quarta-feira, 11 de agosto de 2021

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Conheça as 5 dicas para evitar a intoxicação por monóxido de carbono

 



Acidentes são comuns durante o inverno devido à maior utilização de

 aquecedores a gás e lareiras. Saiba como evitar

Nas últimas semanas, algumas regiões do Brasil, como Sul e Sudeste, registraram o frio mais intenso dos últimos 20 anos, com temperaturas negativas e, até mesmo, neve em algumas cidades. Santa Catarina, por exemplo, registrou a menor temperatura do país no final de julho de 2021, chegando a -8,6°C. Para enfrentar a temperatura baixa, é comum a utilização de aquecedores a gás e lareiras. Entretanto, esses equipamentos requerem alguns cuidados, pois a queima de compostos de carbono, como gás, óleo, madeira ou carvão, libera o monóxido de carbono, um gás incolor e inodoro que, ao ser inalado, pode causar uma grave intoxicação, inclusive levando a morte. Essa intoxicação é mais comum do que se imagina e a maioria desses acidentes acontecem por falta informação sobre o assunto.

Alguns casos trágicos de intoxicação por monóxido de carbono tiveram grande repercussão e servem de alerta, como a morte do casal no Leblon, no final de junho deste ano, ou da família brasileira que estava de férias no Chile, em 2019. Ambos os casos têm em comum o uso de aquecedores a gás. De acordo com a Thaisa Almeida Nichelle, biomédica e assessora científica do DB Diagnósticos, único laboratório exclusivamente de apoio no mercado brasileiro, a intoxicação acidental por monóxido de carbono é evitável. "Quando este gás, sem cheio e sem cor, é constantemente inalado, o indivíduo apresenta quadros de náusea e tontura, podendo evoluir a casos fatais. Porém, ações preventivas podem evitar grandes tragédias”.

Quando inalado, o monóxido de carbono se une à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para o cérebro, ocasionando consequências fatais. Um quadro mais grave pode gerar lesões permanentes no cérebro, como dificuldade de concentração, alterações no humor e perda da coordenação.


Confira 5 dicas para prevenir a intoxicação:

1.     Instalar detectores químicos domésticos. Existem detectores e alarmes que identificam o monóxido de carbono e são ativados quando há a sua presença no ar. Eles salvam vidas.

 

2.     Manter aparelhos de aquecimento no exterior de casa. Se possível, coloque os aparelhos de aquecimento no exterior de casa, especialmente os que funcionam à base de gás, madeira ou óleo. Desta maneira, caso ocorra vazamento por monóxido de carbono, o gás não ficará concentrado dentro de casa, evitando a intoxicação.

 

3.     Ter uma ventilação adequada dentro de casa. Caso tenha aquecedores a gás ou por combustão em casa, é fundamental ter um mecanismo que permita a ventilação nos ambientes. Uma janela aberta, por exemplo, permite a ventilação do ambiente, impedindo a concentração de monóxido de carbono.


4.     Abrir sempre a porta da garagem antes de ligar o carro. A intoxicação também pode ocorrer pela ventilação indevida próxima aos automóveis. Quando o cano de escapamento de um carro em funcionamento é bloqueado por algum objeto, os níveis de monóxido de carbono aumentam rapidamente.

 

5.     Saber reconhecer os sintomas da intoxicação de monóxido de carbono e procurar ajuda. Os sintomas da intoxicação leve podem ser: dor de cabeça, enjoos, tontura, dificuldade de concentração, vômitos, sonolência e falta de coordenação. Numa exposição mais grave, a intoxicação pode ter sintomas como: confusão mental, inconsciência, convulsões, dor no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e coma. No primeiro caso, a maior parte dos indivíduos podem se recuperar quando expostos ao ar fresco. Deitar-se com as pernas para o alto, acima do nível do coração, também ajuda, pois facilita a circulação sanguínea. No segundo, a vítima pode ficar incapaz de se mover e deve ser atendida por uma equipe médica o mais rápido possível. Se houver suspeita de intoxicação, vá ao hospital mais próximo.

