Ainda englobando a digitalização na saúde, que é um caminho
irreversível, a telemedicina também é um tema que deve ser
explorado este ano. Muito utilizada em 2020, após sua regularização
compulsória, e em ritmo de crescimento, as consultas online oferecem
comodidade, segurança e praticidade para médicos e pacientes. Mais de 70% das instituições ouvidas na pesquisa já
disponibilizam esse tipo de atendimento. Dentre
elas, 24% já aderiram à prática plenamente e 48% tiveram adesão
de parte dos profissionais. "A telemedicina veio pra ficar e tornou-se
essencial para a rotina das instituições de saúde, como mais uma
alternativa na entrega de saúde com qualidade e segurança, melhorando a
relação médico-paciente", ressalta o executivo da
Doctoralia.
Outro dado do estudo é que grande parcela das clínicas e hospitais
tiveram que mudar sua rotina devido à pandemia: 13,5% delas passaram a
atender apenas à distância. Assim, digitalizar seus serviços e apostar
em novos softwares são vistos como tendências. Após um período
desafiador, as empresas querem facilitar os processos para seus times e
para os pacientes, obtendo benefícios concretos por meio disso.
Ferramentas inteligentes que otimizam a administração de agendas e
elevam a experiência do paciente trazem um impacto muito positivo para
os negócios. Alguns exemplos são o software de gestão
Doctoralia Clínicas (https://clinicas.doctoralia.com.br/) e o sistema de relacionamento (CRM) TuoTempo (https://www.tuotempo.com.br/), que evitam a sobrecarga dos
colaboradores por meio de funcionalidades inteligentes e da automação de processos - sem deixar de lado a humanização do
atendimento.
Um
dos temas muito comentados pela sociedade durante a pandemia foi o
chamado "novo normal". Segundo as clínicas e profissionais que
participaram da pesquisa, a vida será diferente depois da pandemia: 68% acreditam que os hábitos dos pacientes e profissionais da
saúde sofrerão algumas alterações. Por isso, as empresas que ainda não têm inovação em seu DNA e um olhar
atento para o paciente, precisam prestar mais atenção a isso e se aprimorar, principalmente este ano.
Sobre a Doctoralia
A
Doctoralia é uma empresa do
Grupo DocPlanner -
presente em 12 países - responsável por atender 35 milhões de
pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por
mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de
saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes.
A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma
equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona,
Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.
Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana,
fornece sem custo para os pacientes agendamentos e avaliações de
consultas médicas através de seu marketplace.
Por meio da ferramenta de telemedicina que integra o software médico,
promove a realização de consultas online, prontuário eletrônico e
prescrição digital de medicamentos. Além disso, o sistema SaaS (Software as a Service)
possibilita que médicos e
clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os
profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por
guiá-los na transformação digital de suas práticas.
Já o
TuoTempo , do
mesmo grupo, é um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM
(Customer Relationship Management), que conta com um conjunto de
funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a
experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e
clínicas de grande e médio porte.
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