terça-feira, 2 de março de 2021
Frente Nacional de Prefeitos, Conass e Conasems se unem em campanha de vacinação contra a COVID-19
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Conasems (Conselho Nacional
de Secretarias Municipais de Saúde), o Conass (Conselho Nacional de
Secretários de Saúde), com apoio da organização global de saúde pública
Vital Strategies se uniram para lançar a segunda
fase da campanha Cidades Contra Covid-19. O objetivo é apoiar prefeitos e gestores da saúde na divulgação de informações sobre a importância da vacinação e necessidade
da manutenção de medidas de prevenção, inclusive entre pessoas já vacinadas.
“Hoje enfrentamos
problemas tão desafiadores quanto no início da pandemia. Temos alertado
com muita insistência a escassez e falta de doses e a ausência de um
cronograma de prazos e metas de imunização. Além disso,
precisamos combater o medo de vacinas por parte da população e a
desinformação. Unimos forças com o Conass e Conasems nessa campanha para
mobilizar e oferecer subsídios aos gestores da área de saúde de todo o
país para que incentivem a população a se vacinar
e manter os cuidados de prevenção nesse momento tão importante”, afirma
Jonas Donizette, presidente da FNP.
A primeira fase da
campanha nacional de utilidade pública, lançada em agosto do ano
passado, foi a primeira iniciativa no país a propor uma comunicação com
os municípios para unificar a linguagem no combate à
pandemia. A iniciativa foi criada em resposta à falta de coordenação
federal no controle da doença. Nessa segunda etapa da campanha, a
parceria com o Conass e Conasems vai aumentar a abrangência do projeto,
ao mobilizar secretarias estaduais e municipais de
saúde de todo o Brasil para acessar e utilizar os materiais de
comunicação da plataforma. Novos materiais serão adicionados
periodicamente à plataforma, acompanhando as necessidades do processo de
vacinação e outros programas de controle da COVID-19.
O presidente do Conass,
Carlos Lula, ressaltou a importância da iniciativa. “A campanha tem como
principal objetivo garantir a divulgação de informações claras e
precisas sobre a segurança da vacina e a importância
da manutenção das medidas de prevenção, como uso de máscaras. Ficará a
critério dos gestores a adoção do material, mas estamos convictos de que
ele será de grande utilidade”.
Segundo o presidente do
Conasems, Wilames Freire, a comunicação eficiente, direta e acessível é
necessária nesse momento de início da vacinação contra a COVID-19.
"Unimos forças com grandes entidades parceiras
para que a capilaridade da campanha aumente ainda mais. O objetivo é
chegar ao conhecimento de toda a população brasileira, em cada um dos
5570 municípios do país".
A plataforma Cidades Contra Covid-19
disponibiliza materiais de comunicação baseados em evidências e
recomendações científicas
de organizações líderes de saúde, como a Organização Mundial da Saúde
(OMS). Um novo recurso que pode ser útil para gestores públicos da área
de saúde é um guia sobre o processo de comunicação sobre a vacinação. Os
materiais podem ser baixados diretamente
da plataforma, em diversos formatos, incluindo filmes de TV, spots de rádio, flyers, release e peças de redes sociais.
“No atual contexto da
pandemia, vimos a necessidade de atualizar a plataforma com informações e
materiais sobre a convivência segura com o coronavírus e sobre a
segurança durante o período de vacinação. Além,
é claro, de reforçar a importância das medidas de prevenção, como uso
de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos. Quem já tomou a
vacina também deve continuar a se prevenir”, finaliza Pedro de Paula,
Diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil.
Sobre a Frente Nacional de Prefeitos
Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por
prefeitas
e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Suprapartidária, tem como
foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse
recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto
Interno Bruto (PIB) do país.
Sobre o Conass
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
é uma entidade de direito privado, sem
fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito
público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus
substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado
da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal. Os principais
objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde,
torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e
representá-las politicamente.
Sobre o Conasems
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
nasceu a partir do movimento
social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política,
que assumiu a missão de agregar e de representar as 5570 secretarias
municipais de saúde do país. Desde 1988, promove e consolida um novo
modelo de gestão pública de saúde baseado em conceitos
como descentralização e municipalização.
Sobre a Vital Strategies
A Vital Strategies
é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas
devem ser protegidas por um forte
sistema de saúde pública. Trabalha com governos e a sociedade civil em
73 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias
baseadas em evidências que abordam seus problemas de saúde pública mais
prementes. O objetivo é ver os governos adotarem
intervenções promissoras em escala o mais rápido possível. Para saber
mais, visite
www.vitalstrategies.org.
Informações para a Imprensa
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Lucila Theodoro | +55 11 97423.1990 |
lucila.theodoro3@iccom.com.br
Otorrinolaringologista fala sobre simulação cirúrgica para maximizar resultados em operações estéticas
O Dr. Edson Freiras, referência em rinoplastia, defende que a inovação traz mais segurança na estética e funcionalidade do resultado
Quando o assunto são cirurgias plásticas, prever resultados há alguns anos dependia de um alinhamento eficiente entre paciente e profissional, visto que as intervenções precisam atender tanto aos parâmetros estéticos quanto funcionais. No entanto, com as constantes inovações na medicina, tem se tornado cada vez mais transparente o processo de preparação, planejamento e execuções dessas operações.
Uma das cirurgias estéticas mais procuradas do país atualmente é a rinoplastia, que busca aperfeiçoar a aparência do nariz e também pode ser usada para resolver problemas funcionais como desvio de septo e excesso de carne esponjosa (hipertrofia dos cornetos inferiores). O otorrinolaringolista Dr. Edson Freitas é referência nesse procedimento e conta que a simulação cirúrgica tem sido de extrema aplicabilidade para maximizar os resultados cirúrgicos.
“A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais difíceis e detalhistas que existe, já que você vai ter que imaginar como o nariz vai ficar por dentro e por fora. Além disso, o nariz não apenas desempenha importante função no organismo, como as cirurgias realizadas nele costumam trazer alterações de fisionomia, visto que esse é um ponto central do rosto”, comenta.
Segundo ele, a simulação cirúrgica é uma ferramenta tecnológica indispensável no cotidiano dele de consultório, auxiliando a comunicação com o paciente, assim como a amostra aproximada de como ficará o nariz após a intervenção, mas ele alerta: não deve ser encarado como promessa de resultado. “O aspecto final depende não apenas dessa simulação, mas de todos o planejamento, execução e cuidados pós-cirúrgicos”, lembra.
O médico frisa que a rinoplastia é uma cirurgia delicada, mas que possui uma recuperação rápida — a cirurgia primária, quando o nariz nunca passou por outra operação anteriormente, dura de quatro a seis horas e o paciente precisa ficar em repouso durante 7 dias, em média.
“É importante ressaltar que o paciente sempre busque por um profissional qualificado e especializado em cirurgia de face, visto que a possibilidade de intercorrências existe e uma cirurgia reparadora, além de ter o resultado mais limitado, pode levar em torno de sete a nove horas para ser concluída, com um grau de complexidade infinitamente maior. Nenhuma simulação substitui a experiência de um profissional especializado”, alerta o otorrinolaringologista.
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Sesc Praça da Saúde comemora a realização de mais de 23 mil procedimentos gratuitos em 2020
Três cidades, mais de 23 mil
atendimentos e centenas de vidas transformadas em quatro meses. Em 2020, o Sesc Praça da Saúde ampliou e facilitou o
acesso nos municípios de Araxá, Belo Horizonte e Governador Valadares a
serviços essenciais, gerando uma economia de quase R$ 600 mil aos cofres
públicos de Minas Gerais. Por meio de Unidades Móveis de
Saúde do Sesc, consultórios equipados com infraestrutura moderna e que oferecem
serviços variados à população, como consultas e exames, o projeto levou
atendimento de alta qualidade e sem nenhum custo para trabalhadores do comércio e pessoas em situação de
vulnerabilidade social. No ano passado, a unidade móvel do “OdontoSesc”,
dedicada aos cuidados com a saúde bucal, realizou 350 limpezas dentárias, 400
extrações e mais de 500 restaurações. Já o “Sesc Saúde Mulher’, com foco de
atuação no rastreamento do câncer do colo do útero e de mama; realizou 100 consultas, 900 mamografias, mais de 700 exames papanicolau, e mais de 120 ultrassons. Além disso, o “MedSesc
Oftalmologia”, unidade móvel de saúde dos olhos, realizou 1500
exames e mais de 7250 consultas oftalmológicas.
MG pode sustentar nova fronteira agrícola do país
Estudo prevê 6 milhões de toneladas de grãos a serem escoadas pela Ferrovia Centro-Atlântica
O
agronegócio é um dos motores da economia brasileira e já mostrou
resiliência e sua importância mundial, nos últimos anos, com safras e
exportações
recordes. Atenta a esse cenário, a VLI, controladora da Ferrovia
Centro-Atlântica (FCA), executa um plano de desenvolvimento territorial
sustentável para aumentar a área agrícola de Minas Gerais, Goiás e
Bahia. Com o fomento da atividade, a previsão é elevar
o volume de cargas que circulam na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em
direção aos portos do Espírito Santo.
“Esse
projeto vai fortalecer a operação do corredor Centro-Leste e gerar
novos volumes no médio e longo prazo. Temos a estrutura pronta para
atender
e a possibilidade de ampliar nosso serviço conforme a demanda. Com a
renovação antecipada da concessão da FCA, o Centro-Leste receberá
investimentos de R$ 4 bilhões, resultando em um grande ganho de
eficiência no transporte ferroviário de cargas na região”,
afirma Marlon Tadeu, gerente geral de Planejamento da VLI.
Até
o momento, a VLI investiu R$ 2,7 milhões no processo. Os testes e ações
de fomentos são conduzidos pela Companhia de Promoção Agrícola – CPA
(CAMPO).
O projeto pode revolucionar as regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais
dinamizando a cadeia de produção. A base da iniciativa é a utilização
do pó de rocha (ou pó de basalto) como fertilizante natural para o solo.
Os basaltos são rochas silicáticas de origem
vulcânica, de ampla distribuição no país.
O
Triângulo Mineiro concentra grande incidência desse tipo de material.
Essas rochas podem contribuir para a reconstrução da produtividade dos
solos.
“Já identificamos pedreiras em Goiás que comercializam o item. Estamos
apoiando interessadas de Minas Gerais na oferta do pó de basalto. Essa é
uma das frentes de trabalho. É possível que no próximo ano tenhamos o
início do processo em uma escala maior”, aponta
Marcos Ramos, engenheiro agrônomo e consultor de projetos na Campo.
Uma fronteira agrícola à vista
Para
o engenheiro agrônomo, ex-ministro da Agricultura e considerado o “pai
da agricultura moderna brasileira”, Alysson Paolinelli, o uso dessa
técnica
será uma transformação importante para o Brasil garantir a segurança
alimentar global. “As projeções mundiais de aumento da população e da
demanda por comida mostram que precisamos mais do que duplicar a nossa
safra atual. O país tem essa responsabilidade
e práticas como essa vão aumentar a eficiência do agricultor”, explica.
A
logística favorável para o basalto da região de Uberlândia, no
Triângulo Mineiro, associada a uma demanda a ser construída no Noroeste e
Norte de
Minas Gerais, Sul da Bahia e Leste do Goiás resultam em um mercado
potencial de 10 milhões de hectares para a produção de grãos. A
remineralização do solo pode aumentar o espaço de cultivo.
“Com projeções conservadoras seria possível adicionar 6 milhões
de toneladas na produção agrícola nacional em um período de cinco anos”,
estima Eduardo Calleia, consultor em agronegócio.
Além
da movimentação dos grãos do interior até o litoral capixaba, o projeto
viabiliza a comercialização e o fluxo do basalto dentro do estado.
Estudos
estimam que a cada um milhão de hectares incorporado, há uma geração de
R$ 5 bilhões em receitas divididos entre a a produção agrícola,
empregos, aquisição de máquinas e logística.
De Minas até o mar pelos trilhos
A ferrovia é o
modal mais adequado para transportar grandes volumes em longos trechos.
Por meio da FCA, parte da produção de Minas Gerais, São Paulo, Mato
Grosso e Goiás chega até o litoral. A nova produção agrícola
terá um escoamento eficiente até o Espírito Santo contando com a
estrutura dos terminais integradores de Pirapora e Araguari.
Suporte ao agro
Uma alternativa
que pode vir a ser estudada futuramente para fortalecer esse projeto é a
extensão da malha da FCA da cidade de Pirapora até Unaí, conectando
Norte e Noroeste mineiros, gerando atratividade para empreendedores
logísticos do agronegócio. Para isso, uma opção poderia ser a adoção de
novos formatos em discussão atualmente, como o modelo de autorização
previsto no Projeto de Lei 261, o novo Marco Legal das Ferrovias. A
proposta resultaria, ainda, na ampliação do terminal
de Pirapora. A unidade, que integra rodovia e ferrovia, é um exemplo de
fomento ao agronegócio regional. Há 10 anos, a VLI inaugurou o ativo
após recuperar 150 quilômetros da FCA entre Corinto e Pirapora. O
terminal movimenta cerca de um milhão de toneladas
de grãos anualmente. Entre 2008 e 2018, a área produtiva nas regiões
Norte e Noroeste saltou de 340 mil para mais de 700 mil hectares.
“Projetos como
esse têm a capacidade de revolucionar as regiões. Aumenta a produção,
gera empregos, melhora a qualidade de vida das pessoas e estimula toda
uma cadeia de fornecedores”, Eduardo Calleia.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.