quinta-feira, 22 de abril de 2021

Busca por pequeno pequeno produtor é tendência entre consumidores

 


Conheça histórias inspiradoras de microempreendedores que estão inovando no mercado de alimentação

Época de páscoa poderia trazer uma sensação boa para o consumidor comprar chocolates, mas a pesquisa recente realizada pela Opinion Box mostra que muitas pessoas deixam de comprar chocolate por causa do preço, mesmo que ainda comprem de grandes marcas nos supermercados. Entretanto, o estudo aponta que estes mesmos consumidores têm interesse em experimentar novos sabores de chocolate. Com isso, a presença de microempreendedores nessa área vem ganhando cada vez mais força também. Conheça algumas histórias inspiradoras de profissionais que estão aproveitando as oportunidades desse mercado para crescer com o próprio negócio.

A Ana Regina é Personal Chef e trabalha como cozinheira há 30 anos. Ela realizou a prova do ENEM para o curso de Serviço Social, mas não se identificou. Decidiu, então, iniciar o curso de Técnico em Nutrição e descobriu ainda mais o amor pelas técnicas da cozinha e alimentação saudável. Em 2011, pediu demissão do trabalho de doméstica e criou o próprio negócio, chamado Tempeiro de Mãe. Começou atendendo pessoas conhecidas e há três anos, viu uma oportunidade de oferecer seu trabalho por meio do GetNinjas, app de contratação de serviços. A partir disso, 90% dos serviços passaram a vir da plataforma e ela conseguiu fidelizar muitos clientes. Além das refeições que ela prepara, Ana também abriu uma loja online onde vende seus produtos, como o kit de Páscoa. Ela também oferece um curso que se chama "Você mais saudável".

Já a ex-masterchef e cozinheira Haila Santuá, por exemplo, descobriu pela ZoOme.TV, plataforma de streaming de vídeo, a oportunidade de oferecer aos seus alunos empreendedores em inúmeras lives, técnicas e treinamentos sobre como preparar o próprio negócio para esse período do ano e ainda inovar para conquistar o público que não pretende aderir ovos de páscoa. Haila Santuá é especialista em artesanal, simples e caseira. A empreendedora largou a publicidade para viver da gastronomia há cinco anos. Ela alcança mais de 400 mil seguidores nas suas redes sociais.

No caso da Marília Milagres, confeiteira e cofundadora do Borília Doces e Salgados, a aproximação com o chocolate se deu depois que seu esposo perdeu o emprego, em 2017. "Como ficamos sem renda, precisei pensar rápido em uma alternativa e como sempre cozinhei muito bem, veio a ideia de vender doces", conta. Por meio da Eduk, curso online de capacitação profissional, Marília aprendeu todas as técnicas de preparo de doces, bolos e salgados. "Não parece, mas a confeitaria tem diversos detalhes que não podem passar em branco. E sempre que preciso me atualizar, busco na plataforma".

No início, as vendas ocorriam apenas por encomenda, mas em 2020, a profissional iniciou o atendimento por meio de aplicativos e passou a divulgar seu trabalho por meio das redes sociais. Logo, a empresa teve um aumento significativo na demanda. Marília conta que hoje, a média é de 30 pedidos por dia. Até 2022, a projeção da empreendedora é abrir uma loja física. Além disso, a Borília Doces, que vem fazendo cada vez mais sucesso, já fez encomenda até para personalidades, como a jornalista Mari Palma.

Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO - à frente das operações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário