quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Robson visita comunidade do Itaipu e trata sobre regularização de áreas para moradia

 


O prefeito Robson Magela se reuniu com a comunidade do distrito de Itaipu para tratar sobre a regularização de áreas rurais que estão embargadas judicialmente por ação demandada pelo Ministério Público, segundo notificação encaminhada à associação de moradores.

Acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Fárley Aquino, e pelo superintendente de Serviços Urbanos, Frederico Carneiro, o prefeito reiterou o compromisso firmado com aquela comunidade em resolver a situação dessas áreas.

“Quero deixar claro que a prefeitura está do lado desses moradores e vamos correr contra o tempo para resolver essa situação”, destacou Robson. O prefeito acrescentou que vai designar ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) a realização de estudos para a criação de loteamento, parcelamento da propriedade e regularização dessas áreas.

Além disso, Robson reiterou que a prefeitura também vai estruturar a elaboração de programas de produção agrícola e social que possibilitem a construção das residências.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Itaipu, Wanderlei Debastiani, o encontro foi de extrema importância para a comunidade entender em detalhes a situação atual. “Essa reunião foi a mais produtiva que já participei, foi bem explicada, além de determinarem muitas melhorias. Agora estamos com uma expectativa muito boa para que tudo seja regularizado”, relatou Wanderlei.

O secretário Fárley salientou a importância da parceria entre a comunidade e a prefeitura. “O que for possível, dentro da legalidade, será feito para essa comunidade”, destacou. 

“Nós nunca tivemos um prefeito que procurou a nossa comunidade depois de assumir o cargo e que realmente se preocupasse com a gente. O Robson veio, conversou e ofereceu seus serviços. Nós estamos muito felizes e emocionados com esse comprometimento dele”, ressaltou Vera Lúcia Cardoso Mota.

 


Danilo é o novo técnico do time sub-23 do Corinthians

 



Um dos jogadores mais vitoriosos da história recente do Corinthians, o ex-meia Danilo retornou ao clube na semana passada para ser o novo comandante da equipe sub-23.

Criticada nos últimos dois anos pela forma como foi conduzida pela diretoria, a equipe aspirante vem sendo remodelada na gestão do presidente Duilio Monteiro Alves, que pensa em fortalecer a estrutura fora de campo para obter resultados dentro dele.

Com o ex-meia Alex na coordenação técnica, o clube quer fazer com que a categoria seja realmente útil na formação de novos valores para o time profissional. E também na do novo treinador. Já tem  um planejamento para que os profissionais da categoria assumam, futuramente, lacunas abertas no time principal. Com Danilo, que nunca teve experiência na função de técnico, a diretoria sabe que precisará de paciência e foco no longo prazo no sub-23. Para que o projeto funcione, haverá nos próximos dias a formação de uma comissão técnica capacitada e com profissionais que serão escolhidos também com a opinião de Danilo. Embora ele tenha realizado estudos para tirar a Licença B em curso online da CBF, acredita-se que a aproximação com profissionais mais rodados possa dar sustentação para a sua transição. E como há tempo até a estreia no Brasileirão de Aspirantes, que começa apenas em junho, o clube entende que os meses até lá serão importantes para que o novo treinador se adapte à nova função, conheça o elenco disponível e consiga testar e implementar suas ideias. Com 359 partidas disputadas pelo Corinthians, 35 gols feitos e oito títulos conquistados – entre eles a Libertadores e o Mundial –, a diretoria vê em Danilo um símbolo de profissionalismo, identificação com o clube e com uma imposição de respeito diante dos jovens atletas por conta de seu currículo. A volta de Danilo ao Corinthians estava desenhada para acontecer há um ano. Aposentado no meio de 2019, após passagem frustrada pelo Vila Nova, ele já tinha conversas com Fábio Carille para iniciar como auxiliar na temporada de 2020. A demissão do técnico em novembro frustrou os planos.

Procurado pela reportagem, o atual técnico do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, falou sobre o ex-jogador: – O clube tinha a ideia de que ele fosse um diretor, mas sempre deixou claro que não era a praia dele, que o negócio dele era campo. E aí começamos a conversar sobre isso. Mas depois eu saí e isso não andou. Tenho muita admiração pela pessoa e pelo profissional que Danilo é. Por onde passou, foi campeão. Tenho certeza que terá muito sucesso. Que seja persistente e acredite nas ideias dele. Danilo é natural d cidade de São Gotardo- MG

CBMM INFORMA:

 


Coluna do Professor Luciano Curi

 


Como escolher seu curso de Ensino Médio?

