quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A CACHAÇA MINEIRA:







Histórias de cachaças e artesanatos mineiros são reveladas em livros
                                       Um olhar minucioso sobre os valores e a tradição de Minas Gerais. Esse foi o principal fator que motivou o escritor e consultor em design estratégico e planejamento sociocultural, ambiental e esportivo Leo Sousa a iniciar sua jornada, em 2009, ano em que lançou o projeto "Tradição de Minas". Desde então, cada obra da coleção aborda um tema relacionado a Minas Gerais, com relatos de um mineiro "de carteirinha e de coração". Em 2016, depois de um período de pesquisas e viagens em âmbito regional, ele lançou, no ultimo dia 10 de novembro de 2016, dois novos títulos: "Artesanatos de Minas" e "Cachaças de Minas". O evento de lançamento foi  realizado,  no Clube do Livro, piso L1 do Ponteio Lar Shopping em Belo Horizonte. A seleção dos temas, segundo o autor, foi idealizada sob a ótica da valorização da cultura do povo mineiro, representado por importantes símbolos de Minas Gerais. "Tenho uma forte ligação com o tema 'cachaças', por exemplo. Meu histórico familiar é base disso. Desde sempre nos reunimos frequentemente para festejar e curtir os parentes ao máximo. São festas e encontros que fazem de cada momento lembranças pra lá de especiais", diz Leo Sousa.  E com o artesanato não foi diferente. "Na minha infância, juventude e ainda nos dias de hoje, fui e sou inspirado pelo prazer de compreender e admirar as expressões populares, manifestações artísticas, carregadas de emoção. Meu olhar sempre esteve atento à minha percepção estética das coisas", salienta o escritor. Ele ainda destaca que a irmã Adriana teve muita importância nessa formação. "Como artista que sempre foi, estive ao seu lado, observando e admirando a arte que ela produzia. Minha mente é assim: em tudo que vejo, me atento aos critérios de beleza - os meus , e às recordações às quais elas me remetem", completa.  Com o fotógrafo Marcelo Andrê, Leo Sousa coleciona vivências que ajudam a desvendar um pouco as origens de Minas Gerais e explicam muitos dos costumes ainda mantidos. "A cada viagem, um novo encontro e novas descobertas. Diante de cada nova história da qual me aproximei para a produção dos dois novos títulos, tive ainda mais certeza da importância de valorizar o indivíduo, suas origens e sua capacidade de se manifestar. Valorizar os fazeres e as tradições familiares", revela.  O projeto, segundo Leo, faz parte de um grande sonho, mas que só pode ser concretizado com o apoio e envolvimento de mais pessoas. "Precisamos de parceiros, empresas e profissionais que vislumbrem a amplitude e todas as oportunidades possíveis desse projeto. O incentivo à cultura em nosso país é algo que precisa passar a fazer parte da essência das empresas. Afinal, os benefícios e o valor que isso pode gerar para elas são enormes. Quanto ao projeto, o objetivo é disponibilizar todo o acervo para a população em geral", reforça.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário