quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

ALERTA FAKE NEWS: Multa para condutores que não estiverem usando máscara no interior de veículos automotivos

 



A Prefeitura de Araxá alerta sobre mensagens de texto e áudio que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, informando uma falsa notícia de que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e a Polícia Militar estão multando os condutores que não estiverem usando máscara dentro do interior de veículos automotivos.

Segundo a mensagem, o condutor que estiver dirigindo sem máscara deverá pagar uma multa de R$128,00, além de receber três pontos na carteira.

A Administração Municipal reitera que todas as medidas de fiscalização na cidade são informadas diretamente pelo site institucional, redes sociais oficiais e imprensa.

 

CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

Educação, tecnologia e Paulo Freire são temas de seminário internacional

 


Edição especial do Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura ocorre entre os dias 16 e 19 de março e reúne nomes como Abdeljalil Akkari, Sérgio Haddad, Inés Dussel e Rosa María Torres

O III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura será promovido virtualmente sob o tema “Por uma educação transformadora”, entre os dias 16 e 19 de março. O evento trará especialistas nacionais e internacionais, que discutirão o legado do educador Paulo Freire, que completa seu centenário este ano, além de assuntos como tecnologia e educação, o valor da escola pública e a formação de leitores.

O Seminário, realizado pelo Itaú Social e Sesc São Paulo, por meio da unidade do Centro de Pesquisa e Formação, com curadoria da Comunidade Educativa CEDAC e do Instituto Emília, tem vagas limitadas e para se inscrever é preciso acessar o site do evento.

A manutenção dos temas centrais do evento, planejado antes da pandemia, se tornou essencial frente à nova realidade, que acirrou ainda mais as desigualdades educacionais, um dos assuntos presentes no pensamento pedagógico de Paulo Freire.

Em 16 de março, o legado do educador será debatido pelo professor de Educação Internacional e Comparada da Universidade de Genebra (Suíça) Abdeljalil Akkari; pelo pesquisador e ativista social Sérgio Haddad; e pelo diretor fundador do Instituto Paulo Freire do Brasil, José Eustáquio Romão. A mediação ficará com a educadora social Bel Santos Mayer.

O valor da escola para além da pandemia será tema de mesa no dia 17 de março. Sob mediação da diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez, o painel terá a participação da ex-ministra da Educação e Culturas do Equador Rosa María Torres; do educador, escritor e produtor cultural Rodrigo Ciríaco; e da poeta e formadora de Slam Interescolar Tawane Teodoro.

A tecnologia, que antes era vista apenas como uma aliada, se tornou ferramenta imprescindível para a continuidade dos estudos durante a suspensão das aulas presenciais. A pesquisadora do departamento de pesquisas educativas do México Inés Dussel, que atua na área das novas tecnologias e mídias na sala de aula; o professor da rede municipal de Paulista (PE) Gláucio Ramos; e a pedagoga do Sesc São Paulo Maria Augusta Maia de Araújo são os convidados da mesa sobre o tema, que ocorrerá em 18 de março. A mediação será realizada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

“Que leitores queremos formar?”, a pergunta norteará o debate sobre acesso à literatura, com a vencedora de sete prêmios Jabuti, a escritora Marina Colasanti; a pesquisadora em Educação Infantil da Universidade Federal de Minas Gerais Mônica Correia Baptista; e da professora Luciana Gomes. A mediação fica por conta da diretora do Instituto Emília, Dolores Prades.

