Em
um momento em que escolas de todo o país se preparam para a volta às
aulas presenciais, a Sapore, maior empresa de origem nacional
especializada em alimentação para os segmentos corporativo, saúde,
educação, eventos e varejo, se alia à tecnologia para garantir a
segurança na alimentação nas escolas onde atua. O objetivo é viabilizar o
distanciamento social que o momento exige, por conta da pandemia de
Covid-19, e, ao mesmo tempo, oferecer praticidade e evitar o desperdício
de alimentos.
Para
as escolas onde a empresa possui lanchonetes, as vendas ocorrem por
meio do aplicativo exclusivo Sapore 360°. Disponível para download nas
plataformas IOS e Android, o recurso funciona similar aos conhecidos
apps de delivery. O usuário, pai ou aluno, escolhe o estabelecimento
mais próximo a sua localização, define seu pedido e efetua o pagamento. A
gerente da unidade recebe o pedido, faz a montagem dos itens e
disponibiliza o lanche pronto para uso. A entrega pode ocorrer em dois
formatos, de acordo com as orientações da escola. Os alunos podem
receber diretamente na sala de aula ou retirar o pedido no intervalo, em
horários programados, para evitar filas e aglomerações.
“O
Sapore 360° proporciona um planejamento para os pais, que podem
programar o lanche dos seus filhos com antecipação, e evita que as
crianças toquem dinheiro ou permaneçam em filas, reforçando o
distanciamento social e a higiene”, afirma Ryung Minami, nutricionista
responsável pela operação nas instituições de ensino da Sapore. A
especialista explica que, mesmo para as escolas que optam pela retirada
na lanchonete, o atendimento é feito por grupos separados de alunos,
isolados em um determinado espaço físico, para que não haja interação
física entre eles. não interage fisicamente com outro. Ryung informa que
o app foi adotado em 2020 pela Escola Mater Dei, em São Paulo, e por
todas as unidades da também paulistana Porto Seguro. Para este ano, o
modelo deverá ser implementado em outros colégios atendidos pela Sapore,
como Eleva (Rio de Janeiro e Brasília), Esfera (São José dos Campos) e
Chaminade (Bauru).
Alimentos porcionados
– Para atender também às unidades escolares que mantiveram o
funcionamento de seus restaurantes, o Sapore 360° oferece um mix de
produtos porcionados para que o usuário possa montar sua refeição, de
acordo com o seu gosto. Alimentos como arroz, feijão, massas e proteínas
são embalados separadamente e só são abertos na hora da montagem do
prato. Além das porções individuais, também há opções de refeições
prontas. “O porcionamento foi o sistema preferido das escolas atendidas
no ano passado, por ser prático e seguro, com o mínimo de manuseio”, diz
Ryung.
O
reforço nos protocolos de segurança também ocorre nos espaços físicos
onde as refeições são realizadas. Onde a estrutura gera aproximação,
barreiras de acrílicos são instaladas entre uma cadeira e outra, como
foi o caso da escola Esfera, em São José dos Campos. Para os locais mais
amplos, como os colégios Eleva e Santo Américo, adesivos de
identificação garantem que o distanciamento seja respeitado.
Dicas para pais e alunos - Após
meses longe do ambiente escolar, as crianças estão ansiosas para
interagir com colegas e professores. Alguns cuidados passam a ser
essenciais principalmente na hora do lanche em que a criança vai
manusear alimentos e ter contato mais próximo aos demais colegas.
A
tarefa de ensinar os procedimentos desta nova realidade não é fácil e
deve ser enxergada como um trabalho em conjunto da família e dos
profissionais da escola. De acordo com Ryung, as equipes dos colégios
precisam estar treinadas para ajudar e orientar os alunos de forma
adequada.
“Nos
restaurantes e lanchonetes das escolas em que atuamos, os profissionais
estão preparados para pensar desde cardápio ideal para fortalecer a
imunidade da criança até para orientar quanto ao distanciamento”,
explica. A profissional afirma ainda que ao ensinar as crianças alguns
importantes hábitos saudáveis, a família ajuda a tornar a escola e a
saúde uma prioridade durante o restante do ano letivo.
Aqui estão algumas dicas para dar apoio aos filhos no retorno às atividades escolares:
1 – Nada de morder o lanche do amigo!
Criança
adora compartilhar, seja o lanche ou utensílios como copos e talheres.
Nesta fase, é importante que elas entendam que cada um deve ter e comer
suas próprias coisas. Para ajudar, coloque copos, guardanapos e toalhas
descartáveis na lancheira/bolsa.
2 – Antes de comer: sabão na mão
Ao
ensinar seus filhos a lavar as mãos corretamente - especialmente depois
de assoar o nariz, usar o banheiro e antes de comer - você pode
ajudá-los a reduzir o risco de adoecer e infectar outras pessoas.
3 – Lanchinho pra ficar fortinho
Quem
conhece a canção popular “Meu lanchinho”, sabe que as crianças entendem
que elas precisam lanchar para ficarem fortes e crescer. Basta reforçar
quais tipos de alimentos são importantes para elas, por exemplo frutas,
vegetais e cereais. "No atual momento que vivemos, é muito importante
oferecermos uma alimentação rica em nutrientes (vitaminas, minerais,
fibras) para fortalecer a saúde das crianças.", explica a nutricionista.
4 – O dinheiro fica na mochila
Com
a tecnologia é possível simplificar e evitar que as crianças peguem
fila ou troquem dinheiro na lanchonete da escola. Como exemplo, um
aplicativo desenvolvido pela Sapore possibilita a antecipação do pedido
do lanche pelos responsáveis. No dia basta a criança retirar e se
alimentar. Portanto, verifique com a escola quais alternativas estão
disponíveis.
5 – Hora de trocar a máscara
Lanchou?
Então troque a máscara. É importante que a criança tenha pelo menos
três opções de máscara para que faça as trocas de maneira adequada e
segura. Além disso, é importante ensiná-las a guardar em uma sacolinha
separada na bolsa.
Sobre a Sapore
- Fundada em 1992, a Sapore é a primeira multinacional genuinamente
brasileira especializada em alimentação para os segmentos corporativo,
saúde, educação, eventos e para o varejo. Atualmente, atende mais de
1000 restaurantes por todo o país. São mais de 1 milhão de refeições
servidas diariamente. Se destaca por sua atuação em clientes de diversos
segmentos tais como escolas, hospitais, indústrias dos mais diversos
ramos e portes, eventos, facilities, entre outros.
Mais informações para imprensa
Virta Comunicação
Carolina Neves – carolina.neves@grupovirta.com.br
Soraya de Souza – soraya.souza@grupovirta.com.br
Fernanda Arantes – fernanda.arantes@grupovirta.com.br