A Unidade de Saúde do setor sul em Araxá (UNISUL) localizada na Av. Pref. Aracely de Paula no bairro Vila Silvéria, foi direcionada para atendimento específico da Covid-19, e todas as especialidades antes oferecidas foram transferidas para a Unidade de Saúde UNISA localizada na Travessia Piauí, no bairro São Geraldo.
Na Unisul os atendimentos para Covid-19 entre consultas e testes ocorrem de segunda à sexta-feira das 7h da manhã às 21h. Segundo a coordenação da unidade há um alto registro de atendimentos no início da semana onde a equipe médica precisa ser ampliada devido à demanda. Ao todo a unidade conta com 4 médicos clínicos que realizam as consultas.
Esta semana foi divulgado pela Prefeitura de Araxá o número de atendimentos da unidade, que registrou na última segunda-feira (22), um total de 311 atendimentos um aumento de 50% na procura. Nesta quarta-feira (24) o registro da unidade foi de 156 atendimentos e 83 testes realizados.
Em entrevista ao Portal Imbiara a coordenadora de enfermagem da unidade, Lorena de Pinho Magalhães explica os fatores que promovem a alta procura de atendimentos após o final de semana.
“Se começa um sintoma no sábado, por exemplo, muitos aguardam até a segunda-feira, mesmo tendo uma ala de Covid separada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). E muitos daqueles que aglomeram no final de semana que fazem as festas nos finais de seman, na segunda eles começam a sentir os sintomas, então eles nos procuram. Nosso maior pico aqui é na segunda-feira” explica a coordenadora da Unisul, Lorena Magalhães.
A Unisul hoje oferece a realização do exame molecular RT-PCR que atua detectando o material genético do vírus. Ele apresenta resultados confiáveis, para doentes que estejam com sintomas compatíveis com Covid-19. Para a realização do exame é necessário cumprir a janela de período estabelecido aguardando até o terceiro dia de apresentação dos sintomas. Os exames de segunda à quinta-feira são realizados nos períodos da manhã e tarde, e na sexta-feira apenas no período da manhã.
O material coletado é encaminhado para Belo Horizonte todos os dias ao meio dia, com resposta em 48hs. De acordo com a Lorena também existem critérios de atendimento prioritários.
“É livre demanda, o paciente chegou ele vai consultar. O atendimento preferencial é para os idosos, e pacientes positivados para que não permaneçam no local com os demais pacientes”, finaliza a coordenadora. FONTE: PORTAL IMBIARA
Nenhum comentário:
Postar um comentário