Serviço

III Seminário Arte, Palavra e Leitura
Quando: 16 a 19 de março de 2021
Horário: 16h às 18h
Local: Plataforma Zoom
Inscrições: www.artepalavraeleitura.com.br

Programação do Seminário:

16/03, 16h às 18h
Mesa 1 - Paulo Freire, presente!
Convidados: Abdeljalil Akkari (Suíça), Sérgio Haddad (Brasil) e José Eustáquio Romão (Brasil)
Mediação: Bel Santos Mayer


17/03, 16h às 18h
Mesa 2 - O valor da escola pública para além da pandemia
Convidados: Rodrigo Ciríaco (Brasil), Rosa Maria Torres (Equador) e Tawane Theodoro (Brasil)
Mediação: Tereza Perez

18/03, 16h às 18h
Mesa 3 - Tecnologia e educação
Convidados: Ines Dussel (México), Gláucio Ramos (Brasil) e Maria Augusta Maia de Araujo (Brasil)
Mediação: Angela Dannemann

19/03, 16h às 18h
Mesa 4 - Que leitores queremos formar?
Convidados: Marina Colasanti (Brasil), Mônica Correia Baptista (Brasil) e Luciana Gomes (Brasil)
Mediação: Dolores Prades

Confira o currículo completo dos palestrantes e mediadores

Mais informações:
Assessoria de Imprensa

Iris Bertoncini - Itaú Social/Tamer Comunicação
(11) 98831-2616 / iris.bertoncini@tamer.com.br

Carolina Glycerio – Comunidade Educativa CEDAC
(11) 98709-5409 / carolina.glycerio@comunidadeeducativa.org.br

Priscilla Brossi - Instituto Emília
(11) 99121-5044 / pri.brossi@gmail.com

A melhor lição para uma infância saudável

 

* Melissa Barbosa




Assegurar que as crianças se relacionem com a natureza da primeira infância até a adolescência é essencial para que elas tenham um desenvolvimento saudável e equilibrado. Contudo, o que fazia parte das brincadeiras diárias há um tempo, agora torna-se um raro evento em meio aos inúmeros compromissos familiares – isso sem trazer à tona os impactos da pandemia do coronavírus. Estudos comprovam que o déficit de natureza na vida dos pequenos pode trazer prejuízos físicos, motores, mentais e emocionais. Diante desse cenário, atividades ao ar livre e que conectem meninos e meninas com o meio ambiente passaram a ser recomendação médica.

No relatório “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”, a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Instituto Alana ressaltam que brincar em áreas verdes e ao ar livre traz uma série de benefícios para uma infância saudável. Entre eles estão melhor imunidade, memória, desenvolvimento neuropsicomotor, sono, capacidades de aprendizado e decisão, sociabilidade, iniciativa, autoconfiança e criatividade.


Além disso, brincar e aprender com a natureza ao longo da infância e da adolescência melhora o controle de diabete, asma e obesidade; previne o estresse e melhora sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção; proporciona bem-estar mental; aumenta níveis de vitamina D; e aperfeiçoa a visão.

A recomendação dos especialistas é que pais, pedagogos e pediatras indiquem e proporcionem às crianças ao menos uma hora diária de brincadeiras, aprendizados e convivência em meio à natureza. Deve-se haver um equilíbrio entre as tarefas escolares e o tempo livre, priorizando atividades ao ar livre e em ambientes com árvores, flores, terra e água. Do poder público, a sociedade pediátrica exige que áreas naturais bem mantidas estejam acessíveis a crianças e adolescentes a menos de dois quilômetros de onde vivem.

E essa não é uma preocupação local. Movimentos globais têm ganhado força e trazido à tona a necessidade de voltar a conectar as crianças com a natureza. A Children & Nature Network, rede que reúne iniciativas relacionadas a esta causa, conta com mais de 600 membros cadastrados em todos os continentes, como campanhas, clubes de natureza e instituições. Um exemplo é o Green Hour Program, desenvolvido nos Estados Unidos pela Federação Nacional de Vida Selvagem, que oferece recursos para que famílias e instituições de ensino adotem uma hora por dia de atividades na natureza com suas crianças.

A proximidade com o meio ambiente e a compreensão sobre a sua importância despertam em todos – adultos e crianças – um senso de pertencimento, que também fortalece a responsabilidade de cada um cuidar do nosso patrimônio natural e protegê-lo. O livre brincar precisa ser incentivado para que meninos e meninas de todas as idades descubram que tudo na natureza pode se tornar um brinquedo ou uma brincadeira. Como pais e mães, também precisamos entender que ralar o joelho e se machucar faz parte do jogo. O cuidado excessivo não pode fazer com que nossos filhos cresçam em redomas e cheios de medos.

Para termos uma geração mais consciente dos benefícios que o contato com a natureza traz para a saúde, o bem-estar e a economia, não é necessário percorrer grandes distâncias nem se equipar para uma vida na selva. A natureza está mais perto do que se imagina: no quintal, nas plantas da sacada, na praça do bairro, nas nuvens, na praia, na chuva, em parques da cidade, no ouvir e observar aves. Para trazer a natureza mais perto do nosso dia a dia, basta ativar a imaginação e a criatividade. Isso as crianças têm de sobra.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

CBMM INFORMA:

 

LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

Casos graves de Covid-19 aumenta sinal de alerta em Araxá

 


Propagação de forma mais rápida, aumento do período de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sucessivos registros de altas ocupações nos leitos clínicos e o crescente número de óbitos são as principais preocupações dos profissionais de saúde em Araxá.

Na última semana, a cidade atingiu o maior percentual de monitoramentos desde o início de 2021. Foram registrados 600 casos em recuperação, o que representa 400% a mais do registro apontado em 4 de janeiro, que era de 151 pessoas monitoradas.

O número de casos de Covid-19 e outros indicadores, como óbitos e internações, estão crescendo gradativamente com uma gravidade superior aos últimos meses. Um dos grandes temores é a chegada das novas variantes do coronavírus na cidade, que tem como caraterística o rápido contágio. 

“É preciso ter cuidado ao viajar, quando for retornar não voltar aos afazeres diários antes de fazer uma quarentena de 14 dias. Pedimos para as pessoas terem cuidado com reuniões domiciliares, pois existe um aumento muito grande de famílias contaminadas, sem falar que estamos preocupados com as novas vertentes deste vírus, que podem chegar nos próximos dias” enfatiza Diane Dutra, secretária Municipal de Saúde.

 A falsa sensação de segurança com a chegada da vacina também preocupa os profissionais de saúde, uma vez que a aplicação não é sinônimo de imunização total. Ela permite que a pessoa contraia o vírus de uma forma mais branda, porém, não significa que não será mais infectada.

 Diane faz um alerta sobre a importância da prevenção neste período difícil, e reitera que o munícipio, hoje, tem condições necessárias para acolher uma demanda crescente de casos, mas que podem ser comprometidas em um futuro breve.

 “Hoje temos condições para atender todos, mas não recebemos apenas pacientes de Araxá, as cidades da região também precisam de nós. E esse crescente número de casos assusta muito. Portanto, nosso apelo é a pela vigilância e conscientização da população”, explica.

 

                                                                                      


CBMM está com inscrições abertas para Programa de Estágio 2021

 

Candidatos podem se inscrever até o dia 06 de março

 

 


A CBMM, companhia líder global em produtos e tecnologia do nióbio, abriu processo seletivo com foco nos jovens talentos de Araxá e região. O Programa de Estágio 2021 busca atrair profissionais que ajudem nos desafios atuais e futuros da empresa.

 

São 19 vagas nas mais diversas áreas, entre elas: engenharias, administração, economia, química, produção metalúrgica e materiais, logística, economia e ciências contábeis, medicina do trabalho, segurança do trabalho, mineração, engenharia de minas ou geologia, automação, informática e eletrônica. O prazo para cadastramento de currículos vai até 06 de março de 2021 pelo site https://trabalheconosco.vagas.com.br/cbmm.

 

“Os selecionados terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos em projetos concretos. Estamos construindo o futuro buscando gente criativa, conectada, com vontade de aprender e trilhar uma jornada de sucesso”, ressalta Tamara Vieira, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da CBMM.

 

A primeira fase de triagem dos candidatos acontece de 08 a 13 de março, com conclusão da seleção no dia 23 do mesmo mês. A admissão está prevista já para os dias 05 e 06 de abril.