Interdisciplinaridade: além da sala de aula
O vasto campo do conhecimento e a explicação dos fatos sob diferentes pontos de vista definem uma forma de pensamento interdisciplinar. Os educadores que defendem a interdisciplinaridade, no aspecto didático, exaltam a troca de ideias entre os diversosem favor de um melhor aprendizado. Esse é o tema da palestra que o professor doutor Claudio Piccolo, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e doutor em Educação, apresentará no 12º Congresso Internacional de Educação da LBV, evento que ocorrerá na capital paulista, nos dias 26, 27 e 28 de junho. Para o especialista, é preciso mudar o processo ensino-aprendizagem, que atualmente amarra o professor ao currículo. “Quem abraça a interdisciplinaridade tem que se transformar numa espécie de autoconhecimento, a fim de poder mudar as coisas e começar a partilhar esse conhecimento com o outro”, esclarece. Em sua palestra, Claudio Piccolo discutirá os benefícios da interdisciplinaridadepara o modelo atual de ensino. Ao mesmo tempo, ele sugerirá práticas que podem contribuir para que professores e escolas tenham uma postura mais integrada a outros campos do conhecimento. “O educador tem que ter, como parte inerente, os objetivos que tem de vida, primeiro se conhecendo. Depois, como ele vai passar aquele conhecimento para o aluno... e fazer com que o aluno desponte seu potencial e caminhe dentro daquele potencial, logicamente com os conhecimentos específicos que cada disciplina possui.” Vale ressaltar que o professor doutor Claudio Picolloé graduado em Letras Germânicas e em Letras (Português, Inglês e Latim), com pós-doutorado em Interdisciplinaridade; coordenador de Inglês no Projeto Foco Vestibular e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade (Gepi). Além disso, coordena o projeto institucional e interinstitucional Pensar e Fazer Arte, junto ao Gepi e é professor assistentedoutor do Departamento de Inglês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O Congresso Internacional de Educação da LBV — que neste ano terá como tema central “A Arte na arte de educar: uma visão além do intelecto” —reunirá, ainda, os seguintes palestrantes:dr. Mario Sergio Cortella, filósofo e escritor, mestre e doutor em Educação; Lisie De Lucca, especialista em Linguagens das Artes e mestre em Educação; Nádia Conceição Lauriti, mestre em Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa; Ricardo Piovan, administrador de empresas com especialização na área de bancos e finanças e diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, coaching, palestras e treinamentos; Eduardo Natali, graduado em Educação Física e em Pedagogia e pós-graduado em Administração e MarketingEsportivo; Maria Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da Legião da Boa Vontade (LBV); e Paula Suelí, historiadora e professora de História e de Cultura Ecumênica. A programação do congresso contemplará também oficinastemáticas, montadas para colaborar na formação continuada de docentes, estudantes, pesquisadorese outros profissionais da educação. Em comum, essas atividades incentivam um ensino de qualidade aliado aos valores da Cidadania Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.
Serviço
Evento: 12º Congresso Internacional de Educação da LBV.
Evento: 12
Datas: 26 (das 18 às 22 horas), 27 e 28 de junho (das 9 horas às 18h30).
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto.
Endereço: Av. Rudge, 700, Bom Retiro — São Paulo/SP.
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