 

Quem já passou pela escola, e aqueles que estão estudando, já sabem. Depois do Ensino Fundamental (antigo 1º Grau) e antes da Faculdade (Universidade ou Ensino Superior) tem um curso chamado Ensino Médio (antigo 2º Grau). Desse modo podemos dizer que o Ensino Médio é uma etapa escolar estratégica (entre o Fundamental e o Superior) na qual tomamos importantesdecisões pessoais e profissionais. Portanto refletir sobre ele é importante para todos: estudantes, pais e educadores.

O atual Ensino Médio já teve outros nomes ao longo da história brasileira. Já se chamou 2º Grau (1971 a 1996) e Colegial (1550 a 1971). O nome atual de Ensino Médio data de 1996 e é uma exclusividade brasileira. Contudo, foi apenas a partir de 2009 que ele se tornou parte da Escolaridade Básica Obrigatória para todos os brasileiros, inclusive, para aqueles que não pretendem fazer uma Faculdade (ou Ensino Superior).

O Ensino Médio também já mudou de formato e de lugar na Estrutura Educacional Escolar Brasileira. Antes de 1931 ele não era obrigatório no Brasil para o ingresso nas Faculdades da época (ou Academias). Os Colégios e o curso Colegial já existiam, mas não era obrigatória a frequência nestas instituições. Até esta épocahavia um outro caminho que se chamava Exames Parcelados que eram um conjunto de provas ministradas pelas próprias Faculdades. Cada Parcelado dava direito a um certificado de aprovação. Assim que o estudante obtivesse todos os certificadosnecessários poderia se matricular na Faculdade, independentemente de estar cursando, ou não, o Colegial.

Desse modo, assim que aprovado nos Parcelados a maioria dos estudantes abandonava o Colegial. Nesta época não se valorizava a socialização, a convivência social dos adolescentes e jovens para além da famíliano curso Colegial, mas apenas o ingresso no Ensino Superior. Por esse motivo até a década de 1930 existiam poucos colégios no Brasil, inclusive, havia Estados que não possuía tais instituições.

Até 1971, o que hoje chamamos de Ensino Médioera parte de um curso maior chamado Ensino Secundário (duração de sete anos). O Secundário dividia-se em dois ciclos. O primeiro chamava-se Ginasial (atual Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º Ano) e depois o Colegial (atual Ensino Médio). Antes do Secundário existia o Primário (atual Ensino Fundamental Anos Iniciais - 1º ao 5º Ano). Na passagem do Primário para o Secundário existia um temível, e desnecessário, vestibular chamado Exame de Admissão que foi extinto em 1971.

Portanto, até 1971 os estudantes adolescentes imediatamente pré-universitários eram chamados de Secundaristas Colegiais (e não Secundaristas Ginasiais). Essa é a razão pela qual a UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas – fundada em 1948) conserva até hoje esse nome; ela representava, e até hoje do mesmo modo, os estudantes ginasiais e colegiais.

É importante informar aqui ao leitor que os nomes Ensino Primário e Ensino Secundário são mais conhecidos internacionalmente do que as atuais opções terminológicas brasileiras (Ensino Fundamental e Ensino Médio) eque estas acabam causandocertas confusões e dificuldades de entendimento.

Contudo aqui há um outro ponto importantíssimo a tratar, comentar e explicar. O Ensino Médio possui vários formatos, diferente do que ocorre com o Ensino Fundamental que é o mesmo modelo geral para todos os estudantes. Isso mesmo.Existe uma diversidade interna no Ensino Médio que é fruto de sua história que remonta aos Colégios Medievais e as Escolas Técnicas da época moderna.

Por isso muitos estudiosospreferem utilizar a expressão Nível Médio por que esta contemplamais adequadamente a diversidade interna, as variaçõesexistentes dentro desta etapa escolar. O Nível Médio é, portanto, um compósito de vários tipos de escolarização de origens e épocas diferentes que convergiram ao longo do século XX e formaram uma única etapa escolar. Essa expressão não aparece na lei brasileira, na LDB, por exemplo. Isso, no entanto, não a torna incorreta e nem inoportuna. O próprio MEC a utiliza no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).Ao contrário, ela consegue contemplar com mais precisão a totalidade de cursos existentesentre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior.

Assim, no Nível Médio existem desde cursos exclusivamente Técnicos (Formação Profissional), outros inteiramente de Formação Básica (ou Formação Geral) e cursos Híbridos (Técnicos e Básicos) e todos eles compõem a mesma etapa escolar. Ao todo são sete variações.

 

NÍVEL MÉDIO NO BRASIL ATUAL - VARIAÇÕES

Sigla

Curso (Nome)

Caracterização (formação ofertada)

Público

Instituições de Realização

Tipo

Quant. de Matric.

01

EM

Ensino Médio Regular

Formação Básica

Adolescentes

Escola Única

FB

Matrícula Única

02

EM - EJA

Ensino Médio - EJA

Formação Básica

Adultos

Escola Única

FB

Matrícula Única

03

TC - EM

Técnico Concomitante - EM

Formação Básica e Formação Profissional

Adolescentes

Escola Única

Ou Duas Escolas

Híb

Duas Matrículas

04

TC - EJA

Técnico Concomitante - EJA

Formação Básica e Formação Profissional

Adultos

Escola Única

Ou Duas Escolas

Híb

Duas Matrículas

05

EMI

Ensino Médio Integrado

Formação Básica e Formação Profissional

Adolescentes

Escola Única

Híb

Matrícula Única

06

EMI - EJA

Ensino Médio Integrado -  EJA

Formação Básica e Formação Profissional

Adultos

Escola Única

Híb

Matrícula Única

07

TS

Técnico Subsequente ou Pós-Médio

Formação Profissional

Adultos

Escola Única

FP

Matrícula Única

SIGLAS:

TC – Técnico Concomitante – quando os estudantes fazem dois cursos de Nível Médio ao mesmo tempo, com matrículas diferentes, podendo ser na mesma escola (concomitância interna)ou escolas distintas (concomitância externa).

EJA – Educação de Jovens e Adultos – para as pessoas que não completaram, abandoaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada. Antigo Ensino Supletivo.

FB – Formação Básica.

FP – Formação Profissional.

Híb – Híbrido ou misto (Formação Básica e Formação Profissional no mesmo curso).

 

Um esclarecimento importante para o leitor é que raramente uma única escola consegue ofertar todas essas sete opções. Inclusive muitos munícipios brasileiros não dispõem de todas essas variações. Mas como toda escolha acertada pressupõe a reflexão sobre a totalidade, então fica aqui registrado o Nível Médio brasileiro na sua completude na atualidade.

Portanto, a escolha do curso de Nível Médio requer várias reflexões. A primeiraé saber se já é hora de se iniciar a profissionalização e caso afirmativo qual curso Técnico escolher e qual modelo adotar (Concomitante, Integrado ou Subsequente). Por isso alguns estudiosos já estão postulando Orientação Profissional para o Nível Médio ainda no Ensino Fundamental. Segundo, todos precisam entender que o Nível Médio tem cinco funções que não podem ser descuidadas nem por pais, educadores e estudantes. São elas: Formativa (Preparação do adolescente para a Vida e Cidadania), Profissional (preparação e/ou habilitação para o Trabalho), Propedêutica (preparação para continuidade dos Estudos), Social (cidadãos valorosos para a sociedade) e Cultural (continuidade da cultura humana).

O Nível Médio não tem uma única função, um único objetivo, e sim vários, o que aliás também ocorre com as demais etapas escolares. O tradicional debate sobre dualidade nesta etapa escolar (escola técnica para pobres e escola preparatória para o Ensino Superior para ricos) transformou-se numa armadilha conceitual paralisante para muitos que precisa ser superada.

A chamada crise de identidade do Nível Médio é outro debate-armadilha que será superado quando entender-se que ele responde a vários objetivos e não a um só. E temos que trabalhar para isso. Pelos adolescentes, pelas famílias, pela sociedade, pela Nação, pela Ciência e pela Cultura Humana.

 

Prof. Dr. Luciano Marcos Curi - IFTM – Câmpus Uberaba – Contato: lucianocuri@iftm.edu.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CBMM INFORMA:

 



Legislativo devolve R$ 1.746.331,90 economizados em 2020

 


A Câmara Municipal de Araxá anunciou a devolução de R$ 1.746.331,90,economizados no ano de 2020. Um documento emitido pelo Legislativo sugeri a aplicação dos recursos em diversas áreas, principalmente saúde, assistência social e segurança pública. Cerca de 11 entidades, que atendem milhares de pessoas mensalmente, deverão ser beneficiadas com os valores. O documento propõe a seguinte aplicação dos recursos:

Associação do Câncer: Valor R$ 50.000,00 - Ajuda direcionada para manter os assistidos na cidade de Araxá.

Associação de Equoterapia Prosseguir de Araxá: Valor: R$ 100.000,00 - Construção do Centro Multiuso, que será fundamental para a continuidade dos projetos e atendimentos da equoterapia.

Conselho Comunitário de Segurança Pública (Vinculado ao Projeto Trânsito do Bem): Valor: R$ 100.000,00 - Melhoria no atendimento aos cidadãos araxenses.

APACARAXÁ/MG(Associação de Proteção e Assistência aos Condenados): Valor: R$ 200.000,00 - Ajuda para custeio e manutenção das atividades.

Chacreamento Encontro das Águas: Valor: R$ 50.000,00 - Ajuda para efetuar melhorias no chacreamento.

Polícia Militar: Valor: R$ 200.000,00 - Recursos para custear a manutenção da sede do Batalhão e construção de uma cobertura para as viaturas.

Santa Casa: Valor: R$ 250.000,00 - Recursos para custeio de despesas.

Casa do Caminho: Valor: R$ 200.000,00 - Recursos para manter o hospital e suas atividades diárias.

FADA (Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá):Valor: R$ 200.000,00 - Custeio para atendimento específico às pessoas com deficiência. 

APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais): Valor: R$ 300.000,00 - Manutenção e custeio de suas atividades.

Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo: Valor: R$ 50.000,00 - Recursos para projetos de assistência às famílias carentes de Araxá.


Conselho do Araxá Esporte tem novos integrantes

 



Em reunião realizada no último dia 12 de janeiro de 2021, o Conselho Deliberativo do Araxá Esporte elegeu 20 novos integrantes. Os novos conselheiros foram escolhidos com base em um currículo de cada inscrito encaminhado ao Conselho Deliberativo até o último dia 5. Para preitear o cargo, cada pessoa interessada tinha que preencher corretamente a ficha de inscrição com nome, dados pessoais e a justificativa (porque deveria ser selecionado para ocupar a vaga). A ficha com o preenchimento somente do nome foi descartada. Com a eleição dos novos integrantes, a partir de agora o novo Conselho Deliberativo do Ganso passará a contar com representantes das torcidas organizadas Jovem Ganso e Pavilhão Alvinegro, empresários amantes do Araxá Esporte, funcionários públicos como o vice-prefeito e secretário de Governo, Mauro Chaves. A posse dos 20 novos associados será em data a definir pelo clube.

Veja a lista completa dos novos eleitos:

·         Manfredo Marques Machado – Médico

·         Daniel Rosa – Advogado e Controlador e auditor geral do município

·         Marcelo Luiz Alves – empresário

·         Sérgio Augusto Afonso Chaer – empresário no ramo de pavimentação e terraplanagem e foi candidato a prefeito de Araxá pelo PDT

·         Reginaldo Donisete Batista – empresário e candidato a vice-prefeito, ao lado de Jales André (prefeito) pelo PT

·         Adalberto dos Reis Neves – empresário do ramo de pizzaria

·         Pedrinho da Mata – empresário e engenheiro

·         Flávio Minoro Takasuca – aposentado

·         Mauro Chaves – vice-prefeito e secretário de Governo

·         Ronito Roberto dos Reis – empresário do ramo de carvoraria

·         Tiago de Castro Fonseca – membro da Torcida Jovem Ganso

·         Hélio Alves de Souza Júnior (Carneirinho) – funcionário público

·         Josiana Souza Sales (Josi Sales) – comunicadora

·         Eduardo Fraga Dourado – fundador da Pavilhão Alvinegro

·         Ronan Antunes do Couto – funcionário público e vendedor do ramo de agricultura

·         Fabrício Ribeiro Santos (Fabrício Caceba) – jogador de futebol amador, corretor de imóveis e faz parte da Jovem Ganso

·         Rubens José Leite (Rubens Tacotruck) – empresário araxaense que mora nos Estados Unidos

·         Alexandre Rodrigues (Papão) – empresário

·         Alessandro Ribeiro (Bolão) – empresário e um dos fundadores da Jovem Ganso

·         Luciano José Rios – empresário do ramo de eventos