A
Alemanha é reconhecida mundialmente pela educação de qualidade, que
alia princípios teóricos a uma formação
técnica para jovens estudantes. Essa combinação é possível por conta
do sistema dual de ensino, que permite conciliar esses dois âmbitos de
conhecimento. Buscando aprimorar o sistema educacional brasileiro, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
de São Paulo está comprometida em implementar esse método de ensino
no País, por meio de três programas voltados para as áreas de gestão
empresarial, mecatrônica e ciências contábeis.
Com mais
de 100 anos de tradição na Alemanha, o sistema dual de ensino se
caracteriza por uma parceria
entre estudantes e empresas. Os jovens que participam do programa
buscam qualificação profissional e remuneração, enquanto as empresas
visam obter um grupo de colaboradores produtivos e inovadores. Além
disso, as instituições se beneficiam de uma economia
nos custos de treinamento de integração e ainda são reconhecidas por
sua ação social de empresa formadora.
Mais de
52,4% dos jovens alemães iniciam sua trajetória profissional a partir
do programa. Essa taxa representa
um total de 1,3 milhões de aprendizes formados em 326 profissões
reconhecidas. Os números por parte das empresas também são
impressionantes. 20% das empresas alemãs oferecem o programa de
formação, sendo a maioria delas de pequeno ou médio porte. O número
de contratações após o programa condiz com 68%.
O
nome dual se refere, portanto, aos dois locais onde se dá o
aprendizado: a empresa e a escola profissionalizante.
O programa, de duração média de 2 a 3,5 anos, apresenta 70% de
enfoque na formação prática, realizada na empresa. As instituições
participantes oferecem um preparo estruturado dentro do ambiente
corporativo, permitindo aos estudantes uma vivência real da profissão.
Os outros 30% ficam a cargo dos conhecimentos teóricos aprendidos na
escola profissionalizante.
Com
o apoio de instituições do governo e de patrocinadores, a Câmara
Brasil-Alemanha é um dos maiores intermediadores
do projeto no País. A Diretora de Formação Profissional da instituição,
Patrícia Franco Caires, confia no potencial do programa para fomentar o
desenvolvimento profissional de qualidade para jovens
estudantes. Atualmente, o maior desafio para ela é a buscar
por empresas interessadas em participar do projeto. “Estamos
trabalhando para que o programa ganhe cada vez mais espaço no País, mas
para isso precisamos da participação das empresas. Nosso objetivo é
mostrar para as entidades os benefícios do sistema dual
e como esse método pode agregar valor a uma empresa”, disse.
O Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha é responsável pela organização
do projeto para os alunos participantes do Colégio
Humboldt. No programa de gestão empresarial, são oferecidos três
cursos: Gestão em Logística, Gestão em Administração (Processos
Industriais) e Gestão em Tecnologia da Informação.
Já para os interessados em obter uma qualificação na área de mecatrônica,
o programa apresenta uma
grade de formação de três anos. Este acréscimo é imprescindível para a
complementação da grade curricular conforme modelo. Neste curso, o SENAI
(Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é a instituição de ensino
parceira para abordagem do conteúdo teórico.
A
Volkswagen é uma das empresas que adotaram o curso e a Gerente de
Recursos Humanos da VW do Brasil, Karine Wohlke Purchio, comemora
os resultados. “Nós fomos a primeira empresa do País a oferecer mais um
ano de formação, inspirado no ensino dual alemão, com diploma
reconhecido pelo governo da Alemanha. Com essa iniciativa, a empresa
oferece um nível ainda mais elevado de formação aos jovens,
ampliando o curso de dois para três anos, incluindo novas aulas
práticas realizadas no processo produtivo da empresa e
conteúdo adicional de eletroeletrônica. Além disso, a própria Volkswagen
do Brasil e as empresas participantes do projeto podem contar com
jovens altamente qualificados em competências do futuro em seu quadro
de funcionários de alta performance”, disse.
Realizado em parceria com a Rödl & Partner, maior empresa alemã no ramo de Consultoria, Auditoria e Contabilidade
e com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o programa Estudo Dual Contabilidade 4.0 tem
o intuito de inovar no curso de graduação para a formação dos
contadores. O Sócio Executivo da Rödl & Partner South America e
membro da diretoria Câmara Brasil-Alemanha de
São Paulo, Philipp Klose-Morero, explica: “A profissão dos Contadores
está mudando cada vez mais rápido. O Coronavírus acelerou a
transformação digital. Novas tecnologias substituirão as
tarefas repetitivas. O estudo Contabilidade 4.0 formará os futuros
líderes
no setor financeiro com maior proximidade do mercado de trabalho,
habilitando os alunos em novas tecnologias e tendências, tais como
robotização, automatização, segurança cibernética, entre outros.” O
programa contará com a participação ativa de especialistas
das empresas parceiras nas aulas administradas na Mackenzie,
assegurando assim a integração entre teoria e prática.
O
início do programa é realizado a partir de um contrato de trabalho com
base legal para o aprendizado
dos jovens nas empresas. Esse contrato é emitido e registrado pela
Câmara Brasil-Alemanha e regulamenta as principais questões do acordo,
como duração, remuneração e datas de início e fim do processo. Ao final
do programa, os estudantes podem ser contratados
pela empresa de formação ou por outra empresa no mesmo ramo.
As empresas que tiverem interesse em participar do programa podem entrar em contato pelo e-mail dual@ahkbrasil.com.