Sobre o Grupo Petz

A rede de pet shop é a maior em número de lojas com mais de 100 lojas no país – em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os espaços contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e, em algumas unidades, medicina veterinária. No final de 2018, a rede intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do Centro Veterinário Seres que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração. Soma-se a esta estrutura a área Petz Garden, com plantas, flores e material para jardinagem e piscina. www.petz.com.br


Venha fazer parte do time CBMM!

 



UNIARAXÁ INFORMA:

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ INFORMA:

 


Com nova linha de produtos, Polaris entra na briga pelo título das principais competições do rally nacional

 


Polaris Factory Racing. Um nome que resume a aposta de uma marca que se transformou em sinônimo de veículos recreativos off-road. Com o lançamento da linha Wide Open de UTVs de alta performance, a Polaris Brasil busca demonstrar a eficiência de seus produtos exatamente na disputa contra o cronômetro e, portanto, marcará presença na temporada 2022 dos principais campeonatos de Rally Baja e Rally Cross-Country do país. 

O objetivo é comprovar que as novas máquinas atingiram um novo patamar de UTV. O novo RZR Pro R tem motor aspirado quatro cilindros 2.0 de impressionantes 230cv. Conta com suspensões de controle eletrônico de última geração e largura total de 74 polegadas (1,88m), que justifica o nome da nova gama. 

A Polaris Factory Racing contará com dois pilotos oficiais no Rally Baja: o português radicado no Brasil Nuno Fojo, gerente de Produto Internacional Ásia Pacífico e América Latina da marca, e Marcus Cotton que, com sua estrutura (Cotton Racing), passa a ser também o preparador oficial da Polaris. No Rally Cross-Country, a Torres Racing será o time de fábrica, com Leandro e Thiago Torres. Além disso, outros pilotos e equipes receberão suporte direto da Polaris Brasil. 

"Os modelos da nova linha são altamente capazes e competitivos, e por isso resolvemos reforçar nossa presença nas provas brasileiras. Queremos que os entusiastas vejam o desempenho dos nossos UTVs e se juntem a nós nas competições, para que a Polaris esteja ainda mais bem representada", destacou Fojo. Ele deu uma mostra da capacidade do RZR Pro R no Rally Cuesta Off-Road, que abriu o Campeonato Brasileiro de Rally Baja – foi o segundo na classificação geral ao fim dos dois dias de prova, entre os 60 UTVs inscritos. 

No próximo dia 09 de abril, os UTVs Polaris entram em ação com a estreia do Rallymakers UTV Cup – um novo modelo de Rally Baja para o circuito paulista, disputado em São Carlos (SP). Além do RZR Pro pilotado por Fojo, a marca americana também terá no grid os já conhecidos RZR Pro XP, bem como contará com a presença da piloto americana Sara Price – uma estrela internacional das competições off-road nas duas e quatro rodas. 

Sobre a Polaris

A Polaris desenvolve, produz e comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 67 anos de história, possui 13 mil funcionários diretos e está presente em mais de 130 países, com 12 subsidiárias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Japão, México, Noruega e Suécia).

Os produtos são distribuídos através de 1.850 revendedores nos Estados Unidos e por mais de 1.400 no mundo. A empresa norte-americana está entre os líderes globais no segmento de powersports (ATVs, UTVs e Snowmobile) e é detentora da marca de motocicleta de alta cilindradas Indian Motorcycle® e do inovador SlingShot®. 

A Polaris Brasil tem sede em Indaiatuba (SP), onde possui um Centro Técnico e de Distribuição, e conta atualmente com aproximadamente 50 concessionárias distribuídas por todas as regiões do país.

 

Texto: Rodrigo Gini

As possibilidades de se reinventar e realocar-se no mercado profissional

 



De acordo com o palestrante Alexandre Slivnik, é preciso realizar uma análise de diversos pontos antes de tomar uma decisão definitiva

Com o mercado de trabalho cada vez mais agressivo, se realocar e ir em busca de uma nova função parece um desafio gigantesco. Mas com as ferramentas corretas e sede por conhecimento, é possível alcançar o cargo dos seus sonhos.

Para Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, a crise mundial causada pela pandemia de Covid-19 traz contrapontos positivos e negativos para quem quer se realocar no mercado. “Momentos de crise acabam dificultando as coisas, principalmente porque o número de vagas diminui. Mas durante esse período, as melhores e mais competidas oportunidades aparecem no mercado. Os profissionais que têm uma melhor preparação e a capacidade de resolver problemas complexos, normalmente, conseguem as vagas mais desejadas nesse momento de incertezas”, revela.

O palestrante alerta que profissionais devem seguir em constante busca por inovação e conhecimento, principalmente porque o mercado continua criando profissões inovadoras a cada ano. “Em dado ponto, a experiência que você já possui pode se tornar irrelevante, e o que começa a ser importante é a sua disposição para aprender aquilo que você ainda não domina. Pesquisas apontam que 65% das crianças que estão no colégio primário, no futuro, irão trabalhar em empregos que ainda não existem. Isso mostra que precisamos criar uma flexibilidade para adaptações, visando uma constante evolução e o melhor entendimento sobre si mesmo”, aconselha.

Para Slivnik, a tecnologia é um elo fundamental para quem visa uma realocação no mercado de trabalho. “Os países mais desenvolvidos, por exemplo, estão ensinando crianças a programar. E não é para que possam trabalhar com os computadores no futuro, e sim porque a lógica da programação vai ajudar em diversas áreas de atuação daqui algum tempo. Aprender tecnologia não é simplesmente aprender a manusear um equipamento, mas ter conhecimento sobre como aquele gadget funciona de forma geral.”, pontua.

E essa necessidade por conhecimento e novas tecnologias deve fazer parte da vida de qualquer profissional que queira evoluir em sua carreira. “É comum ver pessoas de 80 ou 90 anos de idade fazendo faculdade, principalmente porque a perspectiva de vida é cada vez maior. Se podemos viver mais, também podemos seguir em busca de conhecimento e evolução profissional. Nunca é tarde para mudar e fazer aquilo que você ama”, relata o palestrante.

De acordo com Slivnik, não se deve manter o foco em aprimorar pontos fracos, pois são as virtudes que o diferenciam como profissional. “Ao fazer uma análise e identificar suas fraquezas e virtudes, potencialize aquilo que você faz bem. Focar no que você tem de melhor é mais importante para alcançar reconhecimento e estabilidade profissional”, finaliza.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br