sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

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Dados do Vacinômetro em Araxá hoje:

 Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Araxá


 

Varejo mineiro está otimista no primeiro semestre de 2021

 


Apesar do momento vivenciado por toda a sociedade, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o início do ano sempre é marcado pelas boas expectativas e planos para os próximos meses. No comércio varejista, o primeiro semestre de 2021 impacta positivamente 44,1% das empresas em Minas Gerais, que acreditam que o período será melhor que o segundo semestre de 2020. Essa confiança é justificada pela presença de uma das datas comemorativas mais importantes para o setor: o Dia das Mães.

 

Segundo a pesquisa de Expectativa de Vendas, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, o Dia das Mães (36,4%) é considerado como uma das datas mais rentáveis para o comércio. Em seguida está o Carnaval (14,2%), a Páscoa (13,0%) e Dia dos Namorados (12,5%), que devem contribuir para o crescimento das vendas no primeiro semestre de 2021.

 

O levantamento pontuou ainda que 30,2% do comércio investirá em ações promocionais, ao passo que 25,9% realizará ações de divulgação/propaganda. “Embora o setor terciário enfrente um dos momentos mais delicados da história, os empresários enxergam o primeiro semestre como uma boa oportunidade para retomarem seus negócios. Para isso, é preciso adotar medidas como um planejamento estratégico, a readequação de serviços e produtos e um atendimento diferenciado para atrair os clientes e garantir um giro de vendas durante o período,” explica o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

 

A pesquisa apontou também que 40,4% dos empresários viram seu volume de vendas melhorar no segundo semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Dentro desse índice, em 64% dos estabelecimentos, a melhora foi de até 20%. Agora, se comparado com o primeiro semestre de 2020, 44,6% dos empresários registraram aumento de vendas em seus negócios, percentual de até 20% para mais de 65% dos entrevistados.

 

Ainda de acordo com o levantamento, o otimismo/esperança foi o motivo citado por 48,0% dos empresários para justificar as boas perspectivas. “Cerca de 34% das empresas acreditam em outros motivos, como o maior consumo das pessoas em isolamento social, o início da vacinação e a melhora na economia como fatores que contribuirão para alavancar o setor. Além disso, 10,7% delas apostam no aquecimento das vendas neste primeiro semestre”, destaca o economista-chefe.

 

Entre os segmentos que devem sobressair no período estão: informática, telefonia e comunicação (72,7%); combustíveis e lubrificantes (70,0%); veículos e motocicletas, partes e peças (63,4%); livros, jornais, revistas e papelarias (60,0%); bem como joias, óticas, artigos recreativos e esportivos e eletroeletrônicos (57,1%). Já o cartão de crédito é apontado por 54,6% dos empresários como a principal forma de pagamento que será utilizada pelos consumidores.

 

O levantamento apurou ainda que os principais obstáculos para o consumo deverão ser a pandemia de Covid-19 e o fim do auxílio emergencial (73,3%), além do desemprego (19,0%); o momento econômico do país (13,2%); a alta dos preços dos produtos (11,2%), o endividamento do consumidor (4,0%) e a concorrência desleal (2,5%).

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 27 de janeiro de 2021. Ao todo, foram avaliadas 401 empresas, sendo pelo menos 40 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo) de Minas Gerais. A margem de erro da análise é de 5%, com um intervalo de confiança de 95%.

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Pesquisa nacional da Doctoralia e do TuoTempo aponta as principais tendências para 2021 na área da saúde

 


Ainda englobando a digitalização na saúde, que é um caminho irreversível, a telemedicina também é um tema que deve ser explorado este ano. Muito utilizada em 2020, após sua regularização compulsória, e em ritmo de crescimento, as consultas online oferecem comodidade, segurança e praticidade para médicos e pacientes. Mais de 70% das instituições ouvidas na pesquisa já disponibilizam esse tipo de atendimento. Dentre elas, 24% já aderiram à prática plenamente e 48% tiveram adesão de parte dos profissionais. "A telemedicina veio pra ficar e tornou-se essencial para a rotina das instituições de saúde, como mais uma alternativa na entrega de saúde com qualidade e segurança, melhorando a relação médico-paciente", ressalta o executivo da Doctoralia.

Outro dado do estudo é que grande parcela das clínicas e hospitais tiveram que mudar sua rotina devido à pandemia: 13,5% delas passaram a atender apenas à distância. Assim, digitalizar seus serviços e apostar em novos softwares são vistos como tendências. Após um período desafiador, as empresas querem facilitar os processos para seus times e para os pacientes, obtendo benefícios concretos por meio disso.

Ferramentas inteligentes que otimizam a administração de agendas e elevam a experiência do paciente trazem um impacto muito positivo para os negócios. Alguns exemplos são o software de gestão Doctoralia Clínicas (https://clinicas.doctoralia.com.br/) e o sistema de relacionamento (CRM) TuoTempo (https://www.tuotempo.com.br/), que evitam a sobrecarga dos colaboradores por meio de funcionalidades inteligentes e da automação de processos - sem deixar de lado a humanização do atendimento.

Um dos temas muito comentados pela sociedade durante a pandemia foi o chamado "novo normal". Segundo as clínicas e profissionais que participaram da pesquisa, a vida será diferente depois da pandemia: 68% acreditam que os hábitos dos pacientes e profissionais da saúde sofrerão algumas alterações. Por isso, as empresas que ainda não têm inovação em seu DNA e um olhar atento para o paciente, precisam prestar mais atenção a isso e se aprimorar, principalmente este ano.

Sobre a Doctoralia
A Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner - presente em 12 países - responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo para os pacientes agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace.

Por meio da ferramenta de telemedicina que integra o software médico, promove a realização de consultas online, prontuário eletrônico e prescrição digital de medicamentos. Além disso, o sistema SaaS (Software as a Service) possibilita que médicos e clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Já o TuoTempo , do mesmo grupo, é um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que conta com um conjunto de funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio porte. 

Raphael Rios intermedia reunião entre mutuários do Jardim Esplêndido e Robson Magela

 


O presidente da Câmara Municipal, Raphael Rios, promoveu uma reunião entre um grupo de mutuários do loteamento Jardim Esplêndido, o prefeito Robson Magela e o assessor jurídico da Prefeitura, Jonathan Renaud. Na oportunidade, o grupo que representa os demais mutuários, solicitou ajuda da Prefeitura de Araxá para que possam assumir seus imóveis, que deveriam ter sido concluídos em 2019, mas continuam sem prazo previsto para serem entregues.

 

Robson anunciou que vai oficiar a Caixa Econômica Federal para mais informações sobre a real situação do empreendimento e garantiu que vai estar ao lado dos moradores para a resolução do problema. O prefeito também fez contato com a Copasa, para entender em qual etapa está a obra para ligações de água e esgoto que são de responsabilidade da Estatal.

 

Em junho de 2020, Raphael Rios oficiou a Copasa para mais informações do andamento das obras. Na oportunidade, a estatal retornou informando que o empreendimento não havia cumprido nenhuma das etapas de infraestrutura de água e esgoto, o que impedia a liberação para as etapas seguintes da obra.

 

Raphael reforçou que está à disposição dos moradores e vai continuar acompanhando a situação e cobrar agilidade para que os moradores possam, enfim, tomar posse de seus imóveis. “Não podemos permitir que esses moradores, que acreditaram na promessa da casa própria e investiram suas economias, continuem sendo prejudicados. Eu vou acompanhar de perto e cobrar das autoridades competentes para que os imóveis sejam entregues o mais rápido possível.”


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