Procon Araxá e Código de Defesa do Consumidor fazem
aniversário
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon) de Araxá completou 25 anos de funcionamento na cidade neste dia 9,
quase a mesma data do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, criado há
28 anos, no dia 11 de setembro, de 1990. O serviço representa uma importante
conquista na garantia dos direitos das relações de consumo. A Administração Municipal tem dado destaque para o
aniversário do Procon, com a realização de atividades em comemoração à data. Houve
o lançamento da Cartilha Cidadã, em parceria com o Uniaraxá e do site do
órgão: www.procon.mg.gov.br, realização do Programa Procon Mirim e
Encontro do Procon Estadual com fornecedores de Araxá. Uma vez por mês, tem
Procon nos Bairros. A secretária executiva do Procon, Belma Nolli,
conta que o Procon é um parceiro do consumidor com
a missão de contornar as relações com os fornecedores, dando mais transparência
às negociações o que evita muitos litígios. “O lado fraco é o consumidor que
não tem conhecimento técnico, nem o aparato jurídico que as empresas tem e
contrabalanceamos essa relação. Não estamos só para defender, há casos em que o
consumidor não tem razão, não tem direito de reclamar e deixamos isso bem
claro”. Belma destaca que junto com os atendimentos fazem um trabalho de
educação para o consumo, colocam dicas no site, divulgam pesquisas, informações
que despertam nos consumidores a consciência sobre seus direitos. Também
ressalta que a equipe formada por universitários, é supercompetente, são
educados e atenciosos, fazem treinamentos para estarem sempre se colocando no
lugar do consumidor. Ela comenta que se orgulham pelo alto índice de resolução
dos atendimentos que é de 85%. Reforça que os 15% que faltam, estão
relacionados a golpes e nesses casos não conseguem localizar os fornecedores
porque eles repassam endereços e documentos falsos. “Tentamos oferecer um
atendimento pessoal e humano. As vezes a pessoa chega nervosa, envergonhada,
frustrada com uma compra e temos que trabalhar muito o psicológico do
consumidor”. Para ela o desafio está em aumentar o índice de resolução dos
atendimentos. Pretendem continuar oferecendo as atividades externas como Procon
nos Bairros e Procon Mirim, ações de conscientização e aproximação com a
comunidade. “Esse é um ano de comemorar. Completamos 25 anos de existência na
cidade, estamos felizes na nova sede, na Rua Perdizes, 280. Num espaço maior, estruturado,
o consumidor é atendido com mais conforto e a equipe trabalha mais tranquila”.