 

Sobre o Diagnósticos do Brasil

Fundado em 2011, o DB Diagnósticos é o único laboratório exclusivamente de apoio no mercado brasileiro. O DB conta com três unidades especializadas (DB Toxicológico, o DB Molecular e o DB Patologia) e três unidades de análises clínicas descentralizadas (São José dos Pinhais, Recife e Sorocaba), além das unidades regionais de apoio (URAs) distribuídas por todo o Brasil. Ao longo dos 10 anos de atuação, se tornou líder no mercado de apoio laboratorial, levando exames de alta complexidade para regiões mais distantes e democratizando o acesso à saúde. Em 2020, o laboratório apresentou um crescimento de 27%, tendo atingido o índice de 500 mil exames realizados e analisados em um único dia.

A relevância do empreendedorismo social para a geração do futuro

 


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma reformulação nos conteúdos que serão aplicados em todo país. O Currículo Paulista é um dos mais adiantados nessa transição e tem, em sua base, o empreendedorismo social. A Teia Multicultural, escola premiada pelo MEC por ser uma referência em criatividade e inovação, é uma das poucas no Estado que já se preocupa com esse conceito há alguns anos. Especificamente, a escola já tem em seu currículo o Empreendedorismo desde 2018, que incorporou em sua grade algumas habilidades que eram desenvolvidas pela área Design Thinking. Mais do que apenas focar nos vestibulares, a instituição se preocupa em criar consciência em de qual carreira seus alunos vão trilhar, preparando profissionais condizentes com as necessidades atuais do mercado.


“O ensino médio é uma fase de muitas mudanças, quando os alunos se preparam para a vida adulta. Essa fase é muito importante para a formação do caráter do indivíduo, é momento de criarmos referências de futuro profissional. Muitas vezes, as escolas tradicionais ignoram todo potencial dessa transição, focando apenas em estudos voltados ao vestibular, sem pensar na construção de carreira e de um mundo melhor. Percebemos que muitos adolescentes saem da escola sem saber coisas básicas sobre a vida adulta, sem saber qual profissão seguir ou escolhendo sem saber a conexão que aquilo terá com suas capacidades e áreas de interesse. Chegam ao mercado de trabalho sem terem desenvolvido na escola suas habilidades sociais e emocionais. São contratados pelas hard Skills (habilidades técnicas), mas não sabem trabalhar em grupo, pois pouco o fizeram em sua vida escolar. Alguns adultos também, depois de anos, precisam fazer uma transição, uma repaginação, pois percebem que passaram anos infelizes em carreiras que não condizem com seus valores pessoais”, conta o diretor executivo Lucas Briquez.


A sociedade se transformou nos últimos anos e, com isso, devemos adequar o ensino nas escolas. As competências e as habilidades desenvolvidas no ambiente escolar precisam acompanhar essas mudanças. “É importante lembrar que o mundo do trabalho em que os jovens e crianças viverão caminha em uma tendência onde até mesmo as grandes companhias, querem ser ambientalmente responsáveis. O poder do consumir, passa por um crivo emocional e de conexão de valores. As pessoas cada vez optam mais por empresas que se posicionam e realizam ações de responsabilidade social e ambiental. Essa geração tem essa visão, de ser mais empoderados e preocupados com o futuro da humanidade”, contou.

Além da inclusão no currículo de novas disciplinas, Lucas mostra como a Teia Multicultural transmite essas mudanças aos alunos para que eles consigam fazer a diferença. “Trabalhamos com a construção de projetos de vida. Trazemos profissionais de diferentes áreas para que eles entendam melhor como é trabalhar naquele setor. Os alunos mostraram que querem realizar projetos com impactos positivos na sociedade e no meio-ambiente. No terceiro ano, os alunos criam projetos individuais, para apresentarem em suas formaturas como um TCC. Para definirem seus projetos os alunos entram em contato com as dores e necessidades da sociedade atual, tendo como parâmetros os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU). Por exemplo, temos nosso aluno Lucas que reverte todas doações que recebe em suas lives para ONGS que beneficiam a vida marinha. Também temos a Marcia, que fala sobre assuntos polêmicos como apropriação cultural e violência doméstica em seu Instragram, ainda há a Helena que em sua página compartilha resumos de conteúdos que caem no vestibular, entre outros projetos incríveis que a galera está construindo”, concluiu.

UNIARAXÁ INFORMA:

 

UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Prefeitura de Araxá oferece Tempo Integral na AABB Comunidade e Oratório Nossa Senhora Auxiliadora

 


As aulas em tempo integral voltaram a ser oferecidas para alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais Romália Porfírio de Azevedo Leite, Aziz J. Chaer, Professora Auxiliadora Paiva e Manuela Lemos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é atender inicialmente 240 estudantes de 6 a 14 anos no contraturno do ensino regular. 

O Tempo Integral está sendo realizado no Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Boa Vista, e na AABB Comunidade, na Estância Hidromineral do Barreiro. Os espaços contam com estrutura preparada para receber os alunos com diversas atividades. 

A secretária Zulma Moreira relata que os atendimentos estão retornando de forma gradativa. “A educação integral é uma solicitação constante das famílias e sabemos o quanto ela faz diferença na vida das crianças. Esses dois locais são apropriados e temos pessoas disponíveis para fazer o atendimento. No ano que vem pretendemos ampliar o número de escolas da rede municipal que oferecem educação integral”, ressalta a secretária.

O Tempo Integral oferta aulas de xadrez, esporte, recreação, atividades lúdicas, leitura e produção de texto. Os pais devem autorizar a ida do filho e, dependendo do número de estudantes, a Secretaria Municipal de Educação poderá reforçar o quadro de funcionários.


Ruas do bairro Jardim Europa, em Araxá, recebem melhorias na rede elétrica

 

Obras preveem a substituição de quatro postes e instalação de outros dois 


 

A rede elétrica do Jardim Europa, em Araxá, recebe melhorias na próxima sexta-feira, 13 de agosto. Nessa data, a Cemig vai realizar manutenção preventiva que contempla a substituição de quatro postes e instalação de mais dois, além de realização de outras melhorias na rede de distribuição de energia que atende os clientes do bairro. 

 

Para que seja possível realizar as melhorias que vão beneficiar os clientes da região e preservar a segurança dos trabalhadores na execução dos serviços, será necessário interromper o fornecimento de energia das 12 às 17 horas da próxima sexta-feira, 13/8, nos seguintes endereços.

 

RUA PEDRO CUNHA FILHO, número 135 

RUA AMADO BERNARDO, entre números 30 e 140 

RUA GRACA DE FATIMA CAETANO, entre números 25 e 40 

RUA OTAVIO VITORIANO ROSA, entre números 25 e 100 

RUA JOAQUIM GERSON ARGEMIRO, entre números 50 e 1430 

RUA JOSE CARDOSO DE OLIVEIRA, entre números 50 e 135 

 

Programação

A partir de inspeções realizadas pela Cemig, é feita uma programação semanal para melhorias na rede elétrica. A Cemig procura realizar as manutenções sem interferir na continuidade do fornecimento, mas, em muitas situações, é necessário interromper o fornecimento de energia para a realização do serviço. Isso é interrupção programada.

 

Segurança

Durante o período da interrupção, caso precise realizar manutenção na instalação elétrica interna da residência, o cliente deverá desligar antes a chave geral (disjuntor) para sua segurança, pois se os serviços programados se encerrarem antes do prazo informado, o retorno da energia elétrica poderá ser antecipado.

 

Caso ocorra algum fato que impeça a realização dos serviços, essa interrupção poderá ser cancelada sem prévio aviso.


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