Os produtores rurais interessados em
participar do Concurso Internacional da Expoqueijo Brasil – International
Cheese têm até o próximo dia 29 para realizar a inscrição. Até o momento mais
de 500 queijos de sete países já foram inscritos. A organização estima que a competição
terá 600 participantes de pelo menos dez países. O concurso vai apontar os
melhores queijos do mundo. Para participar é preciso preencher um formulário no
próprio no site do evento (www.expoqueijobrasil.com.br) onde também está disponível o regulamento.
Somente queijos submetidos a algum tipo de inspeção oficial serão aceitos. As categorias variam de acordo com a matriz
leiteira (vaca, búfala, cabra e ovelha) e as tecnologias queijeiras.
Independente do tipo de queijo, a taxa de inscrição é de R$ 50 e
permite que o produtor inscreva seus produtos em até três categorias. A curadoria
do evento será realizada pela Organização Nacional de Provadores de Queijo
(Onaf), com sede na Itália. A Onaf é reconhecida internacionalmente pela
formação de provadores através de um método codificado e é referência mundial
no trabalho de valorização dos queijos e preservação do sabor. “São 30 anos de
experiência em provas de queijos. Além da curadoria do concurso em si eles
também proporcionarão aos jurados uma qualificação que tem aulas online e
presenciais”, ressalta Maricell Hussein, organizadora do evento.
Medidas
de prevenção
A organização da Expoqueijo Brasil –
International Cheese está trabalhando junto a especialistas em relação aos
protocolos que deverão ser seguidos durante o evento. “Assim como já ocorreu em
outros encontros realizados na cidade, o público poderá participar, mas deve
ser limitado”, explica Maricell.
Haverá ainda a exigência da apresentação da
carteira de vacinação e uso de máscaras; medidas obrigatórias, segundo decreto
municipal em vigor. Um plano de contingência com todas as regras será
apresentado à Vigilância Sanitária para garantir a segurança dos participantes.
Expoqueijo
Brasil
A ExpoQueijo Brasil 2021 / International Cheese será realizada entre os
dias quatro e sete de novembro deste ano. A organização promete uma edição
cheia de novidades. Diante de uma das sete maravilhas de Minas Gerais, o Tauá
Grande Hotel e Termas de Araxá, serão montados 200 estandes para exposição de
produtos e patrocinadores, praça de alimentação com espaço para restaurantes e
food trucks, espaço kids, área para apresentações culturais e espaço para
oficinas e treinamentos. Uma estrutura para receber com conforto os visitantes,
além de expositores nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva do
queijo. No interior do hotel também
serão disponibilizadas salas para cursos e palestras, área para imprensa
especializada, salões para realização do Concurso Internacional do Queijo e
jantar de premiação para produtores, autoridades convidadas e compradores de
queijo.
O Governo de Minas é apoiador do evento, por meio da Secretaria de
Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Também são parceiros
o Sebrae-MG, o Sistema Faemg (Federação
da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Emater, Epamig, IMA e
Prefeitura de Araxá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário