quarta-feira, 3 de março de 2021

CBF sorteia os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil; confira os 40 jogos iniciais

 


A Confederação Brasileira de Futebol sorteou na terça-feira os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2021. A etapa inicial tem 80 equipes divididas em dez potes.

A CBF reservou os dias 10 e 17 de março para realizar as partidas da primeira fase, que serão disputadas em jogo único. O mando de campo pertence aos clubes com pior ranking da CBF, separados nos potes E, F, G e H. Os visitantes, por sua vez, têm a vantagem do empate.

A competição terá transmissão da Globo, SporTV e Premiere.

  • As duas primeiras fases da competição têm duelo em jogo único
  • Na primeira fase, o empate classifica o visitante
  • Na segunda fase, em caso de empate o jogo vai para os pênaltis
  • Confira todos os duelos sorteados:

    Chave 1:

    • Treze-PB x America-MG*
    • Porto Velho-RO x Ferroviário-CE
    • Sergipe-SE x Cuiabá-MT
    • 4 de Julho-PI x Confiança-SE*

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 2:

    • Moto Club-MA x Botafogo-RJ
    • Rio Branco-ES x ABC-RN*
    • Guarany de Sobral-CE x CSA*
    • Esportivo-RS x Remo-PA

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

  • Chave 3:

    • Campinense-PB x Bahia-BA*
    • Jaraguá-GO x Manaus-AM
    • Gama-DF x Ponte Preta-SP
    • Marília-SP x Criciúma-SC*

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 4:

    • Boavista-RJ x Goiás-GO
    • Picos-PI x Atlético-AC*
    • Palmas-TO x Avaí-SC*
    • FC Cascavel-PR x Figueirense-SC

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 5:

    • Juazeirense-BA x Sport-PE*
    • Castanhal-PA x Volta Redonda-RJ
    • Murici-AL x Juventude-RS
    • Atlético-BA x Vila Nova-GO*

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 6:

    • Galvez-AC x Atlético-GO
    • Santa Cruz-RS x Joinville-SC*
    • Águia Negra-MS x Vitória-BA*
    • Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa-MA

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 7:

    • Salgueiro-PE x Corinthians-SP*
    • Retrô-PE x Brusque-SC
    • Goianésia-GO x CRB-AL
    • Madureira-RJ x Paysandu-PA*

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 8:

    • Caldense-MG x Vasco-RJ
    • Nova Mutum-MT x Tombense-MG*
    • Cianorte-PR x Paraná-PR*
    • Ypiriranga-AP x Santa Cruz-PE

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 9:

    • Caxias-RS x Fortaleza-CE*
    • Peñarol-AM x Ypiranga-RS
    • Mirassol-SP x Bragantino-SP
    • Uberlândia-MG x Luverdense-MT*

    * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.

    Chave 10:

    • São Raimundo-RR x Cruzeiro-MG
    • Real Brasília-DF x América-RN*
    • União Rondonópolis-MT x Coritiba-PR*
    • Juventude-MA x Operário-PR
    • * O mandante para os duelos da segunda fase - jogo 1 x jogo 2 e jogo 3 x jogo 4 - saem dessas partidas.
    • Doze clubes entram depois

      • A competição passa por uma mudança de formato neste ano
      • Na terceira e quarta fase, começam os jogos de ida e volta

      Os clubes que antes entravam direto nas oitavas de final da disputa, agora começam na terceira fase. É o caso dos oito classificados para a Libertadores, do nono colocado do Brasileirão, além dos campeões da Série B, da Copa do Nordeste e Copa Verde.

      As equipes são Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos (Libertadores), Chapecoense (Série B), Ceará (Copa do Nordeste), Brasiliense (Copa Verde) e Athletico (9º no Brasileirão). Fonte GE

Coluna do Luis Borges:

 

Gente humilde



 por Luis Borges  1 de março de 2021  Música na conjuntura

O Dia Mundial da Justiça Social ocorreu em 20 de fevereiro e lembra a importância de relações mais justas entre o indivíduo e a sociedade. Ainda estamos longe desses ideais de justiça em prol da paz social, principalmente quando constatamos que, segundo o IBGE, os 10% mais ricos ficaram com 43% da renda nacional em 2019. Enquanto conseguirmos manter a capacidade de nos indignarmos diante de tantas desigualdades haverá a esperança de dias melhores numa sociedade bem mais justa. Mas como é duro ver a realidade e não agir por impotência ou autismo social, tanta gente em situação de rua ou nos aglomerados das cidades grandes, médias ou mesmo pequenas. Tudo se agrava mais com a carestia, a fome, o contínuo avanço da pandemia…

Nesse sentido revisitei a música Gente Humilde, composta por Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, em 1945, que foi complementada por Vinícius de Moraes e Chico Buarque de Hollanda no final da década de 60 do século passado. Ela fez sucesso em 1970 ao ser lançada inicialmente pela cantora Ângela Maria em seu disco – LP – Ângela Maria de Todos os Temas, e em seguida pelo cantor Chico Buarque no disco Chico Buarque de Hollanda, vol. 4 . 

Naquele ano o Brasil tinha 95,5 milhões de habitantes e 3,3 milhões de desempregados. Hoje, pouco mais de 50 anos depois, a população é estimada em 212 milhões de habitantes, os desempregados se aproximam de 14 milhões e os desalentados chegam a 5,5 milhões. Enquanto isso, 60 milhões de pessoas aguardam um novo auxílio emergencial “permanente”, a bolsa capital.

Vale a pena conhecer ou ouvir de novo Gente Humilde nesse início de março de 2021.

LETRA:
Gente Humilde
Fonte: Letras.mus.br

Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito se apertar
Porque parece que acontece de repente
Como desejo de eu viver sem me notar

Igual a como quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem, vindo de trem, de algum lugar
Aí me dá uma inveja dessa gente
Que vai em frente, sem nem ter com quem contar

São casas simples, com cadeiras na calçada
E na fachada escrito em cima que é um lar
Pela varanda, flores tristes e baldias
Como a alegria de não ter onde encostar

E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu que não creio, peço a Deus por minha gente
É gente humilde, que vontade de chorar.

CBMM INFORMA:


 

LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI

Minas Gerais: Educação anuncia início do ano escolar 2021 e investimentos de R$ 350 milhões

 


Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou, na terça-feira (2/3), as novidades para o ano letivo de 2021, que começa na próxima segunda-feira (8/3), ainda de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial. Em coletiva, também foram anunciados novos investimentos, ferramentas e estratégias pedagógicas aprimoradas, além da possibilidade do ensino híbrido nas escolas da rede pública estadual.

Serão investidos, ao todo, mais R$ 350 milhões na Educação no estado. Os recursos são divididos emr R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões para alimentação escolar (foi duplicado o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para esta finalidade) e mais R$ 90 milhões para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação pelo bom desempenho de gestão e aprendizado.  

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, destacou que o novo ano traz melhorias importantes nas ferramentas desenvolvidas para o Regime de Estudo não Presencial e para o ensino híbrido.

“A certeza é de que esse esforço foi muito grande no ano passado, reconhecido nacionalmente. Ouvimos a comunidade escolar - e a consulta pública é uma sinalização de que estamos atentos aos anseios da rede”, disse.

Mais funcionalidades

Exemplo disso é o aplicativo Conexão Escola 2.0, que agora é uma interface do Google Sala de Aula, com mais funcionalidades e possibilidades de interação, uma das principais demandas dos professores. “O Google com navegação patrocinada é outro ponto que a gente precisa destacar de grande atenção, que precisávamos prover essa melhor condição aos professores”, salientou Julia.   

A secretária também ressaltou a ampliação dos investimentos e os recursos adicionais que serão aplicados, como a duplicação dos valores destinados à merenda escolar.

Outro destaque  é Prêmio Escola Transformação, que vai reconhecer 900 escolas pelo bom desempenho de gestão e ensino. O reconhecimento, inclusive, vai considerar a Avaliação Diagnóstica, participação dos professores no Google Sala de Aula e entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). As regras da premiação serão publicadas ainda em março/2021, no Diário Oficial do Estado.

Ano escolar 

O ano escolar de 2021 começa nesta quarta-feira (3/3). Essa é a data em que a escola inicia as atividades com o corpo docente, gestores e administrativos, ainda sem a presença dos alunos. Já o começo do ano letivo, neste momento em formato remoto, será na próxima segunda-feira.

Na primeira semana – de 8 a 12 de março –, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos, ações desenvolvidas que promovem o estreitamento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola, e a identidade deles com o espaço escolar. Além disso, é nessa semana que os alunos começam a conhecer as ferramentas de estudo não presencial. 

Ferramentas

No dia 15 de março, começarão a ser trabalhadas, efetivamente, as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Nesse mesmo dia, os estudantes iniciam as atividades remotas com os Planos de Estudos Tutorados (PETs).

Para este ano, a novidade é que as apostilas com o conteúdo trabalhado passam a ser bimestrais. O esquema de distribuição segue o mesmo do ano passado, com os volumes do PET sendo disponibilizados gratuitamente através do aplicativo Conexão Escola 2.0 e site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Já para os alunos sem acesso à internet, o PET será entregue, também gratuitamente, na versão impressa, por diretores e parcerias feitas com municípios. O PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.

O aplicativo Conexão Escola 2.0 foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os professores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponível para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e alunos da rede pública estadual. No aplicativo, também ficam concentrados os volumes do PET e as aulas do Se Liga na Educação.

Ainda no dia 15/3, terão início as teleaulas do programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, de 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. O conteúdo das aulas estará alinhado diretamente com o conteúdo do PET.

 Consulta Pública

Para atualizar o Regime de Estudo não Presencial, a SEE/MG realizou uma Consulta Pública entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021, por meio de formulário eletrônico. Foram cerca de 70 mil contribuições recebidas que apontaram a aprovação das ferramentas desenvolvidas pela SEE para o Regime de Ensino não Presencial e das propostas do ensino híbrido a ser implementado.

As ferramentas do ensino remoto de Minas tiveram em média 90,5% de aprovação da comunidade escolar. O Se liga na Educação foi aprovado por 89,3% dos que participaram. O Plano de Estudo Tutorado (PET) teve uma taxa de concordância de 90% e o aplicativo Conexão Escola de 92,7%.

O modelo de ensino remoto implementado em Minas foi destaque no Brasil: está entre os três melhores estados no Índice de Educação a Distância, segundo estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Regime de Estudo não Presencial desenvolvido pela SEE/MG alcançou nota 5,83, bem acima da média nacional que ficou em 2,38. O levantamento considerou as ferramentas educacionais utilizadas durante o período da pandemia da covid-19, nos 27 estados e nas capitais. Minas se destacou por ter maior cobertura e pela agilidade na implementação do ensino remoto para os alunos da rede estadual.

Do público que respondeu à consulta pública, 44,2% são de estudantes, 28% de professores e 20,7% de familiares. Outros públicos somam 7,1%.
 
Avaliação Diagnóstica

Minas Gerais é o único estado do país que conseguiu avaliar de forma remota seus alunos e propor um plano individualizado, a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica, com o conteúdo que cada estudante deveria focar. Cada um recebeu um plano individual de estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados verificados a SEE/MG tem conhecimento do que cada aluno da rede sabe e onde estão suas dificuldades, considerando todos os componentes curriculares.  

A  Avaliação Diagnóstica teve participação de 85,51% dos alunos do ensino médio, 51,6% dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e 83,9% dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos resultados, foram elaboradas estratégias de reforço escolar para 2021, que irão ajudar os estudantes na consolidação dos conteúdos. Também estão sendo formatadas capacitações para que os professores estejam ainda mais preparados para trabalhar as habilidades com os alunos.

Reforço Escolar

A SEE/MG desenvolveu a estratégia voltada para estudantes que tiveram dificuldades em entregar o PET ao longo do ano letivo de 2020.  As primeiras turmas serão formadas a partir dos resultados da avaliação diagnóstica e da devolução dos PETs no ano passado. A cada aplicação de avaliação em 2021 serão feitas novas análises para eventuais inclusões de novos estudantes e/ou encerramento da participação de outros que já tenham conseguido recuperar o aprendizado que estava em defasagem. 

Além disso, será oferecido reforço aos alunos egressos do 3º ano do ensino médio. Aqueles estudantes que se sentiram prejudicados na aprendizagem dos conteúdos na conclusão dessa etapa de ensino no ano passado e tiverem interesse poderão participar do reforço escolar para fortalecer o desenvolvimento de competências e habilidades e se prepararem melhor para o mercado de trabalho e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  


Também participaram da coletiva a subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, e o subsecretário de Articulação Educacional, Igor Icassatti.

Secretaria de Saúde intensifica investigação de novas variantes do coronavírus em Minas

 


Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi oficialmente comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais. Com isso, a pasta intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação das variantes no estado.

As mutações identificadas são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil: a variante P.1, de Manaus, e a variante do Reino Unido. Já a cepa P.2, em circulação no país desde outubro de 2020, foi confirmada em amostras da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em três municípios mineiros e, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 15 casos, distribuídos em 12 cidades.

Investigação

 A variante chamada de VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7, que a princípio foi descoberta no Reino Unido, foi detectada em MG por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A variante do Reino Unido foi encontrada em amostras coletadas de pacientes em Belo Horizonte (10), Barbacena (1), Araxá (1) e Betim (1), de acordo com o relatório técnico enviado à SES-MG. 

 A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas) e da Sala de Situação, Eva Medeiros, explica que o Estado está acionando os municípios de onde foram encontradas essas mutações para reforçar ainda mais a investigação de pacientes infectados e seus contatos próximos. “Com as investigações, será possível dizer se essas variantes estão ou não em circulação em Minas”, diz.

Esse mesmo grupo de pesquisa identificou a variante P.2 em 16 amostras de pacientes da capital mineira, referentes ao período de novembro/2020 a janeiro/2021.

Nova variante P.1

Nesta segunda-feira (1/3), a Funed enviou relatório técnico à SES-MG informando ter encontrado a variante P.1 em duas amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG). Apurações da SES-MG dão conta de que as duas pessoas são de Manaus e estavam em viagem por Belo Horizonte. Também na semana passada, a secretaria estadual foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre a detecção da variante P.1 em um paciente do Canadá que estava em viagem ao Brasil, com histórico de visita a Minas Gerais.

De acordo com Eva Medeiros, a pessoa esteve com a família em BH e Nova Lima, na RMBH. Três dias depois de voltar para a América do Norte, começou a apresentar os sintomas de infecção pelo coronavírus. “No Canadá, foi realizado o sequenciamento genético e a nova variante P.1 foi detectada. A análise foi apresentada para o Ministério da Saúde, que nos repassou”, explica a coordenadora do CIEVS-Minas e da Sala de Situação.

A equipe de Vigilância em Saúde investigou o caso e descobriu que os contatos próximos ao paciente não apresentaram sintomas da infecção. “É provável que ele não tenha se infectado em Minas, já que passou por outros estados, como São Paulo, antes de voltar para o Canadá”, avalia Eva.

Nova variante P.2

A Fiocruz também comunicou à SES a detecção da nova variante P.2, detectada em 15 amostras de 12 cidades mineiras: Ouro Branco (1), Além Paraíba (2), Caratinga (1), Coronel Fabriciano (1), Cruzília (1), Imbé de Minas (1), Ribeirão das Neves (1), Rio Manso (1), Santa Luzia (1), São José da Lapa (1), Taiobeiras (1) e Varginha (3). 

A linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do país. No entanto, essas linhagens identificadas não são consideradas Variantes de Atenção (VOC).

O relatório técnico da Funed, enviado nessa segunda-feira (1/03) à SES, aponta que foram encontradas quatro amostras com a variante P2 em pacientes de Uberaba (1); Ibitiúra de Minas (1); Esmeraldas (1); e um paciente de Manaus que estava de férias em Minas.

Outras linhagens

A Fiocruz detectou três genomas da linhagem B.1.1.143, nos municípios de Caratinga, Muriaé e São Lourenço; e B.1.1.28, em Coronel Fabriciano, Ouro Branco e Varginha. E um genoma da linhagem B.1.1.33 em Governador Valadares.

A Funed encontrou em três amostras a presença das linhagens B.1.1.33 em Caratinga, B.1.1.28 e B.1.2, em Sabará. Foi identificado em um laboratório privado de São Paulo a linhagem B.1.1.222 em uma paciente de Itajubá com histórico de viagem pelo México (Cancun com escala no Panamá) no mês de janeiro/2021.

As duas principais linhagens circulando no Brasil, desde fevereiro de 2020, são B.1.1.33 e B.1.1.28, ambas sem alterações significativas na proteína Spike (S).

Investigação

Diante das notificações, Eva ressalta que a Vigilância em Saúde da SES-MG está atenta a detecção de novas variantes no estado e municípios estão sendo acionados para intensificar a investigação epidemiológica sobre a infecção desses pacientes, inclusive daquelas pessoas com as quais eles tiveram contatos próximos. “O objetivo é entender melhor o desfecho clínico e epidemiológico dos casos, assim como histórico de deslocamento para outros locais”, explica.

Atualmente, as três variantes de atenção (VOC) sob vigilância no Brasil são:  Variante VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7 (Reino Unido); Variante 501Y.V2, linhagem B.1.351 (África do Sul); e, Variante P.1, linhagem B.1.1.28 (Brasil).

Segundo a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Oliveira, a vigilância laboratorial é fundamental para a identificação das novas variantes do coronavírus.  

“A partir da suspeita clínica e/ou da análise do perfil epidemiológico da covid-19 em determinada região do estado ou grupo populacional, a suspeição da circulação de uma nova variante é confirmada por sequenciamento genético. Para isso, as amostras dos casos suspeitos são selecionadas e direcionadas para análise laboratorial no Lacen-MG, da Funed. Adicionalmente, a ampliação dessa análise genética em outros laboratórios capacitados como a Fiocruz-RJ e a UFMG, por meio da rede Corona-Ômica, poderá fortalecer a vigilância laboratorial em Minas Gerais, contribuindo para a identificação dessas e de outras variantes que, por ventura, venham surgir”, afirma Jaqueline.

Cuidados

A Secretaria de Estado de Saúde reforça à população a importância da manutenção de todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos. FONTE AGÊNCIA MINAS

CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NWI