Na segunda-feira, a mineradora SAM – Sul Americana de Metais (SAM), assinou um termo de compromisso que tem como objetivo o acompanhamento das promotorias públicas, do estado de Minas Gerais, no processo de licenciamento ambiental do megaprojeto de exploração de minério de ferro de baixo teor que a multinacional pretende implantar no Norte de Minas. O grande projeto pode receber investimentos de R$ 11 bilhões e 6,2 mil empregos podem ser criados. Veja ainda: 25 vagas de emprego estão sendo oferecidas por mineradora de ouro no estado de Minas Gerais.
O termo de compromisso foi assinado entre a subsidiária da chinesa Honbridge Holdings (sediada em Hong Kong) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A assinatura foi realizada na sede do MPMG, e contou com a presença do governador Romeu Zema, do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, e de outras autoridades.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que será a primeira vez em Minas Gerais estará extraindo minério de ferro de baixo teor. Segundo ele, até hoje, os empreendimentos no estado sempre priorizaram e operaram com minério de ferro de maior teor. Isso significa um potencial de mineração muito grande, porque várias outras áreas do estado, diferentemente do Quadrilátero Ferrífero, que possui menor teor, concluí Zema.
O projeto da mineradora, no estado de Minas Gerais, tem previsão de gerar cerca de de 6,2 mil empregos diretos no pico da implantação, e 1.100 postos de trabalho na operação. A empresa do capital da China planeja a construção de um complexo de mineração, com um mineroduto, duas barragens de rejeitos e dois reservatórios de água na região, abrangendo quatro municípios: Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópólis.
A meta do projeto da exploração de minério de ferro é extrair 27,5 milhões de toneladas anuais de minério, tratadas por processo tecnológico capaz de elevar o teor baixo de 20% de ferro – como o material é encontrado na natureza – para 66,5%, concentrado de alta qualidade e demanda no mercado internacional. Vale ressaltar que o investimento da mineradora no chamado Bloco 8 é de R$ 11 bilhões.
A construção de mineroduto de Minas Gerais até a Bahia
O megaempreendimento de exploração de minério de ferro ainda envolverá a construção de um mineroduto de 490 quilômetros de extensão, de Grâo Mogol até o Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia, por onde será feita a exportação.
O projeto ainda prevê o uso da água para levar o minério de ferro, por meio do mineroduto até o porto. Para isso, a mineradora pretende construir uma barragem no Rio Vacaria, entre os municípios de Grão Mogol e Fruta de Leite.
Fonte: CPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário