quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
AIA inicia comemoração de 10 anos com entrega Prêmio Túlio Maneira e posse de novos associados
A Associação da Imprensa Araxaense
(AIA) entregou na noite do último dia (19) o Prêmio Túlio Maneira, iniciado o
aniversário de 10 anos da entidade, que completa a década e fundação em agosto
de 2021. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, com uso de
máscaras, álcool em gel e distanciamento, membros da diretoria da AIA,
associados e convidados se reuniram em local aberto para fazer a entrega dos
Prêmios, e ainda, empossar novos associados.
A Presidente da Associação, Anete
Di Mambro Gandra, deu as boas vindas aos presentes e destacou o momento
importante para a AIA. “Essa é uma noite especial, em que recebemos todos os
colegas para um reencontro nesse tempo difícil em que nós tivemos a certeza da
importância da imprensa e dos jornalistas para toda a sociedade. E nada melhor
que fazermos isso homenageando nossos colegas de trabalho por sua atuação e
recebendo novos membros para fortalecer a nossa associação. Uma noite de
alegria para todos nós”, disse a Jornalista.
O Prêmio Túlio Maneira é entregue
todos os anos pela AIA, desde 2012. Em 2020, após a votação dos Destaques de
2019 na Imprensa de Araxá, a pandemia do Novo Coronavírus obrigou a associação
a adiar o evento, que aconteceria em março do ano passado. Neste começo de
2021, seguindo as regras de saúde, a AIA promoveu a homenagem. Abrindo a noite
de entregas, a primeira homenagem foi da nova categoria do Prêmio: Comunicação
Organizacional.
Como Destaque da área em 2019, o
Premiado foi o empresário de Comunicação Célio Campos, da Campos Propagada e
Campos Produções. A empresa é uma das mais tradicionais da cidade, com uma
imensa cartela de clientes em todo país. Célio tem mais de anos dedicados a
Comunicação, com passagem por emissoras de TV.
No Destaque Impresso/Online o
homenageado foi Willian Tardelli, repórter policial de Araxá. Tardelli atua
desde 2010 da imprensa e seu site é uma referência em notícias da Editoria de
Polícia em Araxá e região. Ele ainda é repórter policial da Rádio Cidade FM há
oito anos.
Como Destaque Rádio, o homenageado
foi o produtor e publicitário Rodrigo Mendes, conhecido como Guingo, da Rádio
Volt FM. Especialista em áudio, Guingo também foi professor de música e
produtor de diversos artistas na cidade. Na Comunicação em Rádio, fundou a
Alternativa FM na década de 90, que passou por mudanças e há 11 anos é a Volt
FM. A emissora dá grande importância ao jornalismo, mantendo um estúdio
dedicado para o departamento.
E no Destaque TV, quem recebeu o
Prêmio foi o Repórter Cinematográfico Jander Lúcio, da TV Integração. Jander é
um dos mais experientes profissionais da época, tendo atuado em outras
emissoras do Grupo. Em 2019, por exemplo, participou no Rio de Janeiro da
cobertura do Carnaval daquele ano, com grande destaque na transmissão da TV
Globo. Ao final da homenagem foram empossados os novos membros da AIA: Sérgio
Rocha, Ariana Andrade, Maurílio Magalhães, Walter Júnior e Robson Guimarães.
Outros associados devem integrar a AIA ainda neste ano.
Janeiro Branco: Pandemia chama atenção para importância da saúde mental
Este ano, a Campanha Janeiro
Branco chama a atenção para a importância de medidas para amenizar o sofrimento
psíquico na população provocado em função da pandemia.
De acordo com psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane dos Santos
Andrade, algumas reações diante desse cenário não são necessariamente
qualificadas como doenças. Mas a pessoa deve ficar atenta para avaliar qual a
hora de buscar o acompanhamento com um psicólogo. “A pandemia desencadeou
alguns sentimentos como impotência, desamparo, solidão, angústia e tristeza na
maioria da população. Mas quando isso se torna um fardo, é momento de procurar
um atendimento psicológico”, explica.
Em Araxá, as Unidades Básicas de Saúde contam com assistentes sociais que
acolhem os pacientes e fazem o agendamento com psicólogos. “O paciente que
apresenta distúrbio mais grave é encaminhado para o atendimento especializado
nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial)”, informa Cristiane.
Os Caps contam com uma equipe multidisciplinar com psiquiatra, enfermeiros,
psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Em
Araxá ,são três para situações específicas: O Maria Pirola, para transtornos
mentais graves; o Caps AD, voltado para dependentes de álcool e outras drogas,
e o Caps Infantil, que atende crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em
situação de transtorno mental grave ou dependência química e alcoólica.
De acordo com Cristiane, neste momento de pandemia, a Secretaria Municipal de
Saúde também tem dado suporte aos pacientes acometidos pela Covid.-19 “A
palavra do momento é esperança e paciência. É entender que nosso corpo tem
limites, e que cuidar da gente também significa cuidar do outro”, recomenda.
Robson visita comunidade do Itaipu e trata sobre regularização de áreas para moradia
O prefeito Robson Magela se reuniu com a comunidade do distrito de
Itaipu para tratar sobre a regularização de áreas rurais que estão embargadas judicialmente
por ação demandada pelo Ministério Público, segundo notificação encaminhada à
associação de moradores.
Acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Fárley Aquino,
e pelo superintendente de Serviços Urbanos, Frederico Carneiro, o prefeito
reiterou o compromisso firmado com aquela comunidade em resolver a situação
dessas áreas.
“Quero deixar claro que a prefeitura está do lado desses moradores e vamos
correr contra o tempo para resolver essa situação”, destacou Robson. O prefeito
acrescentou que vai designar ao Instituto de Planejamento e
Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) a realização de estudos para a
criação de loteamento, parcelamento da propriedade e regularização dessas
áreas.
Além disso, Robson reiterou que a prefeitura também vai estruturar a
elaboração de programas de produção agrícola e social que possibilitem a
construção das residências.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Itaipu,
Wanderlei Debastiani, o encontro foi de extrema importância para a comunidade
entender em detalhes a situação atual. “Essa reunião foi a mais produtiva que
já participei, foi bem explicada, além de determinarem muitas melhorias. Agora
estamos com uma expectativa muito boa para que tudo seja regularizado”,
relatou Wanderlei.
O secretário Fárley salientou a importância da parceria entre a comunidade e a
prefeitura. “O que for possível, dentro da legalidade, será feito para essa
comunidade”, destacou.
“Nós nunca tivemos um prefeito que procurou a nossa comunidade depois de
assumir o cargo e que realmente se preocupasse com a gente. O Robson veio,
conversou e ofereceu seus serviços. Nós estamos muito felizes e emocionados com
esse comprometimento dele”, ressaltou Vera Lúcia Cardoso Mota.
Danilo é o novo técnico do time sub-23 do Corinthians
Um
dos jogadores mais vitoriosos da história recente do Corinthians, o ex-meia Danilo retornou ao clube na semana passada para
ser o novo comandante da equipe sub-23.
Criticada nos últimos dois anos pela forma como foi
conduzida pela diretoria, a equipe aspirante vem sendo remodelada na gestão do
presidente Duilio Monteiro Alves, que pensa em fortalecer a estrutura fora de
campo para obter resultados dentro dele.
Com o ex-meia Alex na coordenação técnica, o clube
quer fazer com que a categoria seja realmente útil na formação de novos valores
para o time profissional. E também na do novo treinador. Já tem um planejamento para que os profissionais da categoria assumam, futuramente,
lacunas abertas no time principal. Com Danilo, que nunca teve experiência na
função de técnico, a diretoria sabe que precisará de paciência e foco no longo prazo no sub-23. Para que
o projeto funcione, haverá nos próximos dias a formação de uma comissão técnica capacitada e
com profissionais que serão escolhidos também com a opinião de Danilo. Embora
ele tenha realizado estudos para tirar a Licença B em curso online da CBF,
acredita-se que a aproximação com profissionais mais rodados possa dar sustentação para a sua transição. E como há tempo até a estreia no Brasileirão de Aspirantes,
que começa apenas em junho, o clube entende que os meses até lá serão
importantes para que o novo treinador se adapte à nova função, conheça o elenco
disponível e consiga testar e implementar suas ideias. Com 359 partidas
disputadas pelo Corinthians, 35 gols feitos e oito títulos conquistados – entre
eles a Libertadores e o Mundial –, a diretoria vê em Danilo um símbolo de
profissionalismo, identificação com o clube e com uma imposição de respeito
diante dos jovens atletas por conta de seu currículo. A volta de Danilo ao
Corinthians estava desenhada para acontecer há um ano. Aposentado no meio de
2019, após passagem frustrada pelo Vila Nova, ele já tinha conversas com Fábio
Carille para iniciar como auxiliar na temporada de 2020. A demissão do técnico
em novembro frustrou os planos.
Procurado pela reportagem, o atual técnico do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, falou sobre o ex-jogador: – O clube tinha a ideia de que ele fosse um diretor, mas sempre deixou claro que não era a praia dele, que o negócio dele era campo. E aí começamos a conversar sobre isso. Mas depois eu saí e isso não andou. Tenho muita admiração pela pessoa e pelo profissional que Danilo é. Por onde passou, foi campeão. Tenho certeza que terá muito sucesso. Que seja persistente e acredite nas ideias dele. Danilo é natural d cidade de São Gotardo- MG
Coluna do Professor Luciano Curi
Como escolher seu curso de Ensino
Médio?
Quem já passou pela escola, e aqueles que estão estudando, já
sabem. Depois do Ensino Fundamental (antigo 1º Grau) e antes da Faculdade
(Universidade ou Ensino Superior) tem um curso chamado Ensino Médio (antigo 2º
Grau). Desse modo podemos dizer que o Ensino Médio é uma etapa escolar
estratégica (entre o Fundamental e o Superior) na qual tomamos
importantesdecisões pessoais e profissionais. Portanto refletir sobre ele é importante
para todos: estudantes, pais e educadores.
O atual Ensino Médio já teve outros nomes ao longo da
história brasileira. Já se chamou 2º Grau (1971 a 1996) e Colegial (1550 a
1971). O nome atual de Ensino Médio data de 1996 e é uma exclusividade brasileira.
Contudo, foi apenas a partir de 2009 que ele se tornou parte da Escolaridade
Básica Obrigatória para todos os brasileiros, inclusive, para aqueles que não
pretendem fazer uma Faculdade (ou Ensino Superior).
O Ensino Médio também já mudou de formato e de lugar na
Estrutura Educacional Escolar Brasileira. Antes de 1931 ele não era obrigatório
no Brasil para o ingresso nas Faculdades da época (ou Academias). Os Colégios e
o curso Colegial já existiam, mas não era obrigatória a frequência nestas instituições.
Até esta épocahavia um outro caminho que se chamava Exames Parcelados que eram
um conjunto de provas ministradas pelas próprias Faculdades. Cada Parcelado
dava direito a um certificado de aprovação. Assim que o estudante obtivesse
todos os certificadosnecessários poderia se matricular na Faculdade,
independentemente de estar cursando, ou não, o Colegial.
Desse modo, assim que aprovado nos Parcelados a maioria dos
estudantes abandonava o Colegial. Nesta época não se valorizava a socialização,
a convivência social dos adolescentes e jovens para além da famíliano curso
Colegial, mas apenas o ingresso no Ensino Superior. Por esse motivo até a
década de 1930 existiam poucos colégios no Brasil, inclusive, havia Estados que
não possuía tais instituições.
Até 1971, o que hoje chamamos de Ensino Médioera parte de um
curso maior chamado Ensino Secundário (duração de sete anos). O Secundário
dividia-se em dois ciclos. O primeiro chamava-se Ginasial (atual Ensino
Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º Ano) e depois o Colegial (atual Ensino
Médio). Antes do Secundário existia o Primário (atual Ensino Fundamental Anos
Iniciais - 1º ao 5º Ano). Na passagem do Primário para o Secundário existia um
temível, e desnecessário, vestibular chamado Exame de Admissão que foi extinto
em 1971.
Portanto, até 1971 os estudantes adolescentes imediatamente
pré-universitários eram chamados de Secundaristas Colegiais (e não
Secundaristas Ginasiais). Essa é a razão pela qual a UBES (União Brasileira de
Estudantes Secundaristas – fundada em 1948) conserva até hoje esse nome; ela
representava, e até hoje do mesmo modo, os estudantes ginasiais e colegiais.
É importante informar aqui ao leitor que os nomes Ensino
Primário e Ensino Secundário são mais conhecidos internacionalmente do que as atuais
opções terminológicas brasileiras (Ensino Fundamental e Ensino Médio) eque
estas acabam causandocertas confusões e dificuldades de entendimento.
Contudo aqui há um outro ponto importantíssimo a tratar,
comentar e explicar. O Ensino Médio possui vários formatos, diferente do que
ocorre com o Ensino Fundamental que é o mesmo modelo geral para todos os
estudantes. Isso mesmo.Existe uma diversidade interna no Ensino Médio que é
fruto de sua história que remonta aos Colégios Medievais e as Escolas Técnicas
da época moderna.
Por isso muitos estudiosospreferem utilizar a expressão Nível
Médio por que esta contemplamais adequadamente a diversidade interna, as variaçõesexistentes
dentro desta etapa escolar. O Nível Médio é, portanto, um compósito de vários
tipos de escolarização de origens e épocas diferentes que convergiram ao longo
do século XX e formaram uma única etapa escolar. Essa expressão não aparece na
lei brasileira, na LDB, por exemplo. Isso, no entanto, não a torna incorreta e
nem inoportuna. O próprio MEC a utiliza no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
(CNCT).Ao contrário, ela consegue contemplar com mais precisão a totalidade de
cursos existentesentre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior.
Assim, no Nível Médio existem desde cursos exclusivamente
Técnicos (Formação Profissional), outros inteiramente de Formação Básica (ou
Formação Geral) e cursos Híbridos (Técnicos e Básicos) e todos eles compõem a
mesma etapa escolar. Ao todo são sete variações.
NÍVEL MÉDIO NO BRASIL
ATUAL - VARIAÇÕES |
|||||||
Nº |
Sigla |
Curso (Nome) |
Caracterização (formação ofertada) |
Público |
Instituições de Realização |
Tipo |
Quant. de Matric. |
01 |
EM |
Ensino Médio Regular |
Formação Básica |
Adolescentes |
Escola Única |
FB |
Matrícula Única |
02 |
EM - EJA |
Ensino Médio - EJA |
Formação Básica |
Adultos |
Escola Única |
FB |
Matrícula Única |
03 |
TC - EM |
Técnico Concomitante - EM |
Formação Básica e Formação
Profissional |
Adolescentes |
Escola Única Ou Duas Escolas |
Híb |
Duas Matrículas |
04 |
TC - EJA |
Técnico Concomitante - EJA |
Formação Básica e Formação Profissional |
Adultos |
Escola Única Ou Duas Escolas |
Híb |
Duas Matrículas |
05 |
EMI |
Ensino Médio Integrado |
Formação Básica e Formação
Profissional |
Adolescentes |
Escola Única |
Híb |
Matrícula Única |
06 |
EMI - EJA |
Ensino Médio Integrado - EJA |
Formação Básica e Formação
Profissional |
Adultos |
Escola Única |
Híb |
Matrícula Única |
07 |
TS |
Técnico Subsequente ou Pós-Médio |
Formação Profissional |
Adultos |
Escola Única |
FP |
Matrícula Única |
SIGLAS: TC – Técnico Concomitante
– quando os estudantes fazem dois cursos de Nível Médio ao mesmo tempo, com
matrículas diferentes, podendo ser na mesma escola (concomitância interna)ou
escolas distintas (concomitância externa). EJA –
Educação de Jovens e Adultos – para as pessoas que
não completaram, abandoaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade
apropriada. Antigo Ensino Supletivo. FB – Formação Básica. FP – Formação Profissional. Híb – Híbrido ou misto (Formação Básica e Formação
Profissional no mesmo curso). |
Um esclarecimento importante para o leitor é que raramente
uma única escola consegue ofertar todas essas sete opções. Inclusive muitos
munícipios brasileiros não dispõem de todas essas variações. Mas como toda
escolha acertada pressupõe a reflexão sobre a totalidade, então fica aqui
registrado o Nível Médio brasileiro na sua completude na atualidade.
Portanto, a escolha do curso de Nível Médio requer várias
reflexões. A primeiraé saber se já é hora de se iniciar a profissionalização e
caso afirmativo qual curso Técnico escolher e qual modelo adotar (Concomitante,
Integrado ou Subsequente). Por isso alguns estudiosos já estão postulando
Orientação Profissional para o Nível Médio ainda no Ensino Fundamental.
Segundo, todos precisam entender que o Nível Médio tem cinco funções que não
podem ser descuidadas nem por pais, educadores e estudantes. São elas:
Formativa (Preparação do adolescente para a Vida e Cidadania), Profissional
(preparação e/ou habilitação para o Trabalho), Propedêutica (preparação para continuidade
dos Estudos), Social (cidadãos valorosos para a sociedade) e Cultural
(continuidade da cultura humana).
O Nível Médio não tem uma única função, um único objetivo, e
sim vários, o que aliás também ocorre com as demais etapas escolares. O
tradicional debate sobre dualidade nesta etapa escolar (escola técnica para
pobres e escola preparatória para o Ensino Superior para ricos) transformou-se
numa armadilha conceitual paralisante para muitos que precisa ser superada.
A chamada crise de identidade do Nível Médio é outro
debate-armadilha que será superado quando entender-se que ele responde a vários
objetivos e não a um só. E temos que trabalhar para isso. Pelos adolescentes,
pelas famílias, pela sociedade, pela Nação, pela Ciência e pela Cultura Humana.
Prof. Dr. Luciano Marcos Curi
- IFTM – Câmpus Uberaba – Contato: lucianocuri@iftm.edu.br