quarta-feira, 17 de junho de 2020

CBMM INFORMA:


Coronel Edson Justino é o novo Secretário de Governo de Araxá





A Prefeitura de Araxá, através do Diário Oficial do Município (DOMA), divulgou no último dia 10 de junho, através do decreto de número 1.006, que o presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, coronel Edson Justino, assumiu a Secretaria de Governo da Administração Municipal. A Secretaria estava sem comando desde o dia 4 de maio de 2020, quando Lucimary Fátima da Silva Ávila foi exonerada do cargo. Segundo o decreto, coronel Justino assume a pasta de forma interina e vai se manter como presidente da Fundação da Criança. Ele não vai receber salário pela função de secretário de Governo.

terça-feira, 16 de junho de 2020

CBMM INFORMA


Zema garante que vai manter venda de royalties do nióbio de Araxá




O governo de Minas Gerais vai manter a proposta aprovada na Assembleia Legislativa que permite a venda antecipada dos royalties da exploração de nióbio em Araxá. A antecipação desses royalties foi interrompida temporariamente por causa da pandemia de coronavírus. A pandemia ocasionou a queda da economia no Brasil e no mundo. A manutenção da venda dos royalties, entretanto, foi confirmada pelo governador Romeu Zema em uma entrevista concedida por ele à Rádio Imbiara FM 91,5, no últimodia 10 de junho. Romeu Zema falou porque pretende manter o projeto. “Nós sabemos que desde o inicio do nosso governo o problema de caixa do governo de Minas é estrutural, ou seja, ele depende de reformas profundas”, disse o governador. Com a venda antecipada desses royalties do nióbio de Araxá, o governo de Minas pretende arrecadar R$ 5 bilhões. Esse valor vai propiciar ao governo do estado a regularização de pagamentos dos servidores públicos. Segundo o governo, a aprovação do PL 1.205/19 vai permitir pagamento em dia do 13º salário dos servidores públicos e a suspensão, temporariamente, do parcelamento dos salários.  O projeto recebeu votos favoráveis de todos os 73 deputados presentes à reunião da Assembleia Legistativa de Minas Gerais. Os créditos a que se referem o projeto são oriundos da exploração de nióbio em Araxá. Atualmente, 75% dos lucros sobre a exploração do nióbio em Araxá cabem à CBMM e 25% ao Estado. Desta parcela destinada ao Estado, 51% do valor é destinado à Codemge e 49% para a Codemig. Romeu Zema ressaltou que durante o governo passado os municípios não receberam os recursos a que tinham direito. “Além de eu estar pagando aquilo que é do meu governo eu ainda estou pagando de forma parcelada, em 33 parcelas, os R$ 7 bilhões que o último governador tirou dos prefeitos de forma ilegal, fazendo que muitas prefeituras quase quebrassem", afirmou o governador.  

segunda-feira, 15 de junho de 2020

CBMM INFORMA



Campanha virtual fomenta valorização do comércio local de Araxá




Um grupo de amigas promove uma campanha que visa valorizar as atividades comerciais em Araxá. A iniciativa pretende minimizar os impactos econômicos gerados pela crise do novo coronavírus nas micro e pequenas empresas locais. Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontou que pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia. “Isso em nível nacional, aqui em Araxá ainda não sabemos exatamente os números, mas num percurso rápido pelo Centro da cidade, a gente se assusta em ver a quantidade de pontos comerciais fechados. São muitas placas indicando aluga-se onde antes do início do isolamento social funcionavam pequenas empresas da cidade”, comenta uma das idealizadoras da campanha, a consultora de moda Rejiane Monteiro. A campanha #ValorizeAraxá pretende divulgar os negócios locais e incentivar o consumo de bens e serviços em micro e pequenas empresas araxaenses. A idéia é criar uma corrente virtual e quem quiser pode aderir através das redes sociais. “O intuito é despertar a consciência da comunidade de que se consumirem dentro da cidade, o dinheiro vai girar na cidade e isso, com certeza, vai ajudar a conter o impacto econômico que afeta principalmente as micro e pequenas empresas”, acrescentou Rejiane Monteiro. Os consumidores estão habituados a usar as redes sociais que são ferramentas muito importantes neste momento pra indicar esses pequenos negócios. Então, basicamente, a campanha pretende movimentar as mídias sociais, incentivando que os consumidores indiquem aqueles negócios onde são clientes e onde tem experiências positivas pra amigos e familiares. Para isso as amigas lançam a campanha através do uso da #ValorizeAraxá (hashtag Valorize Araxá) em todas as publicações que indicam micro e pequenas empresas, produtos e serviços locais. Também estão disponíveis folders e templates que podem ser compartilhados pelo Facebook e Instagram. Os materiais estão disponíveis no perfil Valorize Araxá no Instagram. A primeira iniciativa da Campanha Valorize Araxá reuniu entre prestadores de serviços e comércios de produtos, dez micro-empreendedores que patrocinaram um sorteio de R$500 em dinheiro. “Todas as nossas iniciativas visam motivar o consumidor a conhecer pontos comerciais locais de produtos, bens e serviços, dar visibilidade a esses pequenos negócios, porque não é hora do consumidor comprar fora de Araxá, o momento é de união para consumo interno”, afirmou outra voluntária envolvida na iniciativa, a fotógrafa Jaíne Soares. As amigas também produziram vídeos de divulgação da campanha que vem sendo compartilhados. “Agora, nossa próxima etapa, é produzir conteúdo desses micro e pequenos empreendedores, mostrando os produtos e serviços disponíveis na cidade. O Valorize Araxá vai ser uma vitrine pra dar visibilidade pras micro e pequenas empresas da cidade”, disse Jaíne Soares. Desde o início da pandemia quatro em cada 10 brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra. Isto é o que aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento revela ainda que praticamente metade dos trabalhadores (48%) tem medo grande de perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que tem medo médio (19%) ou pequeno (10%), o índice chega a 